//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoAdministração e NegóciosBRASA Pré oferece preparatório gratuito para graduação e pós no exterior

BRASA Pré oferece preparatório gratuito para graduação e pós no exterior

Priscila Bellini - 20/02/2018
Comentários:

Estão abertas as inscrições para o BRASA Pré, programa gratuito de mentoria para estudantes brasileiros que desejam estudar no exterior. A iniciativa, que recebe inscrições até 2 de março, foi criada pela Associação de Estudantes Brasileiros no Exterior. O foco são candidaturas a universidades dos Estados Unidos e da Europa.

O BRASA Pré existe desde 2015 e preparou, só em 2017, mais de 150 jovens para graduação e pós-graduação fora. Entre as aprovações conquistadas por participantes do programa, estão universidades de prestígio como Harvard, MIT, Universidade de Oxford, Imperial College London e Sciences Po.

Ao longo do processo de preparação, os estudantes têm contato frequente com os mentores. “Eu me identifiquei com minha orientadora logo de cara, nos falamos sempre por email e Skype”, conta Monique Rangel. Ela participou do preparatório de 2017, na categoria de pós-graduação nos Estados Unidos.

Quais as categorias do BRASA Pré

Dessa vez, o BRASA Pré terá quatro categorias diferentes, com requisitos e procedimentos distintos. A primeira delas é a de Graduação no Exterior – Estados Unidos, em que os candidatos devem ter se formado no Ensino Médio em 2016 ou 2017, ou estarem cursando o terceiro ano em 2018 – para aplicarem para as instituições americanas por volta de Janeiro de 2019. Nesse caso, o processo seletivo para o BRASA Pré apresenta duas fases: o formulário escrito, com detalhes sobre a trajetória do candidato, bem como um essay temático e um vídeo sobre planos futuros; e a etapa final de entrevistas online.

Leia mais: “Seu objetivo é escrever uma redação que faça com que se apaixonem por você”

A segunda categoria refere-se à Graduação em países europeus – em especial, Inglaterra, França, Alemanha, Suíça, Holanda, Suécia e Itália. Também é necessário ter concluído o Ensino Médio em 2016 ou 2017. Nesse caso, o requisito básico é submeter o formulário de candidatura ao BRASA Pré.

No caso dos cursos de pós-graduação no exterior, o programa oferece orientação tanto para estudantes interessados em mestrado quanto em doutorado. Para os que procuram oportunidades nos Estados Unidos, o BRASA Pré exige o preenchimento de um formulário online, com detalhes sobre a formação do aluno, seus planos de carreira e a motivação para estudar em universidades americanas.

Leia mais: Tudo que você precisa saber sobre pós-graduação no exterior

Também é possível se candidatar a uma quarta categoria, voltada à pós-graduação na Europa. Durante a inscrição, feita pelo formulário online do BRASA Pré, o estudante deve detalhar sua formação acadêmica, qual o seu país de interesse e de que forma um mentor poderá ajudá-lo.

Quais os benefícios do programa

Os jovens selecionados receberão orientação personalizada de mentores durante toda a sua preparação para a candidatura. Os mentores são voluntários alunos de universidades de excelência. Ao longo do processo, os participantes têm encontros e conversas regulares com os mentores, para acompanhar dúvidas e avanços.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados