InícioUniversidadesDia Mundial do Meio Ambiente: conheça as melhores universidades para estudar ciências...

Dia Mundial do Meio Ambiente: conheça as melhores universidades para estudar ciências ambientais

Gustavo Sumares - 05/06/2019
Comentários:

Hoje, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data existe desde 1972, quando foi realizada em Estocolmo a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Desde então, a preocupação com o meio ambiente só aumentou, o que levou muitos jovens a estudar ciências ambientais ou temas ligados a natureza e ecologia para trabalhar na preservação do nosso ambiente.

A instituição dessa data foi uma das medidas tomadas pela ONU durante aquela conferência. O objetivo era tornar claro que o meio ambiente é um bem do qual todos podemos disfrutar, mas também algo que não podemos tomar por garantido, e algo cujo cuidado cabe a todos nós. E quanto mais poder temos, mais responsabilidade temos sobre ele também.

Por que estudar ciências ambientais?

Entender como funcionam os “mecanismos” da natureza que viabilizam a nossa existência no planeta (e como preservá-los) tem se tornado cada vez mais importante. Isso porque os impactos da atuação humana sobre a natureza ficam mais claros, e seu potencial destrutivo é alarmante.

Um trabalho publicado anteontem pelo Conselho Consultivo Científico das Academias Europeias (EASAC) confirmou que as mudanças ambientais estão afetando negativamente a saúde humana. E mais: que esse efeito negativo deve aumentar com o tempo, caso não sejam tomadas providências para prevenir essas mudanças.

Essas providências seriam, basicamente, cortar as emissões de gases-estufa para garantir que o aquecimento global não aumente a temperatura média da Terra em mais de 2ºC acima do nível pré-industrial. Trata-se, segundo a EASAC, de uma solução alcançável, e algo na qual a comunidade científica terá um papel importante. E se você gostaria de atuar nessa frente, estudar ciências ambientais é um ótimo caminho.

Onde estudar ciências ambientais?

Rankings universitários como o da QS e o da Times Higher Education costumam avaliar não apenas as universidades em geral, mas também por disciplinas. E os dois avaliam categorias nas quais matérias relacionadas ao meio ambiente (desde ciências ambientais até ecologia e biologia) se encaixam. Confira:

QS World University Rankings By Subject

O Ranking da QS avalia universidades dentro da categoria “ciências ambientais”. De acordo com ele, as dez melhores universidades do mundo para se estudar ciências ambientais são:

1 – Stanford University (EUA)

2 – Massachusetts Institute of Technology (MIT) (EUA)

3 – ETH Zurich – Instituto Federal de Tecnologia da Suíça (Suíça)

4 – University of California, Berkeley (UCB) (EUA)

5 – Harvard University (EUA)

6 – Universidade de Oxford (Reino Unido)

7 – Wageningen University and Research (Holanda)

8 – Universidade de Cambridge (Reino Unido)

9 – Imperial College London (Reino Unido)

10 – National University of Singapore (NUS) (Singapura)

Times Higher Education World University Rankings 2019 by subject

A Times Higher Education (THE) não tem uma categoria específica de onde estudar ciências ambientais no seu ranking por disciplinas. No entanto, as ciências ambientais entram na categoria de “ciências físicas” na avaliação da THE. Segundo o site, essa categoria “destaca as universidades que estão liderando em matemática e estatística; física e astronomia; química; geologia; e ciências ambientais, marinhas e da terra”. Confira as dez melhores desse ranking:

1 – Princeton University (EUA)

2 – Massachusetts Institute of Technology (MIT) (EUA)

3 – Stanford University (EUA)

4 – Harvard University (EUA)

5 – Universidade de Cambridge (Reino Unido)

6 – California Institute of Technology (Caltech) (EUA)

7 – Universidade de Oxford (Reino Unido)

8 – ETH Zurich – Instituto Federal de Tecnologia da Suíça (Suíça)

9 – University of California, Berkeley (UCB) (EUA)

10 – Yale University (EUA)

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados