Bolsas de até US$ 21 mil por ano para mestrado em energia sustentável

Horizonte durante o pôr do sol, com uma série de turbinas de energia eólica - mestrado em energia sustentável

A Global Sustainable Energy Partnership (GSEP), uma aliança global de empresas de energia, está com inscrições abertas para o programa de bolsas ESED (Education For Sustainable Energy Development). A instituição oferecerá bolsas de estudo para pesquisadores interessados em realizar trabalhos de mestrado em energia sustentável e/ou renovável. As inscrições vão até 06 de março de 2020.

Os bolsistas receberão até US$ 21 mil por ano, por no máximo dois anos. Como o valor tem o objetivo de ajudar os bolsistas a arcarem com os cursos de seus estudos, ele varia de acordo com a necessidade dos bolsistas. A bolsa é válida para pesquisadores que queiram fazer mestrado em qualquer universidade, contanto que o tema de sua pesquisa esteja relacionado a energia sustentável.

Leia mais: Estudar inovação em geração de energia: programas miram um futuro mais sustentável

A GSEP também exige que os candidatos à bolsa estejam dispostos a voltar ao seu país de origem após o fim de seu mestrado. O objetivo disso é aumentar as chances de que o trabalho do bolsista contribua para o desenvolvimento de formas mais sustentáveis de produção de energia elétrica em seu país.

Como concorrer às bolsas para mestrado em energia sustentável

A candidatura às bolsas é feita online por meio deste link. Para concorrer, é necessário providenciar cópias eletrônicas dos seguintes documentos:

  • Passaporte ou certificado de nascimento,
  • CV atual,
  • Histórico acadêmico,
  • Grade horária do programa de mestrado em energia sustentável que pretende cursar,
  • Formulário de referência acadêmica de acordo com este modelo, que deve ser preechido por um professor da faculdade onde o candidato já estudou,
  • Carta de recomendação de uma referência profissional ou acadêmica (nesse último caso, deve ser outra pessoa além da que preencheu o formulário).

O candidato também deverá enviar uma cópia de sua carta de admissão ao programa de mestrado. Caso ainda não tenha recebido a admissão, poderá enviar um documento que confirme sua candidatura ao programa. Nesse caso, ele deverá enviar a carta de admissão para o e-mail scholarship@globalelectricity.org até 18 de abril. Caso contrário, sua candidatura não será considerada completa.

Leia mais: Conheça a Singularity University, a universidade sediada em uma base da NASA

Pesquisadores que estejam no mestrado atualmente, mas que queiram realizar um ano de seu mestrado em energia sustentável em outra instituição de ensino superior, também podem se candidatar. Nesse caso, deverão providenciar também o seu certificado de matrícula no programa de mestrado.

Mais informações sobre o processo de candidatura podem ser vistas no site do programa. As inscrições para a bolsa vão até o dia 6 de março. No entanto, a GSEP orienta os interessados a enviarem suas candidaturas o quanto antes. Os bolsistas selecionados, de acordo com a GSEP, serão notificados em maio de 2020.

Sobre o programa

Desde sua criação em 2001, o programa de bolsas ESED já contemplou 125 estudantes de 35 países diferentes com apoio financeiro para mestrado em energia sustentável. Só em 2019, foram feitas 913 candidaturas ao programa de bolsas. As bolsas são oferecidas pela GSEP, uma organização de CEOs de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: