Fundação Estudar
InícioPreparaçãoComo se comportar em uma entrevista por videoconferência?

Como se comportar em uma entrevista por videoconferência?

Exame.com - 25/04/2017
Comentários:

Conversar por Skype – ou outro sistema semelhante – com seus amigos e familiares é uma situação. E quando essa ferramenta é utilizada por headhunters para entrevista de emprego ou para admissão de universidades, como se portar? Se você não tem ideia, prepare-se. A videoconferência está virando mania entre os recrutadores de todo o mundo.

Diferentemente da conversa por telefone, você estará sendo avaliado visualmente pelo entrevistador. Confira as dicas de especialistas para que você encare essa situação sem arrependimentos posteriores:

A preparação para uma entrevista em vídeo

Antes de qualquer coisa, teste tudo. A câmera, o microfone e a conexão. Evite que a entrevista seja interrompida ou se atrase por conta de algum problema técnico na sua máquina. A pontualidade é essencial nessa etapa. Esses imprevistos só deixarão você ainda mais nervoso.

Outro detalhe que Lea Federmann, sócia da 2GET e responsável pelo setor Construção e Infra-Estrutura recomenda que os candidatos prestem muita atenção: o próprio nome de usuário no Skype ou Gtalk.

“Esses nomes de usuários com apelidos e adjetivos não demonstram profissionalismo para o recrutador”, explica. A solução é cadastrar outra conta, com nome de usuário somente com seu nome e sobrenome ou com as iniciais.

Procure um lugar calmo e que certifique de que você não será interrompido. Está em casa? Prefira o escritório ou a sala. Banheiro? Jamais. Mesmo que este seja o único local em que você não será incomodado, pense na imagem você quer passar para o entrevistador.

Romaly de Carvalho, professora de Etiqueta Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV) ensina que o lugar para a conversa tem que ter a decoração clean, sem muitos objetos pessoais no fundo. Os objetos distraem e não há necessidade de mostrar ao entrevistador o quadro do seu artista predileto.

Guarda-roupa

O entrevistador repara se você está de pijama ou com a roupa amassada. Dedique um tempo para se vestir para entrevista. Esse ritual pode até preparar você emocionalmente para a conversa.

“Não pode parecer que você acabou de acordar”, instrui Lea. A entrevista por videoconferência permite que o entrevistador analise a sua postura e como você se preparou para a entrevista.

Observe a gola de sua camisa. Está ajeitada? Segundo Romaly é a gola que dá o ar profissional. Use roupas discretas, de cores sóbrias e sem brilho. Mulheres, nada de decote. E a maquiagem é bem-vinda, sem exageros.

Durante a conversa

A vantagem da entrevista através da videoconferência é a similaridade com a presencial. Se você cativar o entrevistador, a conversa que normalmente demora 20 minutos pode render até uma hora. Demonstre segurança ao conversar, articule bem as palavras e preste atenção na sua postura.

“Às vezes as pessoas travam. É normal, pois algumas pessoas são mais tímidas. Recomendo que o candidato coloque, literalmente, um roteiro ao lado do computador com tópicos de seu histórico profissional em ordem cronológica para não esquecer”, ensina Federmann.

Rafael Meneses, sócio-gerente da filial carioca da Asap, consultoria de recrutamento e seleção de executivos, aconselha que o candidato nunca se esqueça de focar na entrevista. Quando a pessoa está em casa, ela tende a se sentir mais confortável e consequentemente fica mais vulnerável e comete deslizes. Mantenha sempre a postura profissional que você teria se estivesse em uma entrevista ao vivo.

“Teve um episódio, durante uma videoconferência em que o entrevistador deu uma pausa na conversa para chamar outro colega para entrevistar o candidato. Durante esse intervalo, ele aproveitou e fez uma ligação do celular. Os entrevistadores além de terem escutado tudo, viram tudo também”, conta Meneses. Lembre-se, você está sendo avaliado o tempo todo.

 

Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Exame.com
Exame.com
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados