InícioNotíciasEvento gratuito traz pesquisadores europeus para debater prisões mais eficazes

Evento gratuito traz pesquisadores europeus para debater prisões mais eficazes

Mariane Roccelo - 13/09/2021
Comentários:

A Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) receberá, ao longo desta semana, pesquisadores da França, Bélgica e Portugal para debater modelos internacionais de prisões e sistemas carcerários mais eficazes. Os seminários “Repensando a pena de prisão” são gratuitos, em inglês e acontecem nos dias 14, 15 e 16 de setembro. As inscrições estão abertas.

Sobre os seminários

Temáticas que envolvem sistema punitivo, prisões e penas se tornaram mais populares entre pesquisadores e acadêmicos internacionais nos últimos anos. A popularidade desse tema aumentou após movimentos antirracistas, como o Black Lives Matter, apontarem a relação entre sistemas de justiça de determinados países com o racismo estrutural.

De acordo com o professor de direito penal e criminologia da FDUSP, Mauricio Dieter, esse modelo de prisão historicamente “falhou em sua missão ressocializadora e agravou as violações aos direitos humanos inerentes à execução de uma pena criminal”.

Leia também: o que você precisa saber para estudar Direito no exterior

A partir dessa relação, no evento “Repensando a pena de prisão” serão debatidos e apresentados os modelos de penas internacionais que foram efetivos no combate à criminalidade e como o Brasil pode aprender com eles.

“O objetivo dessa Jornada é mostrar alternativas concretas, no Brasil e na Europa, para o cumprimento de sentenças condenatórias sem os piores efeitos da prisonalização tradicional”, afirma o professor.

Como participar

O evento é realizado pelo Centro de Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais (CPECC), da FDUSP, em parceria com a ONG APAC, a francesa FARAPEJ (Fédération Des Associations Réflexion-Action, Prison Et Justice), a Rescaled, organização europeia que debate prisões com atuação em cinco países (Bélgica, França, Noruega, Holanda e Portugal) e o IntroCrim (Introdução à Criminologia).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link. O evento terá transmissão online ao vivo em inglês e conta com certificado.

Leia também: de Harvard à Oxford: os melhores cursos gratuitos online

Programação:

Painel 01: A experiência francesa
Dia: 14, às 10h
Emilie Adam-Vézina FARAPEJ (França), com mediação de Cecilia Scarpi (Porticus).

Painel 02: Iniciativa RESCALED
Dia: 15, às 11h30
Helene De Vos (Rescaled), com mediação de Maurício Dieter (USP).

Painel 03: Aprendendo com os belgas
Dia 16, às 10h
Manu Pintelon (De Huizen – Bélgica), com mediação de Ricardo Alves Krug (CPECC).

Painel 04: Trocas entre Portugual e Brasil
Dia 16, às 17h
Inês Viterbo e Duarte Fonseca (APAC Portugal) e Eduardo (FBAC/APAC Brasil).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados