InícioPreparaçãoCursosOs melhores cursos do Coursera para 2018

Os melhores cursos do Coursera para 2018

Priscila Bellini - 03/01/2018
Comentários:

Para quem deseja aperfeiçoar a própria formação e avançar na carreira, o ano novo serve como momento de renovação. Depois de avaliar as atitudes tomadas em 2017, está na hora de organizar os novos planos — inclusive para quem deseja estudar fora. Engana-se, entretanto, quem acha que só com cursos presenciais se faz uma trajetória profissional de sucesso. Plataformas como o site Coursera, idealizada por dois professores da Universidade Stanford, disponibilizam formação à distância para qualquer pessoa interessada.

Com um cadastro simples e por preços reduzidos, é possível acessar cursos ministrados em instituições da Ivy League (grupo formado por oito das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos), por exemplo. Em geral, os cursos são gratuitos, mas é possível obter um certificado emitido pelas universidades por valores que variam de 29 a 99 dólares.

Para começar 2018 com os cursos das melhores universidades, conheça alguns dos temas que estão em alta no Coursera.

Learning How to Learn (Aprendendo a aprender)

Antes de se aventurar em alguma das formações disponíveis, um passo interessante é o de se adaptar ao processo de aprendizagem em si. No “Learning How to Learn”, ministrado originalmente em inglês mas com legendas em português, o aluno conhece o funcionamento do cérebro ao se deparar com novas informações, métodos de memorização e fixação do conteúdo.

Com os professores da Universidade da Califórnia em San Diego, também é possível descobrir formas de gerenciar a procrastinação (sem deixar o tempo de ócio necessário de lado) e de como decodificar conceitos complexos.

Aprendizagem Automática

Não são só pessoas que aprendem conceitos difíceis, mas também máquinas. Já se perguntou sobre como seu computador consegue entender processos complexos e transformar isso em uma função praticamente natural? Realizar cálculos surreais, dar o play em programas complexos, abrir infinitas abas no navegador — tudo isso, é claro, aprendido.

Quem orienta as atividades sobre inteligência artificial é o americano Andrew Ng, um dos idealizadores da plataforma e professor em Stanford. Os interessados devem se inscrever e encarar aulas em inglês (com legendas em espanhol ou mandarim simplificado).

English for Business and Entrepreneurship

Se você adora falar sobre empreendedorismo, mas ainda não pegou o jeito do inglês, esse é o curso ideal. Criado por professores da Universidade da Pensilvânia e oferecido em inglês, é uma oportunidade de aprender o básico sobre o tema e, de quebra, treinar o vocabulário sobre ele.

Nas unidades do curso (que não possui legendas no Coursera), o aluno aprende sobre apoio financeiro a novos negócios, como o empreendedorismo tem mudado o contexto de diferentes países, e formas de fazer um plano de negócios. Há testes de compreensão de textos e atividades regulares durante cinco semanas de duração.

Gigantes da Internet: Leis e Economia das Plataformas Digitais

O professor da Universidade de Chicago Randall Picker combina o panorama de grandes nomes da web, como o Google, à forma como as leis têm respondido a tal contexto. Como garantir que notícias falsas não alcancem a mesma relevância nas redes do que uma matéria baseada em fatos e checada? Questões como essa são abordadas em aulas interativas, com atividades e comparações entre leis dos Estados Unidos e de outros lugares do mundo. Para fazer o curso, é preciso saber inglês, o único idioma em que ele é ministrado.

A ideia é passar conceitos simples que ajudem a dosar o tempo dedicado a cada atividade no dia — quem sabe até organizar os planos para estudar fora em 2018, não?

Trabaja inteligentemente, no más duro

Esse é um curso de gestão de tempo e para como aplicá-la na vida pessoal e profissional. Dessa vez, a formação vem completa em espanhol, com legendas disponíveis em português, e conta com a orientação da professora Margaret Meloni, da University of California Irvine. A ideia é passar conceitos simples que ajudem a dosar o tempo dedicado a cada atividade no dia — quem sabe até organizar os planos para estudar fora em 2018, não?

Gerenciamento de Projetos: O Essencial para o Sucesso

Também oferecido pela University of California Irvine, o curso de gerenciamento de projetos combina lições sobre liderança e o básico sobre planejamento. Além disso, reflete sobre as formas de lidar com “pessoas difíceis” e de como equilibrar a dinâmica dentro de grupos de trabalho (por exemplo, com pessoas que se engajam menos ou mais nas atividades).

Marketing em um mundo digital

É inevitável pensar nas plataformas digitais atualmente, quando se pensa em marketing. Nesse curso, desenvolvido pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e oferecido no Coursera, o estudante tem contato com a forma como internet, smartphones e outras tecnologias mudaram o jeito com que se pensa o marketing. Para completar, a formação está entre as mais populares do Coursera e inicia as aulas em janeiro de 2018.

Introdução ao pensamento matemático

O curso de Stanford debruça-se, como o nome já diz, sobre o pensamento matemático construído através dos séculos. Ao longo de dez semanas, os alunos aprendem como aplicar esse método para resolver problemas complexos que aparecem no dia a dia, e que não estão restritos às questões de matemática na sala de aula. As aulas também começam em janeiro e a formação exige, em média, 10 horas semanais de dedicação.

Desenvolvendo ideias inovadoras para novas companhias

O subtítulo desse curso, oferecido pela Universidade de Maryland na plataforma, deixa claro sua aplicação: é “o primeiro passo do empreendedorismo”. Tendo isso em mente, os alunos são guiados por conceitos básicos ligados aos empreendimentos. Entre eles, estão como identificar uma oportunidade, formas de aperfeiçoar o “mindset” empreendedor e maneiras de construir um plano de negócios. As aulas iniciam-se em 8 de janeiro e exigem uma dedicação semanal que vai de 3 a 5 horas.

Leia também:
30 novos cursos online e gratuitos das melhores faculdades do mundo
10 habilidades (e 22 cursos online) que estarão em alta em 2018
Veja cinco vídeos rápidos para guiar seu processo de autoconhecimento

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados