Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoBolsas de pós-graduação na Alemanha em áreas relacionadas ao desenvolvimento, do DAAD

Bolsas de pós-graduação na Alemanha em áreas relacionadas ao desenvolvimento, do DAAD

Gustavo Sumares - 30/08/2023
Comentários:

O serviço alemão de intercâmbio acadêmico (DAAD) está com inscrições abertas para bolsas de pós-graduação na Alemanha em uma série de programas relacionados ao desenvolvimento econômico. As bolsas são parte do programa EPOS, criado com foco no aperfeiçoamento de profissionais de destaque de países em desenvolvimento. As datas limite de inscrições variam.

As bolsas do DAAD variam conforme o curso e nível de estudos. Em geral, oferecem um valor mensal e também cobrem passagens aéreas, seguro de saúde durante a estadia do candidato na Alemanha e um curso preparatório de língua alemã.

No total, são 40 cursos de mestrado e doutorado, com duração entre um e três anos, ministrados em inglês ou alemão em diversas instituições de ensino superior do país. Uma lista completa dos cursos participantes, junto com seus respectivos prazos para inscrição, pode ser vista neste documento. Os programas são oferecidos nas seguintes áreas:

  • Ciências Econômicas e Política Econômica;
  • Cooperação para o Desenvolvimento;
  • Engenharia e disciplinas afins;
  • Matemática;
  • Planejamento Urbano e Regional;
  • Agronomia e Silvicultura;
  • Ciências Naturais e do Meio Ambiente;
  • Medicina e Saúde Pública;
  • Ciências Sociais, Educação e Direito;
  • Estudos de Mídia.

Como se candidatar às bolsas de pós-graduação na Alemanha

A inscrição precisa ser feita por meio do site da universidade alemã e não pelo DAAD. Os requisitos e prazos de candidatura variam segundo o programa desejado. Por isso, é importante verificar na documentação do EPOS a informação referente a cada um. No entanto, são elegíveis para os programas profissionais que tenham concluído a graduação há menos de seis anos e tenham ao menos dois anos de experiência de trabalho.

Leia também: Vale a pena fazer um MBA em Berlim? Veja as vantagens

Além de documentos que comprovem essa experiência, as bolsas exigem que o candidato tenha proficiência no idioma em que o curso é ministrado. Caso seja em inglês, é necessário apresentar nota 6 ou maior no IELTS, ou nota 550 ou maior no TOEFL. Para alemão, é preciso ser aprovado nos exames DSH 2 ou TestDaF 4, que equivalem ao nível B1 de domínio do idioma de acordo com o quadro comum europeu de referência.

Também é necessário submeter um formulário de candidatura do DAAD, CV no formato Europass, histórico acadêmico, carta de motivação e pelo menos uma carta de recomendação do seu atual empregador.

Para se candidatar às bolsas do DAAD, é preciso primeiro ser aceito no curso desejado. Lembre-se: as candidaturas devem ser feitas diretamente por meio do site da universidade, e não pelo site do DAAD.

Opções do programa EPOS

Mestrado em Economia Internacional e do Desenvolvimento – MIDE

Ministrado em inglês na HTW, a maior universidade de ciências aplicadas de Berlim, o mestrado em Economia Internacional e do Desenvolvimento (MIDE) é um programa de 17 meses em tempo integral no Departamento de Economia e Direito.

O curso é composto por dois semestres com aulas e seminários de cerca de 20 horas semanais e um terceiro ciclo dedicado principalmente à pesquisa e à dissertação. Ao longo do programa –especialmente projetado para estudantes de países em desenvolvimento –, o MIDE procura alcançar um equilíbrio entre os debates teóricos e a aplicação prática. 

Requisitos: É necessário ter grau acadêmico equivalente ao de bacharel (com, no mínimo, três anos de formação) em Economia, Administração de Empresas, ou Ciências Sociais. Os candidatos também necessitam de experiência profissional (de um ano, ao menos). São aceitos certificados de proficiência TOEFL (580 PBT, 237 CBT, 96 iBT), IELTS (Band 7.0) ou qualquer teste confirmando o nível de inglês equivalente a C1 CEFR.

Início das aulas:  Sempre em abril de cada ano, no início do semestre de verão.  

Deadline: 31 de agosto de 2023. Saiba mais aqui

Mestrado Acadêmico em Gestão do Desenvolvimento

A Ruhr-University Bochum está localizada no coração industrial da Alemanha e se destaca por ser uma das mais diversificadas do país.  O objetivo do MA de 18 meses ministrado em inglês em Gestão do Desenvolvimento é a formação de profissionais para atender à crescente necessidade de especialistas em gerenciamento de programas e projetos que surgiu na cooperação internacional desenvolvimentista.

O curso fornece aos alunos as ferramentas necessárias para lidar com problemas práticos sob o ponto de vista da gestão. Após o primeiro semestre, os alunos podem realizar um estágio mínimo de dois meses na Alemanha em uma organização de desenvolvimento ou uma corporação do setor privado. 

Requisitos: são elegíveis ao programa os candidatos com bacharel ou grau equivalente nos cursos de Ciência Política, Ciências Sociais, Direito, Economia, Geografia ou em outros assuntos relacionados ao planejamento e avaliação de programas e projetos de desenvolvimento. Ter experiência de carreira em um campo relevante é outro requisito para o aceite, além de proficiência mínima certificada em inglês escrito e falado: TOEFL (79-80 iBT equivalente a 213 CBT) ou IELTS (Band 6.0). 

Início das aulas: Setembro de 2024 (bianual). 

Deadline: 30 de setembro de 2023. As candidaturas devem ser submetidas online. Saiba mais aqui.

Geografia dos riscos ambientais e segurança humana

O programa de mestrado de dois anos é ministrado na universidade das Nações Unidas – Instituto para o Meio Ambiente e Segurança Humana (UNU-EHS), que fica em Bonn. O foco do curso está no conhecimento detalhado, na compreensão crítica e nas ferramentas necessárias para adotar uma abordagem interdisciplinar em relação aos riscos ambientais e à segurança humana.

O programa aborda debates teóricos e metodológicos em geografia para melhor entender o complexo surgimento de riscos ambientais e desastres naturais, bem como suas implicações nas relações homem-natureza. 

Requisitos: Os candidatos devem ter feito uma primeira qualificação de ensino superior (Licenciatura ou equivalente) em Geografia ou área correlata, além de comprovar proficiência em inglês. 

Deadline: 15 de dezembro de 2023. E-mail: [email protected] Sites aqui e aqui  

Início das aulas: Outubro de 2024. 

Doutorado na Escola de pós-graduação internacional de Bonn para pesquisa de desenvolvimento 

A Universidade de Bonn tem 200 anos e é uma das instituições de pesquisa mais importantes da Alemanha. Bonn é a única cidade do país europeu com 20 comissões da ONU focadas na Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento (ZEF) foi um dos primeiros centros internacionais de pesquisa e seu programa de doutorado, o Bonn International Graduate – A School for Development Research (BIGS-DR) é mundialmente reconhecido. A formação visa educar futuros tomadores de decisão, especialmente de países em desenvolvimento, para carreiras internacionais. O curso é ministrado em inglês, mas os estudantes estudam alemão, por dois meses, antes do início das aulas. 

Requisitos: Os candidatos devem ser estudantes com mestrado ou título equivalente (GPA superior a 3,0 no sistema americano ou nota superior a 2,0 no sistema alemão ou equivalente).  A inscrição deve conter uma Declaração de Pesquisa de Pós-graduação, que descreva um tópico de desenvolvimento inovador. 

Início das aulas: Anualmente, em agosto. 

Deadline: 31 de agosto. Mais detalhes estão disponíveis aqui.

IPPAE: Programa Internacional de Doutorado em Economia Agrícola, Bioeconomia e Sistemas Alimentares Sustentáveis

O IPPAE oferece educação em nível de doutorado nas áreas de Economia Agrícola e Bioeconomia, com foco em países em desenvolvimento e economias em transição. O programa oferece uma ampla gama de oportunidades de pesquisa nos níveis micro, regional ou macro, bem como na interface com os recursos naturais e o meio ambiente. Ao desenvolver suas propostas de pesquisa completas durante a primeira parte do curso, os candidatos são incentivados a se registrar em cursos adicionais que contribuam para a tese de maneira mais específica. 

Requisitos: É necessário ter concluído o Mestrado em Economia Agrícola ou ciências relacionadas (com conceitos B ou mais no histórico escolar). 

Deadline: 31 de outubro. Mais informações aqui.

Início das aulas: 1º de outubro de cada ano. 

Mestrado em Gestão Urbana

O programa de educação continuada em Gestão Urbana ocorre na Technische Universität Berlin – instituição que tem uma das maiores proporções de estudantes internacionais da Alemanha. O curso aborda os desafios atualmente mais prementes enfrentados pelas conurbações urbanas, diante da pressão para se adaptar aos problemas gerados pelo desenvolvimento.

O ensino se baseia em exemplos retirados de situações reais num contexto global e dá particular ênfase à combinação de vários domínios de ação que muitas vezes são tratados isoladamente. 

Requisitos: Os candidatos devem ter grau de Licenciatura ou equivalente em cursos como Geografia, Arquitetura, Planejamento Urbano, Engenharia Civil e Ciências Sociais. Em relação ao idioma, como o curso é ministrado em Inglês, é preciso ter feito 79 pontos (mínimos); ou, ainda, grau 6 do IELTS.

Início das Aulas: Anualmente, em outubro.

Deadline: Anualmente, de 1º de janeiro a 30 de abril. Saiba mais.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados