InícioBolsas de EstudoFullbright lança bolsas de cinco meses para professores de inglês da rede...

Fullbright lança bolsas de cinco meses para professores de inglês da rede pública

Marcela Marcos - 15/03/2021
Comentários:

A Comissão Fulbright abriu inscrições para o DAI (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers), programa de bolsas para professores de inglês da rede pública. As inscrições estão abertas para candidatos de 6 estados brasileiros e o prazo para se candidatar varia conforme cada um deles.

Com duração de um semestre acadêmico em uma universidade dos Estados Unidos, a iniciativa oferece desde treinamento intensivo em metodologias de ensino, até o uso de tecnologias próprias para lecionar, além de um estágio supervisionado em uma escola do ensino médio – tudo com despesas pagas. As aulas serão ministradas entre dezembro e agosto de 2022.

Quem pode se candidatar

Para ser elegível ao programa de bolsas para professores de inglês, é necessário ter licenciatura em Letras/Inglês (concluída após 31 de dezembro de 2010) e ser docente efetivo do idioma no ensino médio, com pelo menos metade de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino regular. 

Também é necessário ser cidadão brasileiro e ter no mínimo cinco anos de prática de ensino de inglês depois de se formar. Outro pré-requisito é ter proficiência no idioma.

A Comissão Fullbright dará prioridade a quem tiver pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior.

Como se inscrever

A inscrição deve ser feita por meio da Secretaria Estadual de Educação dos Estados participantes, que, nesta edição, são Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Sergipe. A partir do cadastro, cada Pasta poderá indicar até quatro professores para a seleção nacional, que será conduzida pela Comissão Fulbright Brasil. O envio das informações dos selecionados deve ocorrer até 26 de abril.

A avaliação local é feita com base em um formulário assinado e carimbado pela escola em que o candidato leciona, e em seu currículo resumido – tudo isso em inglês. O programa orienta que os interessados entrem em contato com os responsáveis por cada secretaria por email para se informar sobre o prazo de inscrição.

Serão escolhidos 30 professores brasileiros para a realização gratuita do teste TOEFL iBT.

Quais os benefícios das bolsas para professores de inglês

O programa DAI cobre diversas despesas, como custos de viagens para participar de um seminário de orientação no Brasil, passagem de ida e volta para os Estados Unidos, hospedagem (em residência universitária compartilhada) e até mesmo apoio financeiro para alimentação e compra de materiais. A iniciativa também oferece visto de intercâmbio J-1 e seguro-saúde.

Já com relação às vantagens em termos de desenvolvimento profissional, a principal delas é a oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado norte-americano solicitando apoio financeiro par a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido no país. Os professores bolsistas também participam de um seminário de encerramento em Washington D.C.

Para ter mais informações sobre as bolsas para professores de inglês, tirar dúvidas e conferir depoimentos de ex-participantes, basta acessar o site da Fullbright.

Meu Estado não está na lista do DAI 2021, e agora?

De acordo com a Comissão, sem a parceria das Secretarias Estaduais de Educação na primeira etapa de seleção, o programa não é viável. Entretanto, caso o Estado não esteja na lista dos participantes, o interessado deve entrar em contato com a Pasta e manifestar seu interesse. O órgão interessado, então, deverá enviar, até hoje, 15 de março, uma mensagem para o CONSED, com cópia para o email [email protected], confirmando a adesão ao programa e indicando o coordenador responsável.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados