//username of moderater
Fundação Estudar
InícioEducaçãoMelhores universidades para estudar Inteligência Artificial

Melhores universidades para estudar Inteligência Artificial

Marcela Marcos - 14/06/2023
Comentários:

A Inteligência Artificial é uma subcategoria da Ciência da Computação direcionada à pesquisa para criar máquinas que tentam resolver problemas e analisar informações contraditórias ou ambíguas. A importância desta disciplina só tem aumentado, principalmente depois da pandemia, tendo em vista que a IA (sigla em português) tem sido usada para combater o coronavírus. 

Concentrando em si tópicos complementares como Engenharia, Robótica e Game Design, a Inteligência Artificial – também chamada de Machine Learning – é um aprofundamento na linguagem computacional. Tal linguagem é imprescindível para que os computadores sejam capazes de se assemelhar à inteligência humana em determinadas práticas, o que inclui tomada de decisão. Se a formação no tema te interessou, veja onde estudar Inteligência Artificial no exterior, começando pelas melhores universidades do mundo em IA!

Universidade Carnegie Mellon

A Carnegie Mellon University é uma instituição privada de ensino e pesquisa, localizada na cidade de Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A Escola de Ciência da Computação da instituição estadunidense foi a primeira a oferecer um Bacharelado em Inteligência Artificial no país. Os alunos aprendem em um programa inovador e interdisciplinar.

Os professores vêm de departamentos distintos, como de Tecnologias de Linguagem, Pesquisa de Software e Instituto de Robótica. A interdisciplinaridade vale tanto para o bacharelado quanto para o mestrado em Inteligência Artificial e Inovação na Carnegie Mellon. Uma curiosidade é que os estudantes são estimulados a participar de competições mundiais, como o DARPA Robotics Challenge.

Universidade de Stanford

Considerada a universidade “mãe” do Google, Stanford é tradicional na intersecção entre inovação e tecnologia. Seu Laboratório de Inteligência Artificial pesquisa o tema desde 1962, além de oferecer cursos e organizar eventos. A graduação em IA na instituição fica a cargo da Escola de Engenharia. O curso é composto pelos princípios e técnicas da Inteligência Artificial, em paralelo com disciplinas eletivas como Tomada de Decisão Sob Incerteza, Lógica Computacional e Introdução à Robótica. 

MIT

Outra instituição que está entre as melhores do mundo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts tem, assim como Stanford, um DNA inovador. Em 1959, o Laboratório de Inteligência Artificial do MIT iniciou suas próprias pesquisas e experimentos. Em 1963 foi inaugurado o Laboratório de Informática. À medida que os projetos se tornaram mais interconectados, os dois departamentos se fundiram em 2003, dando origem ao maior lab do instituto, com mais de mil membros.

Um dos cursos mais interessantes para quem quer se aprofundar em IA é online, individualizado e colaborativo. Trata-se do Inteligência Artificial: Implicações para a Estratégia de Negócios. Aqui, porém, cabe destacar que o foco está voltado para os negócios. Em outras palavras, a ideia é ensinar os alunos a capitalizar e gerenciar aplicativos de IA – portanto, com menos ênfase nos aspectos técnicos.

Universidade da Califórnia – Berkeley

O Berkeley Artificial Intelligence Research Laboratory (BAIR) inclui mais de duas dúzias de membros do corpo docente e mais de cem alunos de pós-graduação. O laboratório de Inteligência Artificial da universidade norte-americana oferece seminários e cursos ministrados pelos professores de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica, que incluem temas como Imaginação Computacional e Introdução ao Machine Learning. Há, ainda, um minicurso online chamado Estratégia de Inteligência Artificial, voltado para os negócios em IA.

Leia também: Curso de Harvard de introdução à ciência da computação online de graça e em português

Harvard

É claro que a universidade mais prestigiada dos Estados Unidos não poderia faltar à lista de onde estudar Inteligência Artificial no exterior! Alguns dos programas específicos em IA da instituição são o Certificado Profissional Online em Ciência da Computação para Inteligência Artificial e o Introdução Online à Inteligência Artificial com Python. O aprendizado ocorre por meio da Harvard College Engineering Society, que permite pesquisas interdisciplinares e oportunidades de networking entre alunos e professores de Ciência da Computação com demais interessados especificamente em IA.

Outras opções para estudar inteligência artificial

O ranking da US News sobre onde cursar IA lá fora traz opções que não se restringem aos Estados Unidos. O levantamento elenca, por exemplo, a Universidade de Tsinghua, a Universidade Tecnológica de Nanyang (Singapura) e a Universidade Chinesa de Hong Kong, além da Universidade de Tecnologia de Sidney (Austrália).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados