//username of moderater
Fundação Estudar
InícioConhecimentos geraisMelhores universidades do mundo ficam para trás em ranking de Engenharia de...

Melhores universidades do mundo ficam para trás em ranking de Engenharia de Software

Marcela Marcos - 10/07/2022
Comentários:

Um resultado surpreendente: foi assim que a platafotma CodeSignal classificou seu próprio ranking anual de universidades mais recente, feito com base no desempenho dos alunos. Isso porque instituições de ensino superior tradicionais em áreas como Ciência da Computação e Engenharia de Software, como Stanford e Berkeley, não são as primeiras colocadas da lista.

Elencadas à frente das duas prestigiadas universidades estão escolas como University of Virginia Charlottesville (1º), que foi a melhor colocada, e Swarthmore College (10º). Entretanto, nenhuma delas é famosa por seus programas de graduação em Ciência da Computação. Stanford ficou com a 13ª posição e Berkeley apareceu em 17º lugar.  

O que é codesignal?

O CodeSignal é uma plataforma que contempla uma avaliação técnica que costuma ser utilizada por empresas para medir as competências dos candidatos a vagas de engenharia de software. Na prática, o teste aplicado funciona como o popular SAT, porém, voltado para a codificação. As habilidades medidas vão desde conhecimentos básicos em programação, até tarefas mais interativas de escrita de código.

Já o relatório anual da CodeSignal classifica as universidades com base no desempenho dos alunos neste exame. A plataforma estima que mais de 50% dos estudantes de graduação dos EUA que se formam em Ciência da Computação adotam seu teste. Entre as companhias que utilizam o resultado como requisito de contratação estão gigantes da tecnologia como Meta, Uber, Zoom e Asana.

Pontuação do Codesignal

Os pontos no exame do CodeSignal variam de 600 a 849, sendo que o resultados acima de 800 indicam excelentes habilidades em resolução de problemas ligados a sofware. A lista de classificação das universidades (no report anual) leva em conta o percentual de estudantes da instituição que obtiveram notas acima deste patamar, em relação ao total de alunos. Na UVA Charottesville, a primeira colocada do ranking, o percentual foi de 43%, enquanto os 22% de Swarthmore ficam logo acima de Stanford e no mesmo nível do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).

Relatório do Codesignal versus rankings tradicionais: quais as diferenças

Segundo reportagem do site Protocol, especializado em tecnologia, treinar candidatos a vagas competitivas em tech propondo problemas práticos é o diferencial  do CodeSignal. Os rankings universitários tradicionais costumam calcular o sucesso do programa de graduação com base em atributos como taxas de empregabilidade, reputação entre colegas e financiamento estudantil. Já o report do CS é mais focado. 

“Você pode encontrar um monte de engenheiros de software incríveis na University of Central Missouri, que forma mais graduados em CS do que Stanford e Harvard juntas. As empresas gastam milhões e milhões de dólares perseguindo graduados das Ivy Leagues, e às vezes nem recrutam de outras escolas”, afirmou Tigran Sloyan, CEO e cofundador da plataforma, à reportagem. “Acho que desmascarar o mito de que as melhores pessoas só vão para as melhores escolas é uma mensagem tão importante para todos: para empresas, pais, alunos”, disse o executivo.

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados