Um projeto: Fundação Estudar

Intercâmbio

O que você precisa saber para ter uma experiência de estudos em outro país

10.08.16

Bolsa de intercâmbio para jovens jornalistas na Alemanha

intercâmbio para jornalistas

Programa oferece bolsa para que jornalistas atuem como redatores visitantes por três meses na Alemanha; Inscrições até 15/09.

Desde 1997, a Internationale Journalisten-Programme (IJP) organiza um programa de intercâmbio para que jornalistas latino-americanos possam ter uma experiência de trabalho na Alemanha, e profissionais alemães na América Latina. As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro.

Os selecionados, que serão comunicados em novembro, participam de uma semana de orientação em Berlim, onde assistem a seminários e palestras, e conhecem os alemães que farão o mesmo programa na América Latina. Depois, ficam dois meses e meio (entre fevereiro e abril de 2017) trabalhando como redatores-visitantes em um veículo de comunicação alemão. A bolsa oferecida é no valor de 3600 euros – com esse dinheiro, o participante deverá cobrir a maior parte de seus gastos: viagem, alojamento e alimentação.

O programa é dirigido a jornalistas formados, que tenham entre 25 e 35 anos e conhecimentos da língua alemã (em casos excepcionais, fluência em inglês pode compensar a falta desse requisito). Os selecionados deverão possuir vínculo com um veículo de comunicação brasileiro (jornal, revista, televisão, rádio ou internet).

O processo de seleção inclui envio de currículo (em alemão), foto, cópias de três artigos ou reportagens (em português) que mostrem sua capacidade profissional, uma carta de motivação (em alemão ou português) e uma carta de recomendação do editor-chefe de seu veículo de comunicação (em português).  Não é necessário enviar comprovante de proficiência, mas o currículo deverá comprovar de alguma forma os conhecimentos de idiomas exigidos.

As candidaturas devem ser enviadas por e-mail ao setor de imprensa da Embaixada da Alemanha em Brasilia ou ao Consulado da Alemanha mais próximo do local onde mora (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou Recife). O material deve ser organizado, em um arquivo único com todos os documentos em formato PDF.

Saiba mais no site do IJP ou leia aqui o edital completo

 

Leia também:
Dança, teatro e jornalismo: os novos cursos de Harvard
Bolsista dá dicas sobre a candidatura para as bolsas Chevening, do Reino Unido
8 mestrados de graça (ou quase) no exterior na área de humanas

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas