InícioBolsas de EstudoAcademia alemã oferece bolsa de 1.200 euros por mês para projetos de...

Academia alemã oferece bolsa de 1.200 euros por mês para projetos de pesquisa

Gustavo Sumares - 25/03/2019
Comentários:

A Akademie Schloss Solitude está com inscrições abertas para seu programa de residência internacional. O programa oferece bolsas para a Alemanha e tem o objetivo de permitir aos residentes escolhidos que se dediquem a seus projetos de pesquisa sob condições materiais e intelectuais favoráveis, nas palavras da própria academia. As inscrições vão até 30 de abril.

Os participantes escolhidos para a residência receberão um espaço de habitação e trabalho em Stuttgart, na Alemanha, com todos os custos pagos pela academia. Além disso, a instituição também oferecerá um estipêndio mensal de 1.200 euros por mês, e cobre as despesas de viagem até a cidade. Em alguns casos, a academia também oferece seguro de saúde e fundos extras para a compra de materiais para o projeto.

No total, a Akademie Schloss Solitude mantém 45 “estúdios” — espaços onde os residentes podem viver e trabalhar. E, segundo o edital do programa, também é possível acomodar cônjuges, parentes ou parceiros nessas instalações, contanto que eles cumpram os requisitos de entrada no país.

Processo de candidatura

A residência é voltada para artistas e pesquisadores que atuem em uma das seguintes esferas: Visual (pintura, escultura, cinema), Auditiva e física (música, performance, dança, teatro), Digital (arte digital, jogos, programação, jornalismo digital),  Espacial (arquitetura, urbanismo, design, moda), Textual (literatura, ensaios, tradução), Societal-Comunal (crítica e educação artística, curadoria, arte engajada) e Científica (filosofia, antropologia, biologia, botânica, matemática, ciência da computação, história, direito, entre outros). Mais detalhes sobre as áreas às quais a residência é voltada podem ser vistos no edital do programa.

O programa acontecerá entre outubro de 2020 e junho de 2021. De acordo com a Akademie, o foco desse período de residência será o tema “Mutações”. Os trabalhos propostos, portanto, devem se relacionar (ainda que remotamente) com esse tema. Podem ser desde uma pesquisa sobre como as redes sociais estão mudando as relações interpessoais até uma obra de arte de caráter transitório, passando por um estudo de como as mudanças climáticas estão alterando certas espécies de plantas.

A idade máxima para os candidatos é de 40 anos, e pessoas atualmente cursando graduação ou mestrado não podem se candidatar (embora alunos de doutorado possam). Para se candidatar, é necessário enviar um resumo do projeto (de até 250 palavras), um portfólio ou CV demonstrando trabalhos já realizados, e um pequeno ensaio relacionado ao tema de “Mutações” (com até 1000 palavras). Os documentos devem ser enviados em inglês ou alemão até o dia 30 de abril.

Sobre a Akademie

A Akademie Schloss Solitude é um programa internacional de residências que já apoiou mais de 1.400 artistas e pesquisadores de mais de 120 países desde que começou a funcionar em 1990. A ideia dela é criar uma rede de pessoas de diversos saberes que possam contribuir para o entendimento interdisciplinar de questões contemporâneas. Ela funciona nos edifícios anexos ao “Castelo da Solidão”, o edifício que aparece na foto acima, um palácio construído no século XVIII.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados