Um Projeto: Fundação Estudar
estudantes de liberal arts colleges

Qual a diferença entre Liberal Arts Colleges e Universidades de pesquisa?

Por Priscila Bellini

Assim que os alunos começam a pensar nas escolas que planejam visitar ou às quais querem se candidatar, ouvem termos como liberal arts colleges e universidades com foco em pesquisa a torto e a direito. Colleges e universidades costumam ter orgulho do próprio status, e ambos oferecem benefícios a estudantes universitários.

Mesmo que esses termos sejam constantemente usados para falar de escolas, os estudantes (e seus pais) podem não ter certeza de seus significados. Leia mais para entender as diferenças entre os liberal arts colleges e as universidades de pesquisa e quais se adequam mais ao perfil de cada estudante.

Liberal Arts Colleges

1) Liberal arts colleges costumam ser menores do que as universidades de pesquisa

Graças ao fato de serem menores, os alunos vão encontrar gente que conhecem andando pelo campus ou pela cidade onde a escola fica localizada. Essas instituições dão uma ênfase especial ao aprendizado durante graduação, e os undergraduates são, geralmente, os únicos estudantes a quem os professores ensinam. Como regra geral, os liberal arts colleges não possuem programas de pós-graduação, ainda que haja algumas exceções.

2) A proporção entre o número de professores e de estudantes é, em geral, baixa

Isso significa que os professores são capazes de ministrar suas aulas sem a ajuda de alunos da pós-graduação. Então, os estudantes têm, geralmente, mais contato com o corpo docente. Já que esses colleges têm menos alunos e há menos ênfase na produção de pesquisa do que nas universidades maiores, os professores conseguem dedicar mais atenção aos alunos.

3) Liberal arts colleges tendem a ter uma educação bem equilibrada

Liberal arts colleges enfatizam o pensamento crítico e a escrita, e se esforçam para fazer com que os alunos reflitam sobre os assuntos por uma perspectiva interdisciplinar. Eles geralmente oferecem menos opções de majors, cursos e programas. Os colleges normalmente não possuem cursos com foco profissional (por exemplo, contabilidade, enfermagem ou engenharia).

Os alunos dos liberal arts colleges, entretanto, podem seguir para outras escolas de pós-graduação para obter seus diplomas profissionais. E isso não significa que tais estudantes vão estar em desvantagem se decidirem obter um diploma profissional. Mesmo que essas escolas não ofereçam cursos como o pre-med (preparatório para as escolas de medicina) ou o pre-law (anterior à pós-graduação em Direito), por exemplo, os alunos podem se formar em biologia ou ciência política, cursos que vão prepará-los para a candidatura às especializações profissionais.

Universidades com foco em pesquisa

4) Universidades de pesquisa são escolas maiores dedicadas à educação e à produção de conhecimento por meio da pesquisa conduzida pelos professores

Elas tendem a educar um leque maior de estudantes, incluindo os de graduação e os da pós. Por isso, tais universidades oferecem maior variedade de cursos, majors, formações pré-profissionais (como o pre-med e o pre-law) e outros programas especiais que podem não estar disponíveis nos liberal arts colleges. Os alunos têm liberdade de explorar uma gama maior de matérias antes de se comprometer com uma major (mas devem fazer questão de checar cada colégio para saber o que cada escola oferece ou não).

Já que oferecem mais tipos de diploma, essas escolas têm também mais sub-divisões (por exemplo, escola de Direito, escola de Negócios, etc) e costumam ter estudantes mais diversos. O tamanho varia, e pode ir de milhares de alunos até mais de 30 mil estudantes.

5) Os cursos são oferecidos tanto em formato de palestras quanto de seminários

Seminários são geralmente oferecidos aos veteranos (vale verificar a escola em questão, para saber o que é oferecido). Os professores podem dar as palestras a classes com centenas de estudantes. Essas palestras têm partes obrigatórias de discussão ou laboratórios, que são bem menores (cerca de 20 a 25 alunos por seção) e são, em geral, conduzidas por alunos de pós-graduação na área. Conforme os alunos avançam em sua formação, podem fazer cursos mais especializados, que costumam ser bem menores do que os introdutórios ou os cursos mais gerais. Eles também podem se tornar elegíveis a cursar as matérias da pós ainda durante a graduação, se quiserem.

6) Além de ensinar, os professores também conduzem suas pesquisas, ensinam e mentoram os estudantes de níveis avançados

A pesquisa conduzida pelos professores dessas universidades é de ponta, e suas descobertas muitas vezes propõem novas ideias e criam tecnologias inovadoras. Alunos nas universidades com foco em pesquisa podem aprender com experts nas suas áreas, ou mesmo trabalhar com eles em seus estudos (vale perguntar sobre isso na hora da visita às universidades).

Mas os estudantes de graduação ficam de lado nessas universidades de pesquisa?

É importante destacar que os alunos da graduação não são negligenciados nas universidades com foco em pesquisa. Quando nós dizemos que os liberal arts colleges dedicam-se aos undergraduates, não significa que esses alunos são ignorados nas outras universidades. Os alunos podem ter, entretanto, que mostrar mais iniciativa.

As universidades geralmente oferecem diferentes programas aos alunos da graduação que se assemelham aos dos liberal arts colleges (como grupos de interesse e outras comunidades voltadas para o aprendizado), se os estudantes se interessarem em participar deles. É importante perguntar sobre o tipo de oportunidade oferecida pelas escolas ao visitá-las, para entender melhor.

Se os alunos querem se aproximar dos professores, todo o corpo docente conta com office hours disponíveis e os estudantes só precisam marcar um horário. Além disso, instrutores da pós-graduação e professores assistentes costumam ser menos experientes que os professores, mas também são dedicados e com boa formação. Em resumo, nas universidades com foco em pesquisa, os estudantes podem precisar procurar os professores para construir uma relação com eles, mas os esforços são recompensados.

Este texto foi originalmente publicado em inglês, no site Galin Education.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo