//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoBolsas de pós-graduação na Alemanha em áreas relacionadas ao desenvolvimento, do DAAD

Bolsas de pós-graduação na Alemanha em áreas relacionadas ao desenvolvimento, do DAAD

Gustavo Sumares - 24/04/2024
Comentários:

O serviço alemão de intercâmbio acadêmico (DAAD) está com inscrições abertas para bolsas de pós-graduação na Alemanha em uma série de programas relacionados ao desenvolvimento econômico. As bolsas são parte do programa EPOS, criado com foco no aperfeiçoamento de profissionais de destaque de países em desenvolvimento. As datas limite de inscrições variam.

As bolsas do DAAD variam conforme o curso e nível de estudos. Em geral, oferecem um valor mensal e também cobrem passagens aéreas, seguro de saúde durante a estadia do candidato na Alemanha e um curso preparatório de língua alemã.

No total, são 40 cursos de mestrado e doutorado, com duração entre um e três anos, ministrados em inglês ou alemão em diversas instituições de ensino superior do país. Uma lista completa dos cursos participantes, junto com seus respectivos prazos para inscrição, pode ser vista neste documento. Os programas são oferecidos nas seguintes áreas:

  • Ciências Econômicas e Política Econômica;
  • Cooperação para o Desenvolvimento;
  • Engenharia e disciplinas afins;
  • Matemática;
  • Planejamento Urbano e Regional;
  • Agronomia e Silvicultura;
  • Ciências Naturais e do Meio Ambiente;
  • Medicina e Saúde Pública;
  • Ciências Sociais, Educação e Direito;
  • Estudos de Mídia.

Como se candidatar às bolsas de pós-graduação na Alemanha

A inscrição precisa ser feita por meio do site da universidade alemã e não pelo DAAD. Os requisitos e prazos de candidatura variam segundo o programa desejado. Por isso, é importante verificar na documentação do EPOS a informação referente a cada um. No entanto, são elegíveis para os programas profissionais que tenham concluído a graduação há menos de seis anos e tenham ao menos dois anos de experiência de trabalho. As datas limite para envio de candidaturas ao EPOS com bolsa do DAAD variam entre 31 de março de 2024 e 31 de março de 2025.

Leia também: Vale a pena fazer um MBA em Berlim? Veja as vantagens

Além de documentos que comprovem essa experiência, as bolsas exigem que o candidato tenha proficiência no idioma em que o curso é ministrado. Caso seja em inglês, é necessário apresentar nota 6 ou maior no IELTS, ou nota 550 ou maior no TOEFL. Para alemão, é preciso ser aprovado nos exames DSH 2 ou TestDaF 4, que equivalem ao nível B1 de domínio do idioma de acordo com o quadro comum europeu de referência.

Também é necessário submeter um formulário de candidatura do DAAD, CV no formato Europass, histórico acadêmico, carta de motivação e pelo menos uma carta de recomendação do seu atual empregador.

Para se candidatar às bolsas do DAAD, é preciso primeiro ser aceito no curso desejado. Lembre-se: as candidaturas devem ser feitas diretamente por meio do site da universidade, e não pelo site do DAAD.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados