InícioBolsas de EstudoConheça 8 programas de bolsa para estudar na Alemanha

Conheça 8 programas de bolsa para estudar na Alemanha

Priscila Bellini - 23/05/2018
Comentários:

Quem busca uma bolsa para estudar na Alemanha tem no Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) um aliado. Afinal, o órgão de financiamento disponibiliza todos os anos uma lista extensa de cursos disponíveis no país, que contam com apoio financeiro generoso. Não raro, estão cobertos gastos como anuidade, manutenção no país, passagens aéreas e seguro-saúde.

Para quem deseja ter uma ideia dos programas que abrem anualmente, basta recorrer ao site do DAAD ou acompanhar a abertura dos editais pelo Estudar Fora. Se a área de interesse tem a ver com desenvolvimento sustentável, entretanto, há diversas oportunidades que abrem inscrições ainda este ano.

Conheça 8 programas de bolsa para estudar na Alemanha e programe-se

#1 Bonn International Graduate School for Development Research

O Center for Development Research oferece, desde 1999, um programa de doutorado ministrado em inglês e com abordagem interdisciplinar a temáticas de desenvolvimento. Temas como o combate a fome e à pobreza, e o uso de recursos naturais podem ser abordados em salas de aula e na bancada de pesquisa, por alunos de diferentes áreas de formação.

Todos os anos, a Universidade de Bonn seleciona entre 30 e 35 estudantes, que devem ter um mínimo de dois anos de experiência profissional e um excelente desempenho acadêmico anterior, em especial no curso de mestrado. Para iniciar o doutorado em 2019, os alunos devem se inscrever até 31 de agosto deste ano.

A candidatura exige uma listagem de documentos, que incluem desde a carta de motivação até um resumo da dissertação produzida pelo estudante durante o mestrado.

#2 Energy and Environmental Management in Developing Countries

Segundo a Universidade de Flensburg, o programa de mestrado tem como norte o sétimo objetivo de desenvolvimento sustentável estabelecido pelas Nações Unidas: energia limpa e acessível para todos. Ao longo de 18 meses, os estudantes aprendem desde conceitos básicos de áreas como macroeconomia até campos da engenharia ligados a setores energéticos.

Durante o curso, os alunos dedicam-se a pensar soluções para problemas reais e têm a chance de desenvolver atividades como estágios supervisionados e pesquisa de campo. O prazo de candidatura vai até 15 de setembro e, entre os pré-requisitos, estão proficiência em inglês (comprovada por testes como TOEFL ou IELTS) e experiência profissional prévia, de no mínimo dois anos.

#3 SPRING – Regional Development Planning and
Management

A iniciativa existe desde 1984 e foi estabelecida entre a TU Dortmund University, na Alemanha, e quatro outras universidades do mundo. Fazem parte do programa a Universidade de Ciência e Tecnologia Kwame Nkrumah, em Gana, a Universidade das Filipinas, a Universidade Ardhi, na Tanzânia, e a Universidad Austral de Chile.

O programa de mestrado envolve áreas de planejamento urbano e administração, em países de África, Ásia e América Latina. Os alunos dedicam-se a temas que vão do planejamento “macro-regional” até o comunitário, tendo em vista os desafios reais existentes nos países em desenvolvimento. Para os interessados em fazer o curso em 2019, as inscrições vão até 1 de outubro.

#4 Agricultural Sciences and Resource Management in the Tropics and Subtropics

O programa oferecido pela Universidade de Bonn permite uma abordagem interdisciplinar e sustentável à agricultura. Segundo a instituição, para formar profissionais competentes na área, é necessário conciliar conhecimentos biofísicos e socioeconômicos – e o mestrado dá conta disso.

Durante dois anos de formação, os estudantes podem se especializar em três áreas: ecossistemas, aspectos moleculares e fisiológicos e abordagem socioeconômica ao gerenciamento de recursos. Para se inscrever no mestrado, é necessário enviar, até 15 de setembro, documentos como carta de motivação, currículo em inglês e duas cartas de recomendação, além da comprovação de proficiência em inglês.

#5 Agricultural Economics, Bioeconomy and Rural Development

Essa é mais uma bolsa para estudar na Alemanha, com apoio do DAAD, que se volta a estudantes interessados em agricultura. Nesse caso, no nível de PhD, em que os alunos podem analisar aspectos micro e macroeconômicos, além dos ligados ao manejo de recursos e ao meio ambiente.

Apesar de ser promovido por duas universidades alemãs, a Justus-Liebig University Giessen e a Universidade de Hohenheim, o curso estabelece como um de seus componentes essenciais um período de pesquisa no país de origem do aluno.

O prazo para inscrição é 30 de novembro e os candidatos devem submeter uma lista de materiais, como publicações acadêmicas e uma proposta de pesquisa, até a data limite.

#6 Mestrados em gestão de recursos

O Institute for Technology and Resources Management in the Tropics and Subtropics, que integra a TH Köln – University of Applied Sciences, oferece três programas distintos. O primeiro, em Manejo de Recursos Naturais e Desenvolvimento, o segundo, em Gestão Integrada de Recursos Hídricos, e o terceiro, em Gestão de Energia Renovável.

Para se inscrever, é necessário submeter a candidatura até 30 de setembro, levando em conta que o curso começa no ano posterior. Apesar de ser ministrado em inglês, o programa exige que o estudante faça dois meses de alemão, para se adaptar melhor ao país.

#7 International Health 

Há dois programas de mestrado ligados à área de saúde que integram as iniciativas do DAAD em desenvolvimento sustentável. O primeiro deles acontece na capital alemã, graças à parceria entre a Universidade Livre de Berlim e a Humboldt Universidade de Berlim, e o segundo foi lançado pela Universidade Heidelberg.

Para ambos, a proposta é reunir em uma mesma sala de aula profissionais diversos, como médicos, gestores públicos focados em saúde, diretores de hospitais e de ONGs. Um ambiente tão diverso serve para propor soluções e garantir acesso a saúde às populações mais pobres.

Para se candidatar, é necessário enviar a candidatura à universidade responsável pelo programa até 15 de outubro.

#8 LL.M. in Intellectual Property and Competition Law

Esse é um programa de mestrado em Direito oferecido pelo Munich Intellectual Property Law Center, centro alemão comandado por quatro instituições de ensino (o Max Planck Institute for Innovation and Competition, a Universidade de Augsburg, a Universidade Técnica de Munique e a George Washington University).

O curso, que seleciona 38 alunos anualmente, inclui discussões baseadas em Common Law e Civil Law, além de disciplinas como economia e administração de empresas. Para se inscrever, é necessário submeter os documentos exigidos – como comprovante de proficiência e carta de motivação – até 15 de outubro.

Para saber mais sobre programas de bolsa para estudar na Alemanha, basta acessar o site do DAAD e filtrar as informações por área de interesse.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados