InícioColunistasIELTS: Saiba o que esperar do dia da prova

IELTS: Saiba o que esperar do dia da prova

Colunista do Estudar Fora - 14/07/2017
Comentários:

Depois de estudar e fazer muitos exercícios para se preparar para a prova do IELTS, é enfim chegado o dia de colocar tudo que você aprendeu em prática. Para não ser pego de surpresa pelos processos e regras dos centros aplicadores do IELTS Brasil, é muito importante saber o que esperar desse dia tão importante.

O primeiro ponto importante é que a prova do IELTS pode ser dividida em dois dias, mas se esse não for seu caso, ela certamente será dividida em dois períodos do dia distintos. A divisão é feita de seguinte forma: em uma parte do dia você fará a seção do Speaking e à tarde as seções de Listening, Reading e Writing.

Speaking

Como a seção do Speaking pode ser (e em grande parte das vezes é) feita em um dia diferente, você pode fazer essa seção antes ou depois da parte escrita. A seção do Speaking começa a ser aplicada na parte da manhã, mas dependendo do número de candidatos ela pode se estender até o período da tarde. Por isso, é muito importante ficar atento às informações passadas pelo centro aplicador – geralmente por e-mail.

Se você fizer essa seção antes das demais, você terá que apresentar seu documento com foto (o mesmo que foi usado no ato da sua inscrição). Você terá uma foto tirada na hora e será feita leitura da sua impressão digital. Se você fizer essa seção no dia seguinte da prova escrita, eles vão apenas conferir seu documento (o mesmo) e sua impressão digital.

Depois disso, você aguardará sua vez. O avaliador chamará pelo nome e você será encaminhado para sala onde fará o teste oral. Lá você terá que apresentar seu documento novamente para que o avaliador confira seus dados. A seção do Speaking dura entre 11-14 minutos e é feita cara a cara com um avaliador. Um gravador de voz é utilizado, ou seja, toda a seção é gravada pelo avaliador. Não há um feedback instantâneo sobre seu desempenho. Ao terminar a seção o avaliador se despedirá e você deverá sair.

Confira aqui como funciona a seção Speaking e como se preparar.

Listening, Reading, Writing

Se você fizer a parte escrita antes da seção do Speaking, o processo de verificação de identidade, assim como coleta de foto e leitura de impressão digital. serão feitos pela primeira vez antes do início da prova. Apenas quando todos os candidatos tiverem tido suas identidades verificadas, vocês serão encaminhados para a sala da prova.

Você perceberá ao entrar na sala que as carteiras são marcadas. Há um papel com o nome do candidato, a modalidade de prova que ele está fazendo (Academic ou General), o número do documento e o número do candidato. É importante verificar essas informações ao se sentar. Caso haja alguma informação incorreta, ela deve ser reportada a um fiscal de prova imediatamente.

Na sua sala pode haver candidatos fazendo tanto o IELTS General quanto o IELTS Academic. Por isso é importante verificar, nas seções de Reading e Writing, se o caderno de prova que você recebeu, bem como a folha de resposta, se referem à modalidade que você está fazendo. Então fique atento às instruções dadas pelo fiscal de prova. Na folha de resposta, você preencherá com suas informações pessoais e a prova que está fazendo (General ou Academic).

Lidando com o tempo no IELTS Brasil

O tempo de cada seção é monitorado pelo fiscal de prova, que colocará no quadro o horário de início da seção e o horário de término da mesma. Haverá um relógio na sala para que você possa verificar o horário a qualquer momento. O fiscal avisará em voz alta quanto tempo resta na seção, por exemplo: 10 minutos.

Ao término de cada seção o caderno de prova referente à mesma é recolhido. Ou seja, quando o tempo da seção do Reading termina, você não pode mais escrever – deve fechar seu caderno de prova e esperar que ele seja recolhido. Você não poderá mais voltar nessa seção. O mesmo acontece com as demais seções escritas.

Mesmo que você termine a seção antes, você deve aguardar o término do tempo para ir para a próxima seção. Então não há motivo para correr. Você só poderá ir para a próxima seção quando o tempo acabar. Use isso a seu favor. Releia as questões que você ficou com dúvida, verifique gramática, ortografia, coerência.

Quando o último caderno de prova e folha de resposta foram recolhidos (Seção do Writing), você poderá ir para casa. Há uma pesquisa sobre o centro aplicador e sobre a prova que é opcional e bem rápida de ser preenchida. Vale a pena deixar sua opinião.

O resultado da sua prova será disponibilizado online 13 dias após o teste escrito. É só aguardar.

Então é isso! Sucesso e boa prova!

 

* Foto: Centro aplicador do IELTS Brasil / Crédito: British Council

 

Sobre a Autora

Fernanda Frattarola é formada em Letras (Português / Inglês e respectivas literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Assim como grande parte dos nossos leitores, Fernanda sempre teve o sonho de morar e estudar fora. Em 2006, ela fez um intercâmbio para os EUA e em 2011 fez outro para a Irlanda. Desde 2013 Fernanda se dedica a preparação online de alunos para as provas de proficiência do TOEFL e IELTS. Confira seu site!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados