InícioBolsas de EstudoBolsas do governo para mestrado em Estudos Midiáticos na Alemanha

Bolsas do governo para mestrado em Estudos Midiáticos na Alemanha

Gustavo Sumares - 07/02/2023
Comentários:

A Deutsche Welle Akademie em parceria com a Universidade de Bonn e a Universidade de Bonn-Rhien-Sieg está recebendo inscrições para seu mestrado em International Media Studies. Trata-se de um mestrado em estudos midiáticos de dois anos de duração, ministrado em inglês, com bolsas integrais do serviço alemão de intercâmbio, o DAAD. As inscrições vão até 31 de março de 2023!

O programa oferecerá até 10 bolsas integrais, que cobrem totalmente os custos dos estudos e passagens aéreas. Essas bolsas também oferecem um valor mensal de 850 euros para cobrir despesas com custo de vida na Alemanha. Além disso, a organização também concede “bolsas parciais” que cobrem os custos do programa, mas não as passagens de avião ou os custos de vida na Alemanha.

Leia também: Bolsas de pós-graduação na Alemanha em áreas relacionadas ao desenvolvimento, do DAAD

Quem pode se candidatar?

De acordo com o DAAD, o programa é voltado para jornalistas, especialistas em comunicação, funcionários de ONGs, ministérios ou grupos de cooperação para desenvolvimento econômico. Representantes de associações de mídia ou trabalhos regionais de notícias também se encaixam no público alvo.

Em todos os casos, no entanto, é necessário que os candidatos já tenham completado o ensino superior. Também devem ter acumulado pelo menos dois anos de experiência profissional em uma área relacionada a mídia após a aquisição de seus diplomas.

Também será preciso comprovar proficiência em inglês, língua na qual o programa é ministrado. Para isso, o programa exige certificado dos exames TOEFL (com nota mínima de 95 na versão IBT) ou IELTS (com nota mínima de 7) — são pontuações elevadas, pois trata-se de um programa com grande ênfase em linguagem.

Como se candidatar ao mestrado em estudos midiáticos

Detalhes sobre o processo de candidatura ao curso podem ser vistos nesta página. Ele é feito totalmente online, e exige o envio de cópias dos seguintes documentos:

  • Carta de motivação (máximo de 700 palavras, fonte Arial tamanho 10, espaçamento 1.5, datada e assinada);
  • CV no formato Europass (assinado e datado);
  • Comprovante de proficiência em inglês (nível C1 ou acima no Quadro Comum Europeu de Referência);
  • Histórico acadêmico e diploma;
  • Comprovação de ao menos dois anos de experiência profissional após obtenção do diploma (é possível se candidatar ao programa com apenas um ano de experiência, mas nesse caso o candidato não será elegível para a bolsa).

Além disso, para se candidatar às bolsas integrais, também é preciso providenciar os seguintes documentos:

  • Carta de recomendação da universidade (em papel timbrado, carimbado, assinado e datado);
  • Carta de recomendação do atual empregador (em papel timbrado, carimbado, assinado e datado);
  • Diploma do ensino médio;
  • Formulário de candidatura do DAAD.

Todos os documentos devem estar em inglês ou alemão, e mais informações sobre o processo podem ser vistas aqui. As inscrições devem ser feitas até 31 de março de 2023.

Leia também: As melhores bolsas de estudo com inscrições abertas!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados