Um projeto: Fundação Estudar

Universidades

Perfis, curiosidades e oportunidades das melhores universidades do mundo

11.05.16

Descubra e compare instituições de ensino do Reino Unido neste guia

universidades no reino unido

Mapeamento elaborado pelo jornal The Guardian disponibiliza tabelas e dados para ajudar estudantes na escolha da melhor instituição

São 3 instituições britânicas entre as 10 melhores do mundo de acordo com o último ranking QS. No total, porém, a terra da rainha possui mais de 270 instituições de ensino superior, incluindo universidades e colleges. Com tantas possibilidades, é muito difícil conhecer as peculiaridades de cada uma a fim de decidir qual combina mais com o seu perfil e suas expectativas.

Uma ferramenta elaborada pelo jornal britânico The Guardian pode ajudar os estudantes nesta escolha. O Guardian University Guide oferece um ranking global das universidades do Reino Unido e, mais que isso, o desdobra em 53 outras tabelas para cada área do conhecimento, com possibilidade de filtrar por região do país.

É possível pesquisar por um curso específico e, dentro da área em que aquele curso é alocado, encontrar as principais instituições. As melhores colocadas no ranking global são Cambridge e Oxford. Em terceiro e quarto lugar, porém, vêm as menos conhecidas Saint Andrews e Surrey.

O Guia do Guardian oferece, como diferencial, este ranqueamento das universidades com base em pesquisas com estudantes e professores. Outros rankings, como o Times Higher Education ou o QS se baseiam em prestígio e índices de publicações de pesquisa científica. “Nós não, porque não é isso o mais importante para os estudantes”, alega o site. Assim, eles fornecem informações que não são encontradas facilmente, como “Qual é a frequência dos feedbacks dos professores e orientadores?” e “O que outros estudos pensam do curso?”.

Entre as informações de cada instituição estão a porcentagem de estudantes do último ano que estão satisfeitos com a qualidade do ensino; uma avaliação dos próprios estudantes sobre a qualidade das aulas e dos professores; proporção entre estudantes e staff e o percentual de ex-alunos que conseguiram emprego em suas áreas em seis meses após a graduação. Estes e outros indicadores são combinados para gerar um ranking geral do jornal.

Também é possível acessar descrições mais aprofundadas sobre a grande variedade dos cursos oferecidos, bem como perfis das universidades explorando em detalhes seus programas, professores, bem como informações específicas sobre acomodação, transporte, vida no campus e taxas de anuidade.

Aqui é possível acessar um guia de utilização do ranking, bem como explicação para cada uma das estatísticas.

 

Leia também:
10 razões para estudar no Reino Unido
Bolsas integrais e parciais para MBA no Reino Unido
Conheça as 5 cidades mais econômicas para estudantes no Reino Unido

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas