InícioGraduação10 razões para estudar no Reino Unido

10 razões para estudar no Reino Unido

Nathalia Bustamante - 01/03/2016
Comentários:

Quer estudar fora, mas está confuso com a escolha do melhor país para isso? O Reino Unido é um dos países mais procurados pelos brasileiros que vão estudar no exterior, e não é à toa: confira, nesta lista, 10 motivos que farão você se encantar pela terra da Rainha. Das melhores universidades do mundo ao ambiente multicultural, a vida britânica oferece muito mais que dias chuvosos e Fish & Chips (embora a gente ame o prato!).

1. As Melhores Universidades do Mundo

As instituições de ensino superior do Reino Unido aparecem todo ano na lista das melhores universidades do mundo – ranking medido pela Quacquarelli Symonds, tradicional consultoria em educação. Em 2015 três delas estiveram entre os sete primeiros lugares: Cambridge University, University of Oxford e University College London. A classificação analisa itens como a reputação acadêmica, o impacto das pesquisas realizadas na instituição, a imagem da universidade no mercado de trabalho e a quantidade de professores e alunos estrangeiros.

2. Instituições e Alunos que Mudaram a História

Estudar em uma universidade do Reino Unido é conviver todos os dias com fatos que mudaram a história da humanidade. Isaac Newton obteve seu diploma em física na Universidade de Cambridge, berço também de outros estudiosos, como o pai da teoria da evolução, Charles Darwin, e o economista John Maynard Keynes. Por Oxford, que até os dias de hoje opera a maior editora universitária do mundo, passaram o primeiro ministro David Cameron, o ex-presidente americano Bill Clinton e os escritores J.R.R. Tolkien e Oscar Wilde.

3. Excelência Reconhecida

O Reino Unido é o segundo país com maior número de ganhadores do Nobel em ciência e tecnologia no mundo todo. Ao todo são 85 prêmios. Além disso, é terreno fértil também para agraciados com o Nobel da Literatura e da Paz. E tem mais: diversos ganhadores eram pesquisadores e/ou estudantes estrangeiros. John O’Keefe, neurocientista que ganhou o Nobel de Medicina em 2014, nasceu em Nova Iorque, mas desenvolveu sua pesquisa em Londres e hoje é professor da University College London. Michael Levitt, agraciado com o Nobel de Química em 2013, nasceu na África do Sul, mas desenvolve suas pesquisas em Cambridge. O escritor indiano Rudyard Kipling, famoso por criar o personagem Mogli (sim, o menino lobo!), estudou e viveu na Inglaterra – onde estava quando ganhou o Nobel de Literatura em 1906.

4. Arquitetura Impactante

Castelos antigos, palácios que parecem ter saído de contos de fada, cidades medievais, prédios clássicos, igrejas góticas, construções modernas. Estar no Reino Unido é garantia de uma viagem a algumas das construções mais belas do mundo ocidental. O melhor de tudo isso é que não são apenas prédios institucionais, museus e igrejas que surpreendem. As escolas e universidades são um espetáculo à parte, e até mesmo as residências mais simples têm um charme especial.

5. Berço do Futebol…

Isso mesmo, a paixão dos brasileiros foi criada no Reino Unido. Jogos parecidos com o que hoje chamamos de futebol eram muito comuns na Idade Média nas Ilhas Britânicas.  A primeira unificação das regras aconteceu no século XIX: em 1863, diversas escolas londrinas se uniram para criar um regulamento para o jogo. Foi a presença britânica em outros países que popularizou o esporte.

6. … E Também de Outros Grandes Esportes

Os povos das ilhas que formam o Reino Unido são bastante diversos, mas o amor pelo esporte é regra. Além do Futebol, também foram inventados por lá o Tênis, o Golfe, o Rúgbi, entre outros. A prática desportiva nas universidade e escolas é tradicional e se reunir com os amigos para assistir a jogos nos pubs já é tradição.

7. Além de Estudar, Você Vai Ouvir Muita Música Boa

Beatles, Rolling Stones, Queen, The Who, Coldplay, Elton John, Led Zeppelin, Pink Floyd, Amy Winehouse… Precisa falar mais? Se necessário então podemos citar compositores clássicos renomados como Gustav Hold, Arthur Sullivan e Benjamim Britten.  A música está tão conectada à história do Reino Unido que é quase impossível passar por lá e não presenciar shows, concertos ao ar livre e as gigs (pequenas apresentações em pubs – normalmente gratuitas), isso sem falar nos famosos festivais de música. Lá estão também algumas das cidades mais musicais do mundo, a exemplo de Liverpool – berço dos Beatles – e de Glasgow, nomeada Cidade da Música pela Unesco.

8. Muito Além do Fish & Chips

Engana-se quem acha que o Reino Unido é limitado quando o assunto é gastronomia. Além do tradicional Fish & Chips, exemplo de prato típico e barato da região, os assados de carneiro, porco, frango e carne de vaca também são muito apreciados. Conhecidos como roast, são servidos com legumes assados e vegetais. Além disso, o Reino Unido é tão multicultural que proporciona uma verdadeira viagem por iguarias do mundo todo. Da comida indiana à chinesa, passando por países africanos, culinária judaica, excelentes restaurantes mediterrâneos, doces (os maravilhosos puddings), biscoitos (servidos com o famoso chá da tarde) queijos e uma infinidade de opções. A tradição culinária é tão forte que há mais de 140 restaurantes britânicos no Guia Michelin.

9. As Pessoas São Realmente Divertidas

O humor britânico merece destaque. Permeado por um leve sarcasmo e por muita inteligência, é considerado único no mundo. O segredo? Os britânicos riem de si mesmos (lembra do Mr. Bean?) e conseguem diluir tensões fazendo graça. Quem assistiu ao grupo de comédia Monty Python sabe bem do que estamos falando.

10. O Verão é Maravilhoso!

Pois é, sabemos que esse último item vai te deixar em dúvida, afinal, o Reino Unido é muito lembrado pelo inverno rigoroso, névoa e cores cinzas. Mas se essa é a impressão que você tem, pode se preparar para mudar de ideia. Quando as temperaturas se elevam e o sol abre, os britânicos ocupam parques, praças e jardins numa verdadeira celebração. Esportes ao ar livre, piqueniques, conversas em bancos de praça, shows a céu aberto, passeios memoráveis e até um curioso hábito:  levar a churrasqueirinha portátil para os parques e curtir com os amigos. Te lembrou algo?


 

SOBRE O BRITISH COUNCIL

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como governos (em diversas instâncias), organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações no site: www.britishcouncil.org.br

*Foto: Hyde Park, em Londres / Crédito: Philip Sheldrake

Leia também:

Londres, o centro intelectual do mundo
Conheça as 5 cidades mais econômicas para estudantes no Reino Unido
Saiba o que é preciso para se candidatar a uma pós nos Reino Unido

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados