InícioHistórias de Sucesso5 brasileiros famosos que estudaram no exterior

5 brasileiros famosos que estudaram no exterior

Gustavo Sumares - 04/11/2020
Comentários:

Estudar no exterior é o sonho de muitos brasileiros, e não é um sonho impossível de se realizar. De fato, é bem provável que você já tenha ouvido falar de alguns brasileiros famosos que estudaram fora. E muitos deles, ao contrário do que algumas pessoas imaginam, vieram de origens humildes. Eles conquistaram a oportunidade de estudar no exterior graças a muita dedicação e esforço, e não apenas com privilégios.

Se você também sonha em estudar fora, saiba que o Prep Estudar Fora — o curso gratuito da Fundação Estudar que te ensina, passo a passo, como entrar nas melhores universidades do mundo — está com inscrições abertas! E para te inspirar, listamos abaixo cinco brasileiros que você deve conhecer que já realizaram esse sonho. Confira!

5 brasileiros famosos que estudaram no exterior

Tábata Amaral

Crescida na periferia de São Paulo, Tábata Amaral estudou boa parte da vida em escolas públicas até se destacar em olimpíadas científicas e ganhar uma bolsa integral em um colégio de alto padrão da capital paulista.

Em 2012, com mentoria do Prep Estudar Fora, programa da Fundação Estudar que ajuda na aplicação para universidades do exterior (e que está atualmente com inscrições abertas!), Tabata Amaral conseguiu ser aceita para graduação em seis das melhores universidades do mundo: Caltech, Harvard, Columbia, Yale, Upenn e Princeton. Ela fez sua graduação em Harvard, nos Estados Unidos, estudando astronomia e ciência política. Atualmente é deputada federal por São Paulo, filiada ao PDT.

Hugo Barra

Natural de Belo Horizonte, Hugo Barra é atualmente vice-presidente da Oculus, empresa de realidade virtual comprada pelo Facebook em 2014. Já foi também vice-presidente internacional da empresa chinesa de celulares Xiaomi e vice-presidente da equipe do Google responsável pelo sistema operacional Android.

Sua carreira internacional em tecnologia, no entanto, começou no Brasil e foi alavancada por estudos no exterior. Após concluir o ensino médio no colégio Pitágoras, ele começou a graduação na Universidade Federal de Minas Gerais, mas depois foi para o MIT, onde concluiu a graduação e fez mestrado.

Joaquim Barbosa

Joaquim Benedito Gomes Barbosa foi ministro do Supremo Tribunal federal do brasil de 2003 até 2014, sendo que de 2012 a 2014 foi também presidente do tribunal. Antes disso teve uma longa carreira na administração pública, trabalhando no Ministério Público Federal e na consultoria jurídica do Ministério da Saúde, entre outros cargos.

Ele se formou em direito na Universidade de Brasília em 1979, mas em seguida passou vários anos estudando no exterior. Mais especificamente, fez mestrado e doutorado na Universidade de Paris-II (a universidade de Direito da Sorbonne).

Renan Ferreirinha

Natural de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha estudou no Colégio Militar do Rio. Apaixonado por educação e empreendedorismo, co-fundou o Formigueiro, o primeiro site de crowdfunding voltado a educação do Brasil, e o projeto Somar-inglês, curso de inglês para crianças carentes do Complexo de Lins, no Rio.

Foi aprovado em oito universidades dos Estados Unidos, incluindo Yale, Princeton, Brown e Columbia, mas optou por estudar em Harvard, onde fez a graduação em ciências políticas. Atualmente é deputado estadual do Rio de Janeiro pelo PSB.

Jorge Paulo Lemann

Um dos homens mais ricos do Brasil, o bilionário Jorge Paulo Lemann é formado pela Universidade Harvard, tendo graduado-se em Economia pela instituição em 1961. Segundo ele, Harvard foi importante para que ele entendesse a “importância das ideias” e passasse a ter visão de longo prazo.

Curiosamente, ele nem sempre foi um bom aluno da instituição. Jorge Paulo conta teve um desempenho pífio no primeiro ano da faculdade: “Foi um horror, morria de frio, tinha saudades da praia e não estava acostumado a estudar e nem a escrever muito. Era um dos piores alunos”. Assista:

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados