//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoJá pensou em estudar no México? Confira bolsas abertas para pós-graduação

Já pensou em estudar no México? Confira bolsas abertas para pós-graduação

Lecticia Maggi - 31/05/2016
Comentários:

Estudantes brasileiros interessados em fazer uma pós-graduação no México podem se beneficiar de duas bolsas oferecidas pelo governo do país e pela Organização dos Estados Americanos.

A bolsa nacional, oferecida pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT), tem inscrições abertas até 4 de novembro. Podem se candidatar estudantes previamente inscritos em um dos programas de pós-graduação (mestrado, doutorado e especialização) registrados no PNPC, o programa nacional de pós graduação de qualidade do México.

A bolsa oferece uma ajuda de custo mensal, seguro saúde e sua duração varia de acordo com o tempo do curso. Para se candidatar, é necessário primeiramente inscrever-se para o programa desejado na instituição de ensino. Uma vez aceito, a solicitação de bolsa deve ser enviada, com os documentos solicitados, ao coordenador do curso, que a validará e enviará para a CONACYT. Também é necessário enviar diretamente ao site da CONACYT um currículo atualizado.

Outra opção para quem deseja fazer uma pós-graduação são as bolsas oferecidas pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em parceria com a Secretaria de Relações Exteriores (SRE) do México. Estas bolsas são voltadas a estudantes que desejem estudar em qualquer um dos países-membro da OEA (exceto seu país de origem) e cobrem, além da anuidade do curso e despesas pessoais, também o deslocamento do estudante do país de origem, podendo chegar a 30 mil dólares anuais.

Os procedimentos de candidatura variam de acordo com a instituição. Após o aceite para o programa desejado, é necessário enviar por e-mail os documentos solicitados – entre eles, cartas de recomendação e um formulário de inscrição. Quem deseja iniciar o curso entre janeiro e abril de 2017 deve enviar os documentos requeridos até 30 de novembro deste ano. Para quem inicia os estudos depois de abril de 2017, o prazo para a entrega de documentação vai até o dia 31 de maio do ano que vem.

Podem se candidatar estudantes matriculados em um dos cursos de mestrado, doutorado e especialização em qualquer área, exceto medicina e cursos de idiomas.

Bolsas OEA para o Instituto de Monterrey

A OEA também está com um edital aberto para estudantes já aceitos para os programas no Instituto Tecnológico de Monterrey. A candidatura à bolsa pode ser realizada através do site até o dia 11 de junho – é necessário enviar uma carta de aceite da universidade, uma carta de recomendação e duas redações.

As bolsas cobrem 100% da anuidade dos programas de mestrado ou doutorado nas áreas de Humanas, Ciências, Engenharia, Ciências Sociais, Administração e Políticas Públicas. Os 10 primeiros selecionados também receberão um auxílio financeiro no valor de 1,8 mil dólares para instalação no país. O resultado da seleção será divulgado no dia 17 de junho.

 

* Foto: Instituto Tecnológico de Monterrey / Crédito: Nathaniel C. Sheetz, CC BY-SA 3.0

Leia também:
Confira 10 bolsas de estudo para você se inscrever em junho
México: destino pouco óbvio (e incrível) para aprender espanhol
Descubra como bancar sua pós graduação no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados