InícioIntercâmbioComo é fazer intercâmbio na Noruega? Saiba tudo sobre a experiência

Como é fazer intercâmbio na Noruega? Saiba tudo sobre a experiência

Priscila Bellini - 06/10/2020
Comentários:

Já pensou em fazer intercâmbio na Noruega, mas não sabe o que esperar do país? Em poucas palavras, é possível descrever a Noruega como o país da qualidade de vida. Com um dos maiores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, é referência em igualdade social, segurança, longevidade, sustentabilidade e educação. Não à toa, a ONU a considera uma das quatro nações mais felizes do mundo.

O país tem uma população bem reduzida, se comparada ao Brasil. São, ao todo, 5,3 milhões de habitantes. Por isso, a Noruega procura profissionais estrangeiros para suprir a demanda em áreas como as de engenharia, principalmente aqueles que atuam nas áreas de perfuração, automação, hidráulica, mecânica e mecatrônica. A procura também é grande, em especial, nas indústrias de petróleo, gás e naval. Além disso, há oportunidades para médicos, enfermeiros e profissionais de educação.

Outra característica que torna o país – assim como outros países nórdicos – ainda mais atrativo para quem está planejando estudar fora: seu sistema de educação público é gratuito, até mesmo para estrangeiros. Se a intenção é fazer intercâmbio na Noruega, já pode retirar do planejamento o dinheiro destinado às tuitions. E o melhor é que há mais de 200 cursos universitários oferecidos em inglês, a maioria deles de mestrado e doutorado.

No entanto, é preciso lembrar que a Noruega tem um dos custos de vida mais altos do mundo. Ou seja, embora estudar em uma universidade possa sair de graça, o intercambista ainda precisa arcar com acomodação, alimentação e transporte, por exemplo.

Como funciona o ensino superior na Noruega?

De acordo com o site studyinnorway.no, “universidades públicas da Noruega não cobram, por padrão, anuidade de qualquer estudante, incluindo estudantes internacionais. Isto se aplica para todos os níveis, incluindo graduação, mestrados e PhD. No entanto, os estudantes deverão pagar uma taxa semestral de manutenção que varia entre 300 e 600 coroas norueguesas”, o que dá cerca de R$ 150 a R$ 300 na cotação atual.

Comparando com os valores de anuidade de universidades americanas e inglesas, e até mesmo com universidades particulares do brasil, estas 600 coroas – ou 300 reais – são um valor simbólico. O custo de vida no país, porém, é considerado um dos mais altos do mundo. Estima-se que um estudante possa gastar entre 7 e 9 mil coroas por mês, equivalente a aproximadamente 3,5 a 4,5 mil reais.

Algumas universidades podem cobrar anuidade de alguns programas específicos – geralmente a nível de mestrados e especializações. Mesmo neste caso, estudantes internacionais pagam exatamente o mesmo valor de estudantes noruegueses. Além disso, há um grande número de programas ministrados inteiramente em inglês, especialmente a nível de mestrado e PhD.

Quer fazer intercâmbio na Noruega mas não sabe como arcar com os custos? Uma opção autorizada pelo governo local é a de trabalhar em horário reduzido durante o ano letivo, por 20 horas semanais. No verão, a jornada disponível aumenta e os alunos estrangeiros têm a opção de trabalhar mais tempo.

Intercâmbio na Noruega: como funciona o visto de estudante?

Para requisitar o visto de estudante ao governo norueguês, o aluno precisa apresentar documentos como a carta de aceitação de sua universidade e comprovante de residência no país. Além disso, deve depositar, em uma conta bancária da Noruega, o valor estimado para sobreviver ao longo de todo o ano acadêmico, que é cerca de USD 11.700.

Também é possível recorrer a bolsas de estudos para estudar no país. O programa Mobility Grant for Norwegian Language and Literature, por exemplo, oferece USD 1.200 mensais a alunos que desejam estudar a cultura norueguesa por um a três meses no país.
Intercâmbio na Noruega durante o verão

Uma das iniciativas que atraem estrangeiros na Noruega, para cursos curtos, é a da International Summer School (ISS), na Universidade de Oslo. A ISS oferece cursos curtos de graduação e mestrado, em inglês e norueguês, e é realizada no verão, período que vai de junho a agosto. As bolsas incluem taxas de matrícula, materiais de leitura e um cartão de transporte da cidade. Além disso, pode incluir, no caso de estudantes de disciplinas de mestrado, um auxílio financeiro que cubra as passagens aéreas até Oslo. Despesas com acomodação e alimentação, portanto, não estão incluídas.

Desde 1947, mais de 30 mil estudantes de 150 países já participaram da International Summer School da Universidade de Oslo. Nos últimos anos, são selecionados cerca de 600 estudantes para cada edição – sendo aproximadamente 50 destes bolsistas.

Quais são as melhores universidades da Noruega?

A Universidade de Oslo já é reconhecida pela sua qualidade de ensino e é a melhor colocada em rankings internacionais. Em 2015, o ranking da Times Higher Education a considerou a 135ª melhor do mundo, e a sétima dos países nórdicos. A instituição possui aproximadamente 27 mil estudantes e é a única universidade do mundo que já esteve envolvida em uma premiação do Nobel – o Nobel da Paz foi concedido no átrio da Universidade entre 1947 e 1989.

Em segundo lugar entre as instituições norueguesas, está a Universidade de Bergen, localizada na segunda maior cidade do país. Ao todo, a universidade tem mais de 16 mil estudantes, e por volta de 1500 são estrangeiros. Como a maioria das instituições de ensino superior da região, Bergen não cobra tuition, apenas um valor simbólico por semestre. Com sete faculdades, Bergen agora ganha força também com programas multidisciplinares de mestrado.

Já a Norwegian University of Science and Technology é o destaque em formação técnica de engenheiros, e fica em terceiro lugar nos rankings internacionais. Com nove faculdades, e 56 departamentos, a NTNU se destaca pela parceria com indústrias e empresas locais e de outros países.

Intercâmbio na Noruega durante o ensino médio

Outra opção para quem deseja estudar na Noruega está nos United World Colleges (UWC), colégios internacionais localizados em diversos países, que têm como missão promover a paz e a compreensão entre os povos por meio da educação. O UWC oferece bolsas parciais e integrais de estudo a jovens que tenham entre 15 e 18 anos de idade e estejam no primeiro ou segundo ano do ensino médio.

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do UWC. O processo seletivo é composto por três etapas: após a inscrição e o preenchimento de um formulário de apresentação pessoal, os estudantes realizam provas objetivas de Português, Matemática, Lógica e Conhecimentos Gerais, além de uma redação. Na segunda etapa, são entrevistados por ex-alunos das instituições.

A última fase consiste num período de convivência de três dias, em que várias dinâmicas de grupo são utilizadas para conhecer melhor os candidatos.

Mestrado em Negócios Internacionais na Noruega

Para quem deseja fazer mestrado na Noruega, há diversas opções de cursos em inglês. Um deles é o de Mestrado em Negócios Internacionais, ministrado pela Escola Norueguesa de Economia (NHH), em Bergen – a maior instituição de pesquisa em economia e administração de empresas da Noruega.

O programa visa capacitar profissionais que queiram seguir carreira em multinacionais ou mesmo empresas menores que tenham muitos negócios no exterior. Financiado pelo governo, o mestrado é gratuito e tem duração de dois anos. As inscrições abrem em novembro.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados