InícioPós-GraduaçãoQuatro mestrados na área de negócios de graça (ou quase) no exterior

Quatro mestrados na área de negócios de graça (ou quase) no exterior

Lecticia Maggi - 02/09/2015
Comentários:

Por Beatriz Correa

Se você é da área de negócios, certamente sabe da importância de um MBA no currículo. Aqui no Brasil, um curso de pós-graduação na área nas melhores escolas está na faixa dos 60 mil reais. No exterior – sem uma bolsa de estudo e com o dólar no maior valor em doze anos – esse valor pode chegar a 400 mil reais (preço do MBA na renomada Universidade Stanford, nos Estados Unidos).

Mas é possível estudar fora sem ter que desembolsar uma fortuna. Foi pensando nisso que o Estudar Fora fez uma lista de quatro mestrados no exterior que saem de graça (ou quase). Na maioria deles, o aluno só precisa arcar com a matrícula ou taxas administrativas semestrais. Confira:

Mestrado em Negócios Internacionais – Noruega

O programa visa capacitar profissionais que queiram seguir carreira em multinacionais ou mesmo empresas menores que tenham muitos negócios no exterior. O curso é ministrado pela Escola Norueguesa de Economia (NHH), em Bergen – a maior instituição de pesquisa em economia e administração de empresas da Noruega. Financiado pelo governo, o mestrado é gratuito e tem duração de dois anos. As inscrições abrem em novembro.

Duplo Mestrado em Gestão e Administração de Empresas – Alemanha, Finlândia, Polônia, Bélgica e Índia

Calma, não é um mochilão. Você vai estudar em apenas dois dos cinco países citados acima. O primeiro ano é na Universidade de Colônia, na Alemanha. O segundo vai depender da especialização escolhida, que pode levá-lo à Escola de Negócios da Universidade de Aalto (Finlândia), à Escola de Administração de Louvain (Bélgica), à Escola de Economia de Varsóvia (Polônia) ou ao Instituto de Administração de Ahmedabad (Índia). O programa visa capacitar executivos que queiram seguir carreira com viés internacional, tanto no setor público quanto no setor privado. Não há anuidade, mas as universidades cobram uma contribuição social de aproximadamente 250 euros por semestre. As inscrições abrem em maio.

Mestrado em Economia e Finanças – Luxemburgo

Treinar profissionais formados em economia, adminstração ou matemática para uma carreira de sucesso em bancos (de investimento, privados ou centrais), ministérios, companhias seguradoras e órgãos estatísticos é o objetivo do programa de mestrado da Universidade de Luxemburgo. O curso tem duração de dois anos e, a cada ano, o aluno devem desembolsar uma taxa de 400 euros. As inscrições abrem em março.

Mestrado em Negócios Internacionais e Empreendedorismo – Finlândia

A Universidade de Jyväskylä abriga um dos maiores e mais populares centros de pesquisa interdisciplinares da Finlândia – país onde o ensino superior é gratuito até para estrangeiros. O curso, com duração de dois anos,  é focado em comércio exterior, empreendedorismo e estratégia; com ênfase em flexibilidade, diversidade e inovação. As incrições abrem em dezembro.

Leia também:
Guia de bolsas de estudos no exterior
Guia de pós-graduação no exterior
Guia de MBA no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados