InícioBolsas de EstudoFulbright lança bolsas de seis meses para professores de inglês da rede...

Fulbright lança bolsas de seis meses para professores de inglês da rede pública

Priscila Bellini - 28/01/2020
Comentários:

A Comissão Fulbright abriu inscrições para o DAI (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers), programa de bolsas para professores de inglês da rede pública. As inscrições vão até 7 de fevereiro e estão abertas para candidatos de 5 estados brasileiros.

Com duração de um semestre, a iniciativa combina aulas sobre temas como metodologia e estratégias de ensino com um estágio supervisionado nos Estados Unidos. O programa acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2020.

Quem pode se candidatar e como proceder

As inscrições são feitas junto à Secretaria Estadual de Educação, dependendo de cada estado participante. No anúncio oficial que a Comissão Fulbright fez sobre o edital, é possível conferir qual o e-mail de contato de cada responsável pelo programa nos estados brasileiros.

Clique no nome do Estado para entrar em contato com o comitê de seleção da Secretaria Estadual de Educação para obter mais informações sobre o programa para Professores Inglês nos EUA:

Distrito Federal
Mato Grosso do Sul
Paiuí
Rio De janeiro
Sergipe

Para ser elegível às bolsas para professores de inglês, o candidato precisa dedicar ao menos 50% de seu tempo lecionando o idioma na rede pública e ter, no mínimo, cinco anos de experiência em sala de aula. É preciso ainda ter, no mínimo, o bacharelado ou a licenciatura em inglês e comprovar fluência oral e escrita na língua.

E se meu estado não estiver na lista?

Segundo a Comissão Fulbright, “sem a parceria das Secretarias Estaduais de Educação, na primeira etapa de seleção, o programa não é viável”. Por isso, a comissão orienta professores interessados no programa a entrar em contato com a Secretaria de Educação da sua região e manifeste seu interesse.

As Secretarias de Educação interessadas deverão enviar, até 7 de fevereiro, mensagem para o CONSED, com cópia para [email protected] confirmando a adesão ao programa. Na mensagem, devem indicar também o coordenador do programa Fulbright DAI na Secretaria, com nome, cargo, e-mail e telefone de contato.

Leia mais: Confira seu nível de proficiência em idiomas estrangeiros

Os professores interessados devem demonstrar comprometimento com o ensino do idioma e ter, no mínimo, mais dois anos de trabalho pela frente como professor. Espera-se que os selecionados continuem na rede pública e passem adiante o que aprenderam no programa de aperfeiçoamento.

A seleção será feita com base no formulário de inscrição, que precisa ser assinado e carimbado pela escola do candidato, e no currículo resumido do profissional.

Como funciona a seleção das bolsas para professores de inglês

A partir do envio da documentação às secretarias, cada uma indicará quatro profissionais, que passarão pelo crivo da Fulbright, em uma seleção nacional. De acordo com o edital do programa, essa indicação deverá ser feita até o dia 28 de fevereiro. Em seguida, os candidatos terão até 13 de março para preencher o formulário de inscrição disponível neste link.

Serão escolhidos 30 professores brasileiros para a realização gratuita do teste TOEFL iBT, em que tais profissionais precisam obter nota superior a 61 pontos. Com o resultado do exame em mãos, os candidatos passam ainda por uma entrevista em inglês e são avaliados pela bancada internacional da Fulbright.

Quais os benefícios

Os escolhidos pela Comissão Fulbright recebem apoio financeiro generoso, que inclui despesas de viagem para um seminário de orientação feito no Brasil, passagens de ida e volta para os Estados Unidos e custos de participação no programa.

Também são cobertos os gastos com hospedagem (em uma residência universitária, compartilhada com outros participantes), seguro-saúde e visto de intercâmbio J-1. Os bolsistas também recebem ajuda de custo para alimentação, para livros e materiais educacionais e para a aquisição de um laptop, usado na realização de atividades acadêmicas.

Há ainda dois eventos realizados em Washington DC, também cobertos pela iniciativa da Fulbright: um encontro de orientação, no início do semestre, e um seminário de encerramento.

Para saber mais informações sobre as bolsas para professores de inglês, conferir a lista de estados participantes e fazer sua inscrição, basta acessar o site da Fulbright.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados