//username of moderater
Fundação Estudar
InícioNotíciasHarvard e MIT vendem a plataforma edX por $ 800 milhões

Harvard e MIT vendem a plataforma edX por $ 800 milhões

Mariane Roccelo - 02/07/2021
Comentários:

Na última terça-feira (29), a Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) venderam a plataforma edX para a compania de tecnologia educacional 2U. A aquisição custou $800 milhões e dará capacidade para a plataforma alcançar mais de 50 milhões de alunos em todo o mundo.

De acordo com uma notícia da The Harvard Gazette, trata-se de um “esforço em conjunto” para expandir e melhorar a edX. Com a venda, a plataforma será transformada em uma entidade beneficente pública operada pela 2U, que ficará responsável por fazer crescer e  dar maior rapidez à plataforma de ensino online.

Leia também: EdX: os 11 cursos mais populares da plataforma de educação online

Já o MIT afirma em nota que “o acordo geral sustenta ativamente a missão da edX por uma série de disposições que protegem os dados do aluno, garantem acesso gratuito e de baixo custo aos cursos”.

O que muda na edX?

A transação ainda não está totalmente concluída e deve ser finalizada até o final do ano. Após o término da venda, o portfólio atual da edX será mantido, assim como as parcerias e base de usuários. “Nesta nova etapa, a edX atuará sob um conjunto de diretrizes que preservarão sua missão”, escreve o MIT.

Com a mudança, a empresa 2U se compromete a fechar as atuais lacunas de aprendizagem e oportunidades através da ampliação de parcerias com instituições de ensino superior particulares e públicas, além de outras instituições educacionais. Além das parcerias, o acordo inclui melhorias das ferramentas e estratégias digitais.

Leia também: De Harvard à Oxford: confira os melhores cursos online gratuitos

De acordo com a nota do MIT, desde antes da pandemia de COVID-19 o ensino online era um tema de grande relevância. Após o ano passado, o ensino remoto se tornou o caminho dominante para a promoção da educação universal. Nesse contexto, as plataformas de ensino digital receberam diversos investimentos que permitiram aperfeiçoá-las. “Reconhecendo essa transformação disruptiva do mercado, o conselho da edX, que inclui representantes tanto do MIT quanto de Harvard, começou a explorar alternativas para sustentar a missão da edX no futuro”, afirma.

Sobre a 2U

A companhia 2U, fundada em 2008, é uma empresa de tecnologia educacional de capital aberto que trabalha com plataformas online baseadas em nuvem. Atualmente, a instituição trabalha em conjunto com diversas universidades, incluindo o próprio MIT e Harvard.

Sobre a edX

A edX foi criada em 2012 pelo MIT e pela Universidade de Harvard como uma plataforma Massive Open Online Courses (MOOCs). Atualmente, a edX disponibiliza gratuitamente disciplinas de graduação de 71 áreas do conhecimento. Hoje, as parcerias da plataforma incluem aulas de universidades, como Berkely, Georgia Tech, Columbia, Oxford, IBM, entre outras.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados