//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPreparaçãoCursosEdX: 8 cursos gratuitos de todas as áreas para latino-americanos

EdX: 8 cursos gratuitos de todas as áreas para latino-americanos

Mariane Roccelo - 15/09/2021
Comentários:

A plataforma de ensino online EdX oferece cursos de diversas universidades do mundo gratuitamente em mais de 71 áreas do conhecimento. Em 2021, o projeto, originalmente sustentado por Harvard e MIT, passou por um processo de venda que deve ampliar o oferecimento das aulas e alcançar mais de 50 milhões de alunos. Enquanto a novidade não chega, selecionamos alguns cursos oferecidos gratuitamente e que podem ser interessantes para estudantes brasileiros de todas as áreas.

Leia também: Como aprender espanhol online e tirar o certificado de proficiências

Os cursos são oferecidos em inglês, espanhol e francês – todos com legendas – e parcialmente gratuitos. O modelo gratuito não oferece certificado, apenas o modelo pago abre essa possibilidade. Os programas são voltados para todos os níveis de alunos, do nível básico ao avançado.

Para quem quer conhecer novas áreas e saber um pouco como funcionam aulas de ensino superior de diversas universidades pelo mundo, a EdX é uma excelente oportunidade.

Leia também: EdX: os 11 cursos mais populares da plataforma de educação online

 1. MIT – Aproveitando as interrupções da mobilidade urbana para criar cidades melhores (inglês)

Área: engenharia.
Link para o programa disponível aqui.

O curso Leveraging Urban Mobility Disruptions to Create Better Cities é voltado para a área de engenharia. O objetivo do programa é “preencher a lacuna de conhecimento entre a realidade prática e a dinâmica trazida pela inocação tecnológica” e lidar com os “desafios urbanos globais por meio de novas perturbações da mobilidade”.

O conteúdo aborda mobilidade e interrupções dela, desenvolvimento do uso do solo, economia urbana, preços de transporte, modelos de negócios, economia comportamental, configurações globais, mudanças climáticas e áreas urbanas em cidades sustentáveis. As aulas são oferecidas em inglês. 

 2. BID e Universidade Carlos III de Madrid – Fundamentos de segurança cibernética: uma abordagem prática (espanhol)

Área: ciências da computação.
Link para o programa disponível aqui.

O curso Fundamentos de Ciberseguridad: un enfoque práctico é um programa de nível intermediário que aborda ameaças cibernéticas, técnicas e ferramentas de informática forense, processos e ferramentas de engenharia inversa. gestão e redes de ciberdefesa, tipos e características de malware e ATPs, gestão e vulnerabilidades.

A descrição do programa afirma que, com ele, você aprenderá “a pensar como um hacker, mas atuar como um expert em cibersegurança”. Entretanto, para conseguir acompanhar o curso é necessário ter conhecimento prévio em uso de virtual machine, sistemas operacionais, como o Ubuntu, MacOs e Windows, conhecimentos básicos de programação e de redes de informática. As aulas são oferecidas em espanhol. 

 3. BID – Gestão de projetos e desenvolvimento (francês)

Área: Gestão e Negócios
Link para o curso disponível aqui.

O curso Gestion de projets de développement é um programa de nível intermediária que não exige pré-requisitos. O objetivo é conhecer “as melhores práticas de gestão de projetos voltados para a promoção do desenvolvimento econômico e social na América Latina e no Caribe”.

A programa aborda conceitos e técnicas básicas de gestão de projetos (de acordo com as normas internacionais), ferramentas e técnicas para boa comunicação e métodos de identificação de fatores de sucesso em projetos governamentais e sociais. As aulas são oferecidas em Francês. 

 4. BID – Água na América Latina: abundância em meio à escassez mundial (espanhol)

Área: Meio Ambiente.
Link para o curso disponível aqui.

O curso Agua en América Latina: Abundancia en medio de la escasez mundial é um programa de nível iniciante da área de estudos de Meio Ambiente. O objetivo é trazer “diferentes visões e profissionais para construir alternativas que ajudem a compreender a crise mundial da água”.

O curso não exige pré-requisitos. O programa aborda a crise mundial de água, oferta e demanda, sociedade e economia, gestão comunitária e governança, alocação de recursos hídricos, aplicação do conhecimento e estudo de caso. As aulas são oferecidas em espanhol.

5. Columbia – Muckraking global: jornalismo investigativo e mídia global (inglês)

Área: comunicação.
Link para o curso disponível aqui.

O curso Global Muckraking: Investigative Journalism and Global Media é um programa de nível iniciante da área de Comunicação. O objetivo é trazer ensinar “como bravos jornalistas podem impactar o mundo expondo casos de corrupção, de violação de direitos humanos e trabalho escravo”.

O curso utiliza exemplos de investigação jornalística da Ásia, África, América Latina e Europa. O programa aborda como jornalistas podem atuar como vigias do governo e de corporações, os tipos de pressões sofridas durante a investigação, histórias de sucesso e tendências de mídias inovadoras. As aulas são oferecidas em inglês.

6. Harvard – Empreendedorismo em economias emergentes (em inglês)

Área: Gestão e Negócios.
Link para o curso disponível aqui.

O curso Entrepreneurship in Emerging Economies é um programa de nível iniciante da área de Gestão e Negócios. O objetivo é trazer ensinar “explorar como empreendedorismo e inovação enfrentam problemas sociais em economias emergentes”.

O curso não exige pré-requisitos. O programa aborda a conscientização das oportunidades de empreendedorismo em mercados emergentes de rápido crescimento, a compreensão de uma estrutura conceitual para avaliar as oportunidades e apreciação dos tipos de problemas que se prestam a soluções empresariais. As aulas são oferecidas em inglês.

7. Universidad de Rosário – Arquitetura indígena e afrodescendente na América Latina e no Caribe (espanhol)

Área: Arquitetura.
Link para o curso disponível aqui.

O curso Arquitectura indígena y afrodescendiente en América Latina y el Caribe é um programa de nível iniciante da área de Arquitetura. O objetivo é aprender “a interpretar os agentes básicos para a compreensão da arquitetura nas comunidades indígenas e afrodescendentes da América Latina e do Caribe, referências para a reivindicação de um legado atual e consciente da natureza e do meio ambiente”.

O curso não exige pré-requisitos. O programa aborda a identificação do contexto da paisagem e sua evolução, a compreensão da diversidade da arquitetura, reconhecer as respostas da arquitetura vernácula como um ponto de reflexão sobre seus valores estéticos, simbólicos e tectônicos e aprendizado através do conhecimento das ações e práticas das comunidades indígenas e afrodescendentes na América Latina e Caribe. As aulas são oferecidas em espanhol.

8. BID – Educação sobre Mudanças Climáticas (inglês)

Área: Educação e Treinamento de Professores.
Link para o curso disponível aqui.

O curso Climate Change Education é um programa de nível iniciante da área de Educação. O objetivo é explorar “a ciência básica por trás da mudança climática”, apresentar “as ferramentas para ensiná-la de forma positiva, envolvente e participativa” e apresentar “questões éticas e sociais”.

O curso não exige pré-requisitos. O programa aborda a ciência básica por trás da mudança climática, principais questões sociais e éticas, consequências para a água, energia, meio ambiente, solo e saúde, o que podemos fazer individualmente, como escola e como comunidade, e uso de jogos, debates, experimentos, teatro, jornais e outras ferramentas para apoiar e melhorar a aprendizagem. As aulas são oferecidas em inglês.

 

 

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados