//username of moderater
Fundação Estudar
InícioUniversidadesNanyang Technological University: tudo sobre a melhor universidade jovem do mundo

Nanyang Technological University: tudo sobre a melhor universidade jovem do mundo

Gustavo Sumares - 03/12/2020
Comentários:

fEstabelecida, na sua forma atual, em 1991, a Nanyang Technological University (NTU), em Singapura, já conquistou muito em sua breve história. Ela é constantemente considerada com a melhor universidade “jovem” do mundo, por conta de sua fundação relativamente recente. E mesmo nos rankings globais, ela disputa posições com universidades que têm séculos de história a mais do que ela. Veja a seguir tudo sobre a instituição!

Nanyang Technological University em números

De acordo com os dados mais recentes disponibilizados pela NTU, ela tem cerca de 32 mil estudantes. São 23,8 mil alunos na graduação e outros 7,4 mil estudantes nos programas de pós-graduação, incluindo cursos de pesquisa e cursos focados em aulas. Há ainda 700 alunos em “graduate diplomas” — cursos curtos de pós-graduação.

Segundo o QS Top Universities, há aproximadamente 5,7 alunos internacionais no corpo discente da NTU, o que representa aproximadamente 18% do total. Destes, porém, 51% estão na pós-graduação.

Outro ponto interessante que o QS destaca é a composição de professores e funcionários da instituição. Eles somam 3.846 pessoas no total, e 2.664 delas são de outros países — mais de dois terços. A instituição diz que há 78 países representados em seu campus.

A escola também se sai bem nos principais rankings globais. Confira sua posição em alguns deles:

Cursos oferecidos pela NTU

A Nanyang Technological University se divide em várias “colleges” (faculdades), dedicadas a amplas áreas do conhecimento. Em cada uma dessas colleges há uma série de “schools” (escolas) dedicadas a disciplinas específicas dentro de cada área. Veja a seguir um pouco sobre cada college

College of Engineering

Focada em tecnologia e inovação, a faculdade de engenharia da NTU é a 6ª faculdade mais citada do mundo em termos de citações científicas na área. Ela abriga escolas de engenharia da computação, engenharia mecânica e aeroespacial, engenharia civil e ambiental, entre outras.

College of Science

A Faculdade de Ciências da Nanyang Technological University foi a primeira escola do mundo a oferecer uma formação dupla em Ciências Biomédicas e Medicina Tradicional Chinesa. É também altamente avaliada nas áreas de Química e Ciências Físicas. Abriga escolas de ciências biológicas, meio ambiente, ciências físicas e matemática.

Nanyang Business School (College of Business)

A Faculdade de Negócios da NTU abriga seu programa de MBA, que costuma ser avaliado como um dos melhores do mundo, e destaque absoluto na região asiática. Foi também a primeira escola de negócios a ser reconhecida por organizações de controle de qualidade de ensino da Europa e Estados Unidos.

College of Humanities, Arts, and Social Sciences

Artes, ciências sociais e humanas são alguns dos temas tratados nesta faculdade da NTU. Aqui também fica o curso de mídia e comunicação da universidade, que é considerado o melhor da Ásia na área pelo ranking da QS por disciplinas. A escola de arte desta faculdade também foi a primeira do continente a oferecer especializações em mídias digitais interativas.

Graduate College

Esta é a faculdde da NTU dedicada a pesquisa e pós-graduação de maneira geral. Aqui também são realizadas colaborações entre faculdades e escolas, bem como programas de dupla graduação e de intercâmbio.

Além dessas colleges, fazem parte da NTU também uma série de institutos autônomos dedicados a outras áreas de estudo. É o caso, por exemplo, do National Institute of Education, do Chinese Heritage Center e do Earth Observatory of Singapore.

Como estudar na NTU

Na graduação

Para entrar na graduação na Nanyang Technological University, é necessário ter concluído pelo menos 12 anos de ensino obrigatório e realizar exames de conclusão de ensino médio. Para brasileiros, isso significa concluir o ensino médio e ter a nota do ENEM para mostrar ao longo da candidatura. Também é necessário comprovar proficiência em inglês.

Esses requisitos, porém, não são suficientes. Dependendo do curso, o aluno pode ter que demonstrar que teve acima de determinados valores em determinadas matérias. Além disso, em alguns casos, pode-se exigir do aluno que ele realize uma prova da própria NTU antes de poder ingressar na graduação. Mais informações sobre os requisitos podem ser vistas aqui.

As candidaturas são feitas online, por meio deste link. Para brasileiros, elas ficam abertas entre outubro e janeiro de cada ano. Além do histórico e do certificado de proficiência, cada curso também pode solicitar outros documentos — cartas de motivação e de recomendação são os requisitos mais comuns. Nas áreas de artes, também são exigidos portfólios em alguns casos.

Os custos das anuidades de uma graduação na NTU ficam na casa de 31 mil a 39 mil dólares singapurenses por ano. Isso dá entre R$ 122 mil e R$ 154 mil na cotação atual. No entanto, é possível conseguir subsídio do governo da Singapura, o que reduz em quase 50% esses valores.

Na pós-graduação

Os progamas de pós da Nanyang Technological University dividem-se entre research programmes (programas focados em pesquisa) e coursework programmes (programas focados em aulas). A distinção é semelhante (mas não identica) à diferença entre cursos de pós-graduação lato sensu e strictu sensu no Brasil.

Em todos os casos, os candidatos devem enviar diploma e histórico acadêmico da graduação, bem como carta de motivação e recomendação. É possível se candidatar mesmo que o aluno esteja no último ano da graduação também. Naturalmente, também é necessário comprovar proficiência em inglês. No caso dos cursos focados em pesquisa, também será necessário enviar as notas dos exames padronizados GRE ou GMAT.

É possível se candidatar para começar os estudos em agosto ou janeiro. No primeiro caso, é preciso enviar a candidatura entre outubro e janeiro do ano anterior. Já para começar em janeiro, a candidatura deve ser enviada entre junho e julho do ano anterior. Veja neste link mais informações.

Bolsas de estudo

Além do subsídio do governo do país, a Nanyang Technological University também tem uma série de oportunidades de apoio financeiro para candidatos prospectivos. Elas cobrem tanto as anuidades da instituição de ensino quanto outras despesas que o estudante pode ter, incluindo custos com materiais. Veja aqui as opções de apoio financeiro para a graduação.

Também há oportunidades semelhantes para pós-graduação. Nesse caso, a universidade divide entre bolsas oferecidas pela sua própria secretaria de admissões e bolsas concedidas por faculdades, escolas ou organizações independentes. A lista completa das opções pode ser vista neste link.

No doutorado, vale apontar também que a NTU é uma das participantes do programa Singapore International Graduate Awards (SINGA). Todo ano, o programa do governo singapurense oferece mais de 200 bolsas integrais de doutorado para alunos aceitos nas melhores escolas do país, e a NTU é uma das escolas elegíveis.

Ex-alunos famosos

  • Stefanie Sun, cantora singapurense que canta em inglês e mandarim;
  • Dipna Lin Prasad, velocista e atleta olímpica;
  • Chade-Meng Tan, ex-engenheiro de software do Google e autor de livros sobre Mindfulness;
  • Ho Ho Yin, artista e calígrafo de vanguarda.
  • Yew-Kwang Ng, economista professor da universidade de Fudan, na China.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados