Fundação Estudar
InícioPreparaçãoEdX: os 11 cursos mais populares da plataforma de educação online

EdX: os 11 cursos mais populares da plataforma de educação online

Gustavo Sumares - 01/12/2022
Comentários:

A internet é um meio excelente para o compartilhamento de conhecimento. E isso inclui conhecimento universitário. Graças a ela, cursos de universidades estrangeiras e aulas sorbe assuntos altamente específicos podem ser acessados por qualquer pessoa que tenha uma conexão. E uma das plataformas responsável por isso é a edX.

A edX é um site fundado por pesquisadores de Harvard e do MIT em 2012 com o objetivo de tornar mais acessíveis os cursos dessas instituições. Atualmente, ela contém milhares de cursos, incluindo dessas instituições, que podem ser assistidos online por qualquer pessoa. Os conteúdos disponibilizados na plataforma vão desde cursos de línguas estrangeiras até tópicos altamente específicos e complexos.

Fora isso, a edX tem também alguns programas de mestrado a distância. Embora sejam pagos, eles são oferecidos por universidades estrangeiras bastante renomadas. Mas com mais de 15 milhões de usuários, a plataforma já percebe um interesse maior em torno de alguns conteúdos, e divulgou uma lista dos seus cursos mais populares.

Leia também: Mais de 700 cursos gratuitos de Harvard e outras instituições de ponta que você pode fazer de casa 

A lista a seguir foi compilada pela própria edX, e é até agora a lista mais atual que o site disponibilizou. Além disso, usamos também uma lista mais recente, do Business Insider, para complementar com outros cursos populares da edX. Confira:

Os 11 cursos mais populares da edX:

Learn to Program in Java, da Microsoft

Na nona posição está um curso oferecido pela gigante da tecnologia Microsoft, que ensina a programar em Java — a linguagem usada para construir apps para Android, entre outras aplicações. ele tem duração de quatro semanas, e exige de seis a 10 horas de dedicação por semana por parte do aluno.

Introduction to Linux, da Linux Foundation

COmo o nome diz, esse curso é uma introdução ao Linux, o sistema que dá base a diversos sistemas operacionais e softwares de código aberto. Ele foi criado e é ministrado por Jerry Cooperstein, o Diretor de Treinamento da Linux Foundation, e a estimativa da plataforma é que ele pode ser completado em cerca de 14 semanas.

English Grammar and Style, da University of Queensland

Um curso focado na escrita em inglês, ministrado pela Universidade de Queensland, na Austrália. Com duração de oito semanas, ele aborda temas da escrita da língua inglesa como verbos, pronomes, preposições, pontuação e parágrafos. Uma ótima opção para quem quer melhorar o inglês e pode dedicar de três a quatro horas por semana a essa atividade.

Data Science: R Basics, da Harvard University

Esse curso oferecido pela Universidade de Harvard (por meio da plataforma HarvardX) é foi o sétimo curso mais popular da edX em 2018. O objetivo do curso é ensinar os alunos a programar em R, uma linguagem muito utilizada na Ciência de Dados, para resolver problemas e analisar situações nas quais volumes enormes de dados estão disponíveis para embasar decisões. Para isso, o curso gira em torno de um projeto, no qual o aluno aprende a usar a linguagem para resolver um problema usando um conjunto de dados reais. Ele tem duração de oito semanas, e demanda uma ou duas horas de dedicação por semana do aluno.

Analyzing and Visualizing Data with Excel, da Microsoft

Se você quer aprender a usar melhor o Excel, saiba que não é a única pessoa. O curso de análise e visualização de dados com o Excel, oferecido pela Microsoft na edX, foi o sexto mais popular da plataforma em 2018. Ele começa ensinando a usar o programa para fazer gráficos e tabelas inteligentes, mostra como importar dados de outros programas para o Excel e usar funções para criar visualizações de dados interativas e complexas. Ele dura seis semanas, exigindo 2 a 4 horas por semana do aluno.

Introduction to Python: Absolute Beginner, da Microsoft

Para quem quer começar a programar, mas não sabe por onde, esse curso de introdução a Python para iniciantes é uma boa opção. Em cinco semanas, com três a quatro horas de estudo em cada uma, ele mostra ao aluno as partes mais básicas de uma das linguagens de programação mais versáteis da atualidade. Tudo isso é feito em uma plataforma online, o que significa que não é preciso baixar ou instalar programas no seu computador. Os temas abordados incluem lógica condicional, métodos, e aquisição de input do usuário.

Introduction to Data Analysis using Excel, da Microsoft

Mais um curso da Microsoft nessa lista. Esse é focado em análise de dados usando o Excel. Ele é semelhante ao número 6 dessa lista, mas foca mais na criação de tabelas e fórmulas para criar conjuntos de dados limpos e consistentes. Ele também ensina como usar os recursos do programa, junto ao seu conjunto de dados, para calcular probabilidades e encontrar anomalias. São quatro semanas de curso, com duas a quatro horas de estudo por semana.

Introduction to Computer Science and Programming using Python, do MITX

Mais um curso de introdução a programação, e mais um curso que usa a linguagem Python para ajudar seus estudantes a escrever suas primeiras linhas de código. O grande diferencial é que este é ministrado pelo MITX, a plataforma do MIT dentro da edX. Ele aborda de maneira superficial uma série de tópicos, desde programas básicos até algoritmos sofisticados, para que o estudante decida onde quer se aprofundar. A estimativa é que ele leve nove semanas para ser concluído.

IELTS Academic Test Preparation, da University of Queensland

Outro curso da Universidade de Queensland focado em inglês, esse curso preparatório para a prova IELTS foi o terceiro mais popular da edX em 2018. Com oito semanas de duração, exigindo cinco a 10 horas de estudo em cada, ele explica a fundo cada uma das partes da prova: listening, speaking, reading e writing, nessa ordem. Em cada parte, o estudante pode ver exemplos de perguntas e problemas, além de aprender estratégias para resolver as questões de maneira mais rápida.

CS50’s Introduction to Computer Science, da Harvard University

O CS50 é um dos cursos mais populares da Univesidade de Harvard, e a “versão online” dele também é um dos cursos mais populares da edX. Em vez de focar em uma linguagem específica, ele aborda a ciência da computação de maneira mais ampla, ensinando a pensar algoritmicamente, resolver problemas com eficiência e abordando temas como abstração, gerenciamento de recursos, engenharia de software e desenvolvimento web.

Ele dura quatro semanas, mas ressalta que os projetos (que incluem conjuntos de dados reais e linguagens como C, Python e SQL) podem ser feitos no ritmo do estudante. Mas você também pode fazer o curso de graça e em português, se preferir, clicando neste link.

TOEFL® Test Preparation: The Insider’s Guide, da ETS

O curso mais popular da edX em 2018 foi esse curso preparatório para o TOEFL, oferecido pela própria ETS (a própria organização que gerencia a prova). Ele aborda as quatro partes da prova (listening, speaking, reading e writing) separadamente, usando como exemplo questões de provas passadas. E os profissionais da ETS também dão dicas de como se preparar para o exame e de como realizar a prova da melhor maneira.

O curso tem seis semanas de duração, e exige duas a quatro horas por semana de dedicação. Se preferir, o Estudar Fora também tem um curso gratuito e em português de preparação para o TOEFL, que você pode fazer clicando neste link.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados