InícioBolsas de EstudoEducação executiva: conheça os benefícios deste tipo de curso

Educação executiva: conheça os benefícios deste tipo de curso

Nathalia Bustamante - 11/03/2016
Comentários:

Por Ana Pinho, do Na Prática

Para profissionais em cargos de gestão ou execução que buscam um lugar para afiar suas habilidades e adquirir algumas novas, a resposta pode ser um curso de educação executiva. O tempo exigido por essa modalidade de pós-graduação é menor que aquele de um MBA ou mestrado, tornando-a uma boa oportunidade para quem ainda está na dúvida se quer uma experiência acadêmica longa mas sabe que está na hora de se atualizar.

Recentemente a modalidade tem crescido em popularidade. Esse ano, a Fundação Estudar decidiu incluir também a educação executiva entre os cursos elegíveis para ganhar o apoio do seu tradicional Programa de Bolsas, que antes incluía apenas MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado entre as modalidades de pós-graduação.

Sobre a mudança no regulamento, Leonardo Gomes, responsável pela seleção dos bolsistas, explica: “Existem muitos jovens que não necessariamente estão no timing de MBA ou mestrado, mas ainda assim demonstram grande potencial de transformação”.

Está em busca de apoio para os estudos?
Inscreva-se no Programa de Bolsas da Fundação Estudar

A escolha por um curso desse tipo pode ter diversos motivos: da preparação para uma promoção a uma possível transição para outra carreira ou área. Seja ao longo de dias ou meses, um curso do tipo oferece uma experiência imersiva, que serve para expandir horizontes e aprimorar as capacidades de liderança dos participantes com uma série de atividades sob medida – e ainda rende uma rede de network com colegas do mundo todo.

Entre os assuntos geralmente tratados estão contabilidade, finanças, estratégia, pensamento analítico, gerenciamento de projetos e negociações, mas há ainda outros especializados em certas áreas ou indústrias, como saúde e tecnologia.

As aulas de educação executiva nas melhores universidades do mundo são no mínimo parcialmente presenciais e ministradas pelos professores da instituição dentro dos campi, o que traz também enormes possibilidades de intercâmbio cultural e vivência em ambientes inspiradores.

Abordagens diferentes

Um ponto importante é que o espírito do currículo varia de acordo com as instituições. A Graduate School of Business da Stanford University, por exemplo, naturalmente privilegia a criatividade e inovação tecnológica.

Outro destaque na hora de escolher são os requisitos de cada escola, mas não há regra absoluta. Enquanto a Harvard Business School exige pelo menos 10 anos de experiência profissional, o MIT faz sua seleção levando em conta o cargo ocupado pelo candidato, como diretor geral. Vale pesquisar caso a caso até encontrar o lugar certo para suas ambições.

Para o Programa de Bolsas 2016, a Fundação Estudar incluiu apenas os melhores cursos de educação executiva do mundo – todos em universidades estrangeiras. Tomando o ranking de melhores cursos de educação executiva publicado pelo jornal Financial Times como base que leva em conta critérios como novas habilidades aprendidas, internacionalização, utilidade futura e nível de interação, a Estudar selecionou 12 universidades internacionais para integrar sua rede.

Portanto, para ser elegível a uma bolsa de estudos da Fundação Estudar para educação executiva, o candidato deve estar matriculado (ou em processo de aceitação) no curso de uma das 12 instituições listadas abaixo. Vale lembrar que, para as demais modalidades de pós-graduação (MBA, mestrado, doutorado e pós-doutorado), não há restrição de universidades, desde que sejam no exterior.

Confira abaixo as melhores instituições acadêmicas de educação executiva selecionadas pela Fundação Estudar:

Babson College
Wellesley, EUA

Columbia University
Nova York, EUA

Duke University
Durham, EUA

Harvard University
Cambridge, EUA

IESE Business School
Madri, Espanha

INSEAD
Fontainebleau, França

London Business School
Londres, Reino Unido

Massachusetts Institute of Technology
Cambridge, EUA

Northwestern University
Evanston, EUA

Stanford University
Palo Alto, EUA

University of Chicago
Chicago, EUA

University of Pennsylvania
Filadélfia, EUA

Foto: Uma aula na Harvard Business School / Crédito: By HBS1908 – Own work, CC BY-SA 3.0

Leia também:
“Fazer parte da rede da Fundação Estudar é o maior benefício”, dizem bolsistas
Brasileiro é escolhido como um dos 50 melhores alunos de MBA do mundo
Programa de Bolsas 2016 da Fundação Estudar está com inscrições abertas

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados