InícioBolsas de EstudoFundação alemã oferece bolsas de estudo para “líderes do amanhã”

Fundação alemã oferece bolsas de estudo para “líderes do amanhã”

Marcela Marcos - 16/03/2021
Comentários:

Já estão abertas as inscrições para o programa anual de uma das instituições mais renomadas da Alemanha para apoio à pesquisa. A Fundação Alexander von Humboldt – que promove a cooperação acadêmica entre cientistas de excelência e acadêmicos do exterior – concede bolsa por um ano, do German Chancellor Fellowship, para estudar no país europeu. O prazo de candidatura termina em 15 de setembro.

Com uma rede composta por mais de 28 mil ex-bolsistas, a iniciativa busca profissionais do Brasil, dos Estados Unidos, da Rússia, Índia e China, que sejam potenciais “líderes do amanhã”. É necessário que os candidatos(as) já tenham atuado em áreas como administração pública e negócios, política, sociedade e cultura. A ideia é que os bolsistas sejam capazes de promover um diálogo intercultural e se engajar para solucionar “os problemas globais do nosso tempo”.

Leia mais: Academia alemã oferece bolsa de 1.200 euros por mês para projetos de pesquisa

Os selecionados terão um curso intensivo de alemão, além de poder contar com mentoria para desenvolver pesquisa em instituições de ensino da Alemanha. 

Critérios de seleção à German Chancellor Fellowship

Os interessados(as) devem ter nacionalidade brasileira e diploma de curso de graduação concluído pelo menos doze anos antes do início da bolsa (1º de outubro de 2022), além de experiência inicial de liderança comprovada. É necessário ter proficiência em inglês e/ou alemão e apresentar um projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante um ano, detalhado e elaborado de forma independente. O plano de pesquisa deve ser previamente discutido com um representante de uma instituição alemã.

Também será preciso enviar o histórico acadêmico e profissional, além de uma carta de motivação e duas cartas de recomendação. Aqueles que já tenham sido apoiados anteriormente pela Fundação Alexander von Humboldt não são elegíveis.

O que o programa alemão oferece

O valor da bolsa de estudos da German Chancellor Fellowship varia entre 2,170 mil a 2,770 mil euros mensais, conforme as qualificações do candidato. O programa inclui, ainda, um subsídio para custear as despesas de viagem pela Alemanha, além de uma contribuição para seguro saúde.

Leia mais: Conheça 8 programas de bolsa para estudar na Alemanha

A estada no país europeu começa com um curso intensivo de alemão, obrigatório, de dois meses. Dependendo do conhecimento que o selecionado tenha no idioma, a Fundação Alexander von Humboldt pode conceder um curso adicional. 

Já o desenvolvimento da pesquisa, em si, começa com um seminário introdutório de quatro semanas em Bonn e Berlim – que proporciona as mais variadas experiências sobre a vida social, política, econômica e cultural na Alemanha – e mais onze meses de trabalho individual. 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados