LL.M. nos EUA: bolsa integral para brasileiros na USC Gould School of Law

LL.M. na USC Gould School of Law

A USC Gould School of Law, da University of Southern California (USC), está oferecendo uma bolsa integral de LL.M. (“master in law”) em 2020 para estudantes brasileiros. Além dessa bolsa integral, a escola também oferecerá bolsas de até 50% do tuition fee a todos os estudantes brasileiros que forem aceitos no seu programa de LL.M. nos EUA. As inscrições vão até 1 de maio.

O aluno selecionado para receber a bolsa integral poderá cursar o LL.M. da USC Gould School of Law sem precisar arcar com os custos de tuition. Os demais alunos brasileiros receberão descontos no valor dos tuition fees que podem chegar a até metade do valor do curso, equivalendo a mais de 30 mil dólares.

Segundo Leonardo Graziottin, advogado e economista que ganhou a bolsa em 2019, os bolsistas também têm acesso a moradias subsidiadas no próprio campus da USC. As moradias estão disponíveis tanto para estudantes solitários quanto para quem traz junto a família, e em todos os casos “são instalações muito boas com preço abaixo da média do mercado, e bem perto da universidade”.

Leia mais: Pós-graduação em Direito no exterior: Qual a diferença entre LL.M. e mestrado?

Como se candidatar

Todos os alunos brasileiros que se candidatarem ao LL.M. nos EUA estarão inscritos automaticamente para as bolsas. A seleção de quais bolsas irão para cada um dos alunos será feita com base na qualidade de seu application. Por isso, é importante preparar os documentos do processo de seleção com bastante cuidado.

A candidatura pode ser feita totalmente online, por meio e um formulário acessível neste link. Podem se candidatar estudantes que já tenham se formado em Direito. Profissionais que trabalhem na área do Direito mas que tenham se graduado em outras disciplinas também poderão se candidatar

Como parte do processo, será necessário enviar documentos como CV atualizado, histórico acadêmico e cópia do diploma. O candidato também deverá enviar suas notas das provas IELTS ou TOEFL; não há nota mínima, mas vale a pena lembrar que a qualidade do application será usada como critério de seleção para as bolsas. Leonardo sugere que os certificados de inglês sejam a primeira medida a ser tomada pelos candidatos, bem como a tradução juramentada dos documentos.

Leia mais: Quer estudar Direito no exterior? Melhor advogada do mundo fala sobre seu LL.M. em Harvard

Exige-se também que o candidato envie um texto de duas a três páginas descrevendo seu background acadêmico, profissional e pessoal, bem como seus motivos para se candidatar ao LL.M. As incrições vão até 1 de maio.

Para brasileiros que pretendem se candidatar, Leonardo recomenda pesquisar com antecedência sobre as opções de LLM disponíveis no site da universidade. “É bom já vir sabendo o que pretende fazer. E também decidir se vai fazer o BAR [exame de Direito dos EUA semelhante à nossa OAB], porque lá cada estado tem requisitos diferentes, e você consegue já direcionar seus estudos nesse sentido”, comenta.

Masterclass

Para oferecer mais informações aos estudantes interessados, a Gould School promoverá uma masterclass online e gratuita no dia 31 de março (terça-feira). Ela será ministrada pelo professor Richard Peterson, diretor do Center for Dispute Resolution da escola. Também estará presente Ashley Sim, diretora assistente de seleção, para esclarecer dúvidas sobre o programa de LL.M. nos EUA da Gould School, o processo de application e as bolsas. As inscrições para participar do evento podem ser feitas por meio deste link.

Sobre a escola

Localizada em Los Angeles, a USC Gould está entre as 20 melhores faculdades de direito dos EUA, ocupando a 17a posição no ranking recentemente divulgado pela U.S. News & World Report.

Além da Gould School of Law, há outras bolsas para brasileiros disponíveis na USC. O programa IBEAR MBA, por exemplo, está oferecendo bolsas de até US$ 65 mil para brasileiros.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: