InícioBolsas de EstudoPrograma PEARL oferece bolsas de doutorado na França

Programa PEARL oferece bolsas de doutorado na França

Redação do Estudar Fora - 17/03/2021
Comentários:

Por Cissa Moreira

 

O PEARL (Programme for Early-stage Researchers in Lille) oferece 13 bolsas integrais de doutorado para pesquisas interdisciplinares na cidade de Lille, França. Os candidatos selecionados receberão 1.600 euros por mês, além de uma ajuda de custo para viagem, instalação e família. As inscrições se encerram no dia 31 de março.

Financiado pela Comissão Europeia, em parceria com a Agência Nacional de Pesquisa Francesa, o programa PEARL busca estudantes de doutorado ao redor do mundo para integrar as unidades de pesquisa da Universidade de Lille, Fondation I-SITE Université Lille Nord-Europe, que representa 14 instituições.

Os candidatos podem escolher uma das 16 linhas de pesquisa que apresentam temas diversos, tais como: “Precision Human Health”, “Science for a Changing Planet” e “Human-Friendly Digital World” – em tradução livre, “Saúde Humana Precisa”, “Ciência para um Planeta em Transformação” e “Mundo Digital Amigável ao Homem”. 

Leia também: Quais são as melhores novas universidades do mundo?

Como parte das ações de fomento à pesquisa na França, a iniciativa financiará os alunos de doutorado por um período de 3 anos, a partir de 1º de setembro de 2021. Os bolsistas receberão um salário líquido no valor de 1.600 euros, além da quantia de 530 euros mensais, como ajuda de custo para cobrir as principais despesas do pesquisador com mobilidade, instalação e família, em Lille. 

Quem pode se candidatar?

De acordo com o edital do programa, são aceitas candidaturas de todas as nacionalidades, contanto que o pesquisador não tenha morado na França por mais de 12 meses nos últimos três anos, entre 31/03/2018 a 31/03/2021 – período que antecede a convocação. 

Além disso, os candidatos não podem ter títulos de doutores; devem ter concluído o mestrado ou grau universitário equivalente e estarem na fase inicial (4 primeiros anos) de suas carreiras como pesquisadores. 

Como fazer a inscrição para o programa PEARL

Os estudantes interessados devem enviar os dossiês de candidatura via e-mail: [email protected], até o dia 31 de março. Após uma avaliação, os candidatos selecionados serão entrevistados por videoconferência (entre 12 e 24 de abril). Ao final do processo, os alunos aprovados serão contemplados com uma bolsa integral de doutorado, concedida a partir de setembro de 2021. 

Confira todas as informações sobre as bolsas de estudo e o edital completo no site do programa PEARL. Você também pode tirar as principais dúvidas sobre o processo de admissão através do FAQ (em inglês). O prazo limite para envio das candidaturas é 31 de março de 2021.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados