//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoCapes oferece 30 bolsas para curso de especialização em educação de um...

Capes oferece 30 bolsas para curso de especialização em educação de um ano na Irlanda

Gustavo Sumares - 25/04/2019
Comentários:

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está oferecendo bolsas para curso de educação de um ano na Irlanda. O curso de especialização será realizado no Mary Immaculate College, em Limerick na Irlanda, entre junho de 2019 e maio de 2020. Ele é voltado para diretores, coordenadores ou supervisores pedagógicos da educação básica, pública ou privada. As inscrições vão até 30 de maio.

Os candidatos selecionados receberão passagem aérea de ida e volta, ajuda de custo de €400 por mês, auxílio-instalação de €1.300 quando chegarem ao país e seguro saúde. Além disso, a bolsa inclui o deslocamento na Irlanda (do aeroporto até a universidade), alojamento em instalações do Mary Immaculate College, e taxas escolares e de materiais.

Quem pode se candidatar?

Serão ofereceidas 30 bolsas, seis para cada uma das cinco macro-regiões do Brasil. Elas são voltadas para brasileiros e brasileiras que estejam atuando como diretores, supervisores ou coordenadores em colégios que ofereçam educação básica (públicos, privados ou militares) e que estejam a mais de 6 anos de se aposentar. É necessário ter graduação em Licenciatura e passaporte válido até, no mínimo, 20 de setembro.

Também é necessário ter proficiência em inglês. Isso significa ter notas de pelo menos 5,5 no IELTS, 59 no TOEFL IBP ou 525 no TOEFL ITP. Vale notar, no entanto, que o resultado da prova e o passaporte deverão ser apresentados num prazo posterior ao do fim das inscrições (29 de junho a 8 de julho). Por isso, se você ainda não tem esses documentos, ainda dá tempo de ir atrás.

Leia mais: 8 mestrados de graça (ou quase) no exterior na área de humanas

Para concorrer, o candidato também deverá apresentar um “projeto de trabalho para aperfeiçoamento da gestão pedagógica, a partir da sua própria experiência profissional e da realidade socioeducacional da unidade escolar em que atua”. A pessoa também assume o compromisso de implementar esse projeto ao fim das bolsas para curso de educação.

Como se candidatar?

Todo o processo de candidatura é feito online, por meio da plataforma eletrônica da Capes. Por isso, é essencial que os candidatos atualizem seu CV na plataforma antes de dar início à candidatura. Isso feito, o processo pode ser iniciado por meio deste link.

Na candidatura, será necessário preencher um formulário e anexar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de licenciatura
  • Projeto que tenha como objeto o aperfeiçoamento da gestão pedagógica da escola onde o candidato trabalha (segundo modelo)
  • Certificado de que o candidato está exercendo o cargo de coordenador ou de supervisor pedagógico (segundo modelo)
  • Documento oficial comprove o certificado do item anterior (por exemplo: Diário Oficial, portaria da Secretaria da Educação, etc.)

Mais detalhes sobre esses documentos, bem como os modelos, podem ser vistos nos anexos do edital das bolsas para curso de educação.

O projeto apresentado pelos candidatos será o principal fator de seleção para as bolsas. O projeto será avaliado quanto à sua apresentação, conteúdo e aos resultados e impactos esperados. As inscrições vão até 30 de maio, e os candidatos deverão apresentar passaporte e resultados dos testes de inglês entre 29 de junho e 8 de julho. O resultado final será divulgado no dia 12 de julho, e o embarque para a Irlanda será no dia 02 de agosto.

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados