InícioBolsas de EstudoBiologia e SaúdeInscrições abertas para bolsa de pós-graduação em gestão hídrica

Inscrições abertas para bolsa de pós-graduação em gestão hídrica

Priscila Bellini - 02/10/2017
Comentários:

Estão abertas, até 31 de outubro, as inscrições para bolsas de estudo em Sustainable Water Management na Alemanha, com apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). A iniciativa apoiará estudantes que desejem fazer mestrado ou PhD em gestão hídrica sustentável, nas sub-áreas ligadas à energia, saúde, nutrição, meio ambiente e áreas urbanas.

Os candidatos podem escolher entre cinco programas ligados ao tema, em universidades alemãs. As instituições elegíveis são a Universidade Técnica de Dresden, a Universidade de Hanôver, a Universidade de Stuttgart, a Universidade de Duisburg-Essen e a Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia.

Como se inscrever para a bolsa em gestão hídrica sustentável

Para se inscrever, o estudante deve enviar uma série de documentos, traduzidos para inglês ou alemão, pelo portal do DAAD ou por correio. Entre eles, estão currículo, carta de motivação, diploma da graduação, resumo da monografia e certificado de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS).

Também é aconselhável que o estudante comprove já ter entrado em contato com os pesquisadores da universidade alemã de interesse, além de fornecer o nome de um mentor na área no Brasil.

No caso dos candidatos ao PhD em gestão hídrica sustentável, as exigências incluem um projeto de pesquisa detalhado e a confirmação de que o aluno contará com um supervisor na instituição de destino.

Benefícios da bolsa em gestão hídrica sustentável

Os estudantes contemplados com a bolsa recebem auxílio para a compra de passagens aéreas de ida e volta, bolsa-pesquisa de 460 euros e seguro saúde. No caso dos programas de mestrado, o valor mensal da bolsa é de 750 euros e, para os doutorandos, de 1200 euros.

Todos os candidatos recebem ainda um curso intensivo de alemão, com duração de seis meses, já que a comprovação de proficiência em alemão é opcional. Para conferir os detalhes do programa, basta acessar o edital disponível no portal do DAAD.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados