InícioBolsas de EstudoConcorra a até R$71.200 com fotografias sobre questões ambientais

Concorra a até R$71.200 com fotografias sobre questões ambientais

Mariane Roccelo - 06/07/2021
Comentários:

O concurso anual Environmental Photographer of The Year (Fotógrafo Ambiental do Ano) está com inscrições abertas para fotógrafos de todas as idades. A premiação está na 14ª edição e tem como objetivo chamar atenção para a relação seres humanos e natureza e formas de desenvolvimento sustentáveis relacionadas a temas, como redução da pobreza, igualdade, segurança e ação climática. As inscrições são gratuitas.

Fruto de uma parceria entre a Nikon Europa, a WaterBear e a CIWEM, os prêmios variam entre pagamento de £ 10.000 (cerca de 71.200 reais), câmeras fotográficas e promoção dos trabalhos anteriores.

Leia também: As melhores premiações e conferências internacionais com inscrições abertas

Para se inscrever, os fotógrafos devem enviar imagens que “promovam a compreensão das pessoas” sobre os temas: mudanças ambientais, desigualdade social e emergências climáticas e ecológicas. Neste link, você pode conferir as imagens vencedoras dos anos anteriores.

Confira as categorias do Fotógrafo Ambiental do Ano:

Fotógrafo Ambiental do Ano

É a categoria principal e receberá o maior prêmio de 10.000. A imagem selecionada deve promover o debate e soluções para “a compreensão das pessoas sobre as causas e efeitos das mudanças ambientais e da desigualdade social”.

Jovem Fotógrafo Ambiental do Ano

Nesta categoria, jovens de até 21 anos devem enviar fotografias que retratem questões ambientais. O prêmio é o segundo mais alto da competição, e inclui uma câmera Nikon Z e mais três lentes.

Ambientes do futuro

Este prêmio foca o impacto humano nas mudanças climáticas e uma perspectiva do futuro. As fotografias enviadas devem apresentar situações de resiliência de pessoas e meio ambiente em meio à destruição ambiental, segurança energética e conservação de recursos naturais.

Cidades Sustentáveis

Para participar desta categoria, os candidatos devem enviar fotografias que retratem a relação entre ambientes construídos, comunidades e animais, apresentando as conexões entre natureza, sociedade e infraestrutura.

Ação Climática

As fotografias que participarem deste prêmio devem apresentar situações de desenvolvimento ambiental e econômico sustentável que demonstre as relações humanas com modos de preservação ambiental.

Água e Segurança

Para participar dessa categoria, as fotografias devem examinar as relações entre o acesso à água potável, saneamento, igualdade de gênero e segurança. O tema debate a crescente demanda por água potável e as relações sociais presentes.

The Resilient Award

Esta categoria tem como foco apresentar “o impacto da narrativa por meio da fotografia”. O prêmio é uma parceria com a Resilient Foundation e tem como foco a relação entre a fotografia e narrativas inspiradoras e convincentes.

Escolha do povo.

O vencedor desta categoria será eleito pelo público através de uma votação online.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Como participar

Cada participante pode enviar até dez fotografias em alta qualidade e formato JPEG que tenham sido tiradas após 1° de janeiro de 2018. De acordo com o site da premiação, caso sejam selecionados “os participantes devem ser capazes de fornecer imagens como arquivos RAW ou JPEG originais. Confira aqui todas as regras para participar da competição. Interessados devem se inscrever até o dia 14 de agosto. 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados