Um Projeto: Fundação Estudar
escrever um personal statement

8 dicas para escrever um personal statement excelente

Por Priscila Bellini

Há alguns desafios para obter uma bolsa de estudos que afetam a vida futura do aluno. O primeiro lugar da lista fica para a tarefa de escrever um personal statement. Na verdade, esse é o ponto de partida para uma bolsa de estudos: se você não consegue resolver com esse trabalho de forma bem sucedida, pode perder a chance de continuar seus estudos. Muitas escolas levam esse desafio a sério e elas estão certas sobre isso. Um passo em falso, a essa altura, pode levar a um desastre.

Felizmente, você encontrou esse texto, o que significa que terá acesso a uma série de métodos de escrita que ajudarão a conseguir uma bolsa de estudos e entrar na universidade dos seus sonhos. As técnicas descritas neste artigo foram testadas por milhares de estudantes, que podem dizer o quanto pequenas dicas os ajudaram a escrever um personal statement excelente.

Conheça as 8 dicas para escrever um personal statement excelente

#1 Comece com a ideia central por trás do seu texto

Seu personal statement é onde o candidato pode demonstrar quem é e contar mais de sua personalidade, de seus sonhos e das ideias que segue. Não são como os temas que você costuma escolher no ensino médio ou na faculdade. Nesse caso, você tem de decidir por si mesmo quais ideias serão perfeitas para os leitores, o que ajudará sua candidatura a se destacar das demais e como usar essa ideia em seu favor.

Antes de escrever um personal statement, é melhor verificar sobre o que as pessoas estão escrevendo. Por exemplo, é possível checar os exemplos disponíveis desse tipo de texto ou mesmo pedir aos amigos que compartilhem os textos deles.

#2 Mostre seus pontos fortes

Nós já determinamos que, nesse tipo de texto acadêmico, você deve falar de si mesmo. Mas como fazer isso de forma a se destacar? Aqui, deve-se seguir a regra à risca: nenhum dos avaliadores vai acreditar em você, a não ser que demonstre os resultados de suas ações.

Se disser que é um líder, demonstre isso com histórias de vida. Isso combina perfeitamente com storytelling, de modo a criar a impressão correta e gerar emoções no leitor. E essa é a chave do sucesso.

#3 Nunca esconda suas conquistas

Muitos candidatos esquecem que qualquer conquista diz mais do que todas as palavras. Se participou de conferências, venceu algum prêmio ou conseguiu grants, se liderou algum grupo ou organização, faça questão de mencionar isso no seu texto.

Para um membro da comissão avaliadora, isso será suficiente para ver que você é o candidato perfeito para conseguir uma bolsa de estudos.

#4 Aposte na coerência ao escrever um personal statement

É claro, há muitos detalhes e informações que você gostaria de incluir no seu texto. Entretanto, isso não significa que deva adicioná-los aleatoriamente. Um personal statement deve ser coerente e claro, e todos os aspectos apresentados devem estar conectados uns aos outros.

Se ainda não sabe como escrever um personal statement de forma coerente, a sugestão é fazer um esboço com todos os pontos que gostaria de destacar em seu texto. Quando começar a escrever para valer, siga esse roteiro.

#5 Revisão e edição

Erros podem destruir mesmo o melhor dos textos. Se não quer perder sua chance de entrar na universidade dos sonhos porque esqueceu alguns artigos, revise o que escreveu.

Felizmente, hoje em dia não é necessário fazer isso tudo sozinho, e há serviços que podem ajudá-lo com problemas de escrita. É possível conseguir serviços de revisão e edição por um preço acessível e garantir, então, que tudo está ótimo no seu texto.

#6 Procure recomendações

Se você sabe que quer entrar numa universidade em particular, é melhor procurar alunos dessa instituição antes de tudo. Vale pode achá-los por Facebook ou LinkedIn facilmente. Eles podem dizer exatamente o que os avaliadores procuram em um statement desses,  que questões é melhor abordar e quais erros evitar. Eles podem oferecer conselhos valiosos, que você não deveria perder.

#7 Encha o texto de detalhes que falem por você

Os detalhes tornam a história mais completa. Quando exibir seus pontos fortes e escrever sobre suas conquistas, não se esqueça de fornecer detalhes que garantirão mais destaque. Você pode usar esse recurso para apontar o que faz de melhor. É claro, isso exige algumas técnicas de storytelling, mas é certo que esse método pode ser usado algumas vezes para enriquecer o texto.

#8 Tente manter o texto conciso

Há muitas coisas que você gostaria de falar à comissão avaliadora sobre si mesmo. Não importa quantas páginas já preparou, faça questão de encurtá-las. O ponto é: você só pode usar uma página ou duas para escrever um personal statement, e não há espaço suficiente para dizer tudo que gostaria de contar sobre si mesmo. Então, separe apenas as ideias que fazem mais sentido. Se tem dúvidas quanto a isso, pode pedir ajuda a seus amigos, parentes e professores. Eles vão ajudar nessa decisão e garantir que faça um trabalho excelente.

Se tem alguns meses à disposição antes do prazo, faça experimentos com a forma como pretende escrever um personal statement. Entretanto, se tiver apenas uma semana, esse guia vai ajudá-lo a acertar na primeira tentativa. Apenas siga as recomendações e lembre-se de que esses passos exigem total dedicação e esforço. Então, faça isso e prepare-se para entrar na universidade dos seus sonhos!

Esse texto foi publicado originalmente no site OpportunityDesk, em inglês, pelo especialista Richard Nolan, editor do Elite Essay Writers.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo