//username of moderater
Fundação Estudar
InícioEducaçãoBrasileiros contam como é estudar no Québec, província francófona do Canadá

Brasileiros contam como é estudar no Québec, província francófona do Canadá

Marcela Marcos - 06/12/2022
Comentários:

Já falamos no Estudar fora que fazer intercâmbio no Québec é unir qualidade de ensino e interculturalismo. Berço da civilização francófona (de língua francesa) na América do Norte, a província do Canadá tem ótima infraestrutura e qualidade de vida.

Além desses fatores, as despesas de manutenção são mais atrativas para brasileiros – e o ensino superior com programas variados atraem cada vez mais estudantes daqui. Neste post, a gente explica melhor por que o Québec tem se destacado tanto como destino de intercâmbio, segundo brasileiros que estudaram lá.

Como funciona o ensino no Québec

Tanto o ensino técnico quanto a mão de obra profissional são extremamente valorizados no Québec, o que corresponde a um mercado aquecido, com salários altos. A maioria dos cursos profissionalizantes é ofertada nos Cégeps, que são estabelecimentos de ensino superior único – e servem também como um pré-universitário.

Leia também: Intercâmbio na província do Québec é unir qualidade de ensino e interculturalismo

Os Cégeps estão espalhados pela província, desde Montréal, na capital (a Cidade de Québec), até as cidades do interior, como explica Rafael Baldrighi, Adido para assuntos públicos, culturais e educacionais no Escritório do governo do Québec em São Paulo.

Ainda sobre a formação profissionalizante, existem os colégios privados, que atraem, anualmente, centenas de brasileiros. A vantagem é que os cursos podem ser feitos tanto em inglês quanto em francês. “Falando da minha experiência em Montréal, acho que o fato de a cidade ser essencialmente bilíngue e ter um fluxo muito grande de estudantes estrangeiros torna o acolhimento aqui melhor do que em outros lugares do Canadá e mesmo do mundo”, afirma Para Jorge Virgílio de Almeida, estudante de doutorado no departamento de Engenharia Elétrica da Polytechnique Montréal.

CAQ: o que é e como obter

Quem é de outro país e quer estudar no Québec precisa estar por dentro do CAQ (sigla para o Certificado de Aceitação da província). A autorização é concedida a pessoas que vão passar um período superior a seis meses por lá, seja por motivo de trabalho ou estudo. É importante destacar que, no caso dos estudantes, existe a necessidade de que sejam admitidos ou matriculados em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e de Ensino Superior local (ou outra pasta equivalente do governo do Québec). 

O CAQ é uma etapa obrigatória para aplicar ao visto de estudante canadense e pode ser obtido, como dissemos, uma vez que o aluno tiver em mãos a carta de aceite do estabelecimento de ensino. A demanda é feita online e o CAQ dá direito a diversos benefícios, como aulas de francês gratuitas– que se estendem para cônjuges e filhos dos beneficiários. Saiba mais na página oficial do governo do Québec.

Programa de francização

O francês é a língua oficial do Québec – o que significa que comunicar-se no idioma é essencial para participar da sociedade quebequense. Para auxiliar aos estrangeiro recém-chegados, a província tem um “programa de francização”, que não se restringe à língua, mas também ajuda na integração com a cultura local.

Leia também: Como aprender Francês online e tirar o certificado de fluência

Para Jorge Virgílio de Almeida, a proximidade cultural e religiosa do Québec com o Brasil e a América Latina em geral torna mais simples a adaptação. “Quando vim para o Canadá já falava francês por ter estudado na França, mas o aprendizado da língua francesa ocorre de maneira bastante natural, mesmo para aqueles brasileiros que jamais estudaram o idioma na vida. Conheço vários que vieram para cá sem conhecimento prévio da língua francesa e, que em questão de meses, já conseguem se virar razoavelmente bem”, diz ele.

Hospitalidade para alunos internacionais

Ao falar sobre a província francófona, é impossível não destacar as possibilidades de conexão com inúmeras culturas, que tornam a experiência de intercâmbio fundamental. “Tem gente do mundo inteiro lá e isso é fato”, comenta Matheus dos Santos, que foi intercambista na École des Sciences de la Gestion de l’Université du Québec à Montréal (ESG UQAM). “Me lembro de pegar o metrô em um determinado dia e de ouvir francês, inglês, espanhol, italiano e alemão em um mesmo dia, em um mesmo caminho para visitar meus amigos em outro bairro. Só o Québec pôde me proporcionar isso.”

Como normalmente ocorre com regiões em que a interculturalidade é predominante, por lá, a hospitalidade com quem vem de fora chama atenção. Matheus explica que isso também se dá por uma questão de falta de mão-de-obra qualificada. Embora haja alguns movimentos mais conservadores, existe uma população que, em sua maioria, reconhece que precisa de imigrantes. Há muitos anos existem vários movimentos migratórios viabilizados até por missões de recrutamento pelo próprio governo”, diz. 

Universidades mais famosas do Québec

O Québec tem em seu seio a maior universidade francófona do mundo: a Université de Montréal. Fundada em 1878, a UdeM (sigla pela qual é conhecida), com suas duas escolas afiliadas – a École Polytechnique e a HEC Montréal – é hoje a maior universidade no Québec e a segunda maior no Canadá. A instituição de ensino superior é também um dos principais centros de pesquisa do Canadá na área de saúde e tecnologia. Outras famosas por lá são a como a Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR) e a Université Laval.

Com relação às universidades anglófonas do Québec, as mais buscadas por estudantes internacionais são a Concordia e a McGill.

 

 

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados