Um projeto: Fundação Estudar

Bolsas de Estudos

Quais são e como funcionam os programas de bolsas e financiamento

30.08.16

11 bolsas de estudo que encerram suas inscrições em setembro

calendário

Entre as oportunidades que encerram inscrições estão: intercâmbio, mestrado, doutorado e criação artística. Não perca tempo!

Setembro abre a temporada de inscrições para bolsas de estudo no exterior. Enquanto algumas das oportunidades, com início previsto para setembro de 2017, estão lançando seus editais, outras estão concluindo seus prazos de inscrição.

Quem procura tanto por cursos de curta duração como PhD vai encontrar oportunidades. Confira os prazos que se aproximam e não perca mais tempo!

Curta Duração

#1 Bolsas para Ensino Médio na Itália

A organização internacional AFS está com inscrições abertas para o programa de bolsas de intercâmbio cultural na Itália. Voltado para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas ou estudantes que sejam bolsistas em escolas particulares, o programa oferecerá 5 bolsas de estudo para um período de seis meses na Itália. As inscrições ficam abertas até o dia 7 de setembro. Veja mais informações aqui.

#2 Bolsa para Intercâmbio Fórmula Santander

Estão abertas até o dia 20 de setembro as inscrições para o “Programa de Bolsas Fórmula Santander”, realizado pelo Santander Universidades. Serão ofertadas 100 bolsas de estudo no valor de 5 mil euros a estudantes de graduação e pós-graduação que desejem estudar no exterior por um período de seis meses. São elegíveis alunos de universidades parceiras, confira detalhes aqui.

#3 Bolsa de Estágio para Jornalistas na Alemanha

Desde 1997, a Internationale Journalisten-Programme (IJP) organiza um programa de intercâmbio para que jornalistas latino-americanos possam ter uma experiência de trabalho na Alemanha. A bolsa oferecida é no valor de 3600 euros. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro. Confira detalhes aqui.

 

Pós-Graduação

#4 Bolsa para MBA em Oxford

A escola de negócios da Universidade de Oxford, na Inglaterra, está com inscrições abertas para a Skoll Scholarship. A bolsa é direcionada para candidatos ao MBA que tenham interesse e histórico de atuação na área de impacto social. As inscrições são feitas em rodadas – o primeiro prazo se encerra em 9 de setembro.

#5 Bolsa para mestrado e PhD na Austrália

Programa da Universidade de Newcastle oferece anuidade integral e auxílio de 26 mil dólares para estudantes que realizem projeto de pesquisa na instituição. Inscrições até 15/09! Confira detalhes aqui.

#6 Bolsa para Criação Artística no México

O Governo do México está com inscrições abertas para o seu programa de Bolsas para Criação Artística. Os benefícios são para artistas com experiência comprovada na área (que pode ser vídeo, animação, cinema, artes plásticas…) em que desejem realizar um projeto no México, sob orientação ou supervisão de um artista local. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro, saiba mais!

#7 Bolsa para Mestrado na Dinamarca

A Universidade de Aarhus, segunda maior da Dinamarca, está com inscrições abertas para a sua bolsa “Future Cropping – Danish Innovation Scholarships“. A iniciativa oferece quatro bolsas de estudos para dois anos de mestrado nas áreas de ciência e tecnologia. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro.

#8 Bolsa da Comissão Europeia para pesquisadores

As MSCA voltam-se para as ciências, mas não têm limitação de área específica. No caso do Brasil, entretanto, a Comissão destaca campos prioritários, como pesquisas em bioeconomia, segurança alimentar, agricultura sustentável e energia, entre outras áreas de atuação. As inscrições variam de acordo com a área, mas os próximos prazos se encerram no dia 14 de setembro.

#9 Bolsa para pesquisa na Alemanha

A Fundação Alexander von Humboldt — que promove a cooperação entre acadêmicos do exterior e da Alemanha — está com inscrições abertas para o programa German Chancellor Fellowship, que concede bolsas para um ano de pesquisa na Alemanha. As inscrições vão até o dia 15 de setembro.

#10 Bolsa para Mestrado na China

Estão abertas até o dia 15 de setembro as inscrições para o programa Schwarzman Scholars, que oferece bolsas de estudos integrais para cursos de mestrado na Universidade de Tsinghua, localizada em Pequim. O mestrado tem a duração de um ano e é possível escolher entre três áreas de estudo: Políticas Públicas, Economia e Negócios, e Estudos Internacionais. Não é necessário ter formação prévia em nenhuma dessas áreas para concorrer, nem dominar mandarim, já que todas as aulas serão em inglês. Confira detalhes aqui!

#11 Bolsa para Pós-Graduação no México

A Secretaria de Relações Exteriores do México, através da Agência Mexicana de Cooperação para o Desenvolvimento (AMEXID), está com inscrições abertas até 23 de setembro para as “Bolsas de Excelência do Governo do México para Estrangeiros”. São oferecidas bolsas para cursos de especialização, mestrado, doutorado e pesquisa, bem como programas de mobilidade acadêmica para licenciatura e pós-graduação, em mais de 90 Instituições de Ensino Superior do México. Saiba mais aqui!

 

Leia também:
Inscrições abertas para as bolsas Chevening, do Reino Unido
O Ciência sem Fronteiras acabou? Entenda a atual situação do programa
Bolsa para Graduação e Pós-Graduação na Coréia do Sul

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas