//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoConheça o Turing Scheme, substituto do Erasmus no Reino Unido

Conheça o Turing Scheme, substituto do Erasmus no Reino Unido

Mariane Roccelo - 22/03/2023
Comentários:

Após a saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit, o país anunciou o lançamento do Turing Scheme, iniciativa que substituirá o programa Erasmus. O projeto deve financiar os estudos e preparação profissional de 40.000 estudantes em todo o mundo.

Desde março de 2021, as universidades, faculdades e escolas do Reino Unido iniciaram um processo de cadastramento para receber fundos e poder participar do programa. Até o momento, as inscrições para os estudantes que desejam se candidatar às bolsas ainda não estão abertas.

Chevening: inscrições abertas para bolsas integrais no Reino Unido

O programa nasce após conturbada saída do país da União Europeia (UE). Além do Brexit, o Reino Unido negou uma oferta da UE para continuar participando do programa Erasmus.

O que muda no Turing Scheme

O financiamento do Turing Scheme foi de £ 100 milhões. Ao todo, 363 universidades, escolas e provedores de educação e treinamento em todo o Reino Unido se inscreveram e foram aprovados para participar.

A novidade em relação ao Erasmus é que, além do Reino Unido e dos países da União Europeia, o programa inclui mais de 150 destinos internacionais, entre eles o Canadá, Japão e Estados Unidos. Além disso, de acordo com o site oficial, 48% dos lugares de destino dos bolsistas serão reservados para pessoas de origens desfavorecidas.

Quem poderá participar do Turing Scheme

Estudantes de nível superior poderão concorrer a bolsas em universidades de outros países ou realizar um estágio ou treinamento profissional em organizações estrangeiras.

Aprendizes e alunos em “educação adicional” ou “treinamento vocacional” poderão participar de estágios curtos ou de longo prazo no exterior. Para estudantes que ainda não concluíram o ensino básico, o programa oferecerá oportunidades de intercâmbio para maiores de 14 anos.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

O que muda

Diferentemente do Erasmus, o Turing Scheme não oferecerá acomodação para professores e outros funcionários vinculados ao sistema de ensino. Além disso, enquanto o programa da UE oferece bolsas estudantis de acordo com o país de destino e grau acadêmico, o britânico terá como base a localização e a duração de cada programa. Os subsídios serão agrupados em três categorias: Grupo 1 (custo de vida alto), Grupo 2 (custo de vida médio) e Grupo 3 (custo de vida mais baixo). As taxas que serão fornecidas são:

Para programas com duração entre quatro e oito semanas:

  • Para destinos do Grupo 1: £ 136 por semana;
  • Para destinos do Grupo 2 e 3: £ 120 por semana.

Para programas com duração superior a oito semanas:

  • Para destinos do Grupo 1: £ 380 por mês;
  • Para destinos do Grupo 2 e 3: £ 335 por mês.

Leia também: Erasmus abre inscrições para mestrado com bolsas de estudo integrais

Em um intercâmbio de seis meses na França, por exemplo, o estudante receberá €335 por mês. Já em um país como a Espanha e um programa de até 8 semanas, o bolsista receberá £120 por semana.

Além disso, o Turing Scheme não cobrirá as taxas de ensino das instituições, o programa espera que as universidades fiquem responsáveis por dispensar essas cobranças para os bolsistas.

O que permanece

Assim como o Erasmus, estudantes em situação de desvantagem receberão um auxílio financeiro extra, que vai de £163.50 por semana até £445 por mês. Esses participantes também poderão solicitar subsídios para viagem, caso não possam pagar.

Para PCDs (pessoas com deficiências), o programa afirma que cobrirá “visitas preparatórias para realizar avaliações de risco e garantir que os participantes possam acessar e participar igualmente em todos os elementos de um estágio”.

Para acompanhar as novidades sobre o Turing Scheme e ficar em dia quando as inscrições abrirem, assine nossa newsletter e acompanhe os canais do Estudar Fora.

 

 

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados