InícioGraduaçãoAs melhores universidades do mundo em Engenharia

As melhores universidades do mundo em Engenharia

Giana Andonini - 07/08/2013
Comentários:

Mesmo com o avanço nacional nos cursos de engenharia, as universidades brasileiras ainda não conseguiram atingir o nível de excelência de instituições do exterior, segundo os principais rankings internacionais.O professor Jorge Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), afirma que nos últimos quatro anos houve um aumento considerável de cursos e, consequentemente, vagas de engenharia pelo país. Só de 2010 a 2011, o crescimento de alunos ingressantes em cursos de engenharia foi de 43%. Apesar deste aumento, o professor Jorge conta que a evasão é um dos principais desafios a serem vencidos. Enquanto a nova geração de engenheiros não é formada, o mercado carece de profissionais e deixa ociosa vagas de engenharia em diversas áreas.

Formando engenheiros no Brasil e no mundo

Prof ITA
Professor Celso Hirata acredita que alunos brasileiros terão carreiras mais produtivas após a experiência de estudar fora

Uma iniciativa que vem contribuindo com a melhoria na formação de engenheiros no país é o Ciência sem Fronteiras, programa federal que oferece bolsas para estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação em universidades de todo o mundo. Das 29 mil bolsas já concedidas, mais de 16 mil foram à alunos de engenharia. A segunda área mais contemplada é de biologia, ciências biomédicas e saúde, com cerca de 7.400 bolsas. 

Contudo, a formação oferecida no Brasil não supre as necessidades da área. Para o Professor Celso Hirata, Pró-reitor de pós-graduação e Pesquisa do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o que falta no país é uma integração onde as instituições de ensino compreendam melhor as demandas do mercado. “As universidades americanas contam com excelente método de ensino e compreendem melhor as necessidades do mercado. Eu acredito que, com essa experiência do Ciência Sem Fronteiras, o potencial de impacto do nosso aluno vai ser maior”, diz o professor Celso.

Prof Olin
Professor Richard Miller em palestra sobre desafios e oportunidades no ensino da engenharia

Entretanto, o professor Richard K. Miller, presidente do Olin College of Engineering, afirma que não é só o Brasil que carece de inovações nos cursos de engenharia. Ele acredita que as instituições precisam discutir quais mudanças de metodologia de ensino são necessárias para melhorar a formação em engenharia, visando tornar o profissional uma pessoa mais criativa. O professor Richard conta que uma frase norteadora do Olin College of Engineering é “An Engineer is a person who envisions what has never been, and does whatever it takes to make it happen”, ou seja, um engenheiro é uma pessoa que imagina o que nunca foi feito, e faz o que for preciso para que isso aconteça.

O Olin College of Engineering é uma das referencias americanas em engenharia, classificado pelo US News & Report entre os melhores colégios da área, ocupando a quarta posição no curso de engenharia elétrica e em nona no curso de engenharia mecânica.

Estratégias de melhoria nas metodologias, instituições reconhecidas internacionalmente e alunos criativos pode ser a combinação para a melhoria no cenário da engenharia mundial. Abaixo, você confere quais são as melhores instituições de ensino do mundo na área:

Massachusetts Institute of Technology (MIT)

[Universidade]MIT_51680716

O Massachusetts Institute of Technology é uma das melhores universidade do mundo no curso de engenharia. No QS World University Rankings o MIT ocupa a primeira posição nos cursos de Computer Science and Information Systems, Chemical Engineering, Electrical and Electronic, Mechanical & Aeronautical Engineering e quinto lugar no curso de Civil and Structural Engineering, onde o primeiro colocado é o Imperial College London. O MIT também é o primeiro colocado pelo Academic Ranking World Universities e pelo US News. Já o  Times Higher Education World University Rankings (THE), classifica o MIT como quinto colocado, e elege o California Institute of Technology como o centro acadêmico com melhor curso de engenharia.

California Institute of Technology (Caltech)

Crédito: Richard Thornton / Shutterstock.com

Considerado o instituto com o melhor curso de engenharia do mundo pelo THE, o Caltech está presente em todos os rankings disputando as primeiras posições.

O Caltech é conhecido pelas pesquisas de ponta que produz e por seus laboratórios de alta tecnologia, como o Laboratório de Propulsão de Foguetes da NASA, agência espacial americana. Por ser uma universidade focada apenas em ciência, pelos seus corredores alunos e professores discutem experimentos e resultados – um ambiente muito estimulante para quem se interessa por pesquisa. “Quase diariamente, os alunos podem participar de seminários e congressos com a presença dos maiores nomes da ciência no mundo”, conta a farmacêutica Adelia Grzybowski, que está fazendo parte do pós-doutorado no instituto.

Stanford University

Imagen_Stanford

Stanford ocupa a segunda posição em diversos rankings de engenharia. O QS World University Rankings coloca a Stanford University logo atrás do MIT nos cursos de Computer Science and Information Systems, Electrical and Electronic e Mechanical & Aeronautical Engineering. Stanford também só perde para o MIT no ranking da Academic Ranking World Universities e no da US News.

A escola de engenharia de Stanford teve um importante papel nas últimas décadas contribuído com avanço tecnológico em diversas áreas, como comunicações, saúde, energia e negócios. O curso tem como missão resolver problemas globais e educar futuros líderes mundiais. A escola de engenharia de Stanford conta com são cerca de 4.500 alunos, 250 membros do corpo docente e 80 laboratórios e centros de pesquisas.

Imperial College London

O Imperial College London ocupa a terceira posição no ranking da QS World University Rankings como melhor curso de Chemical engineering, primeiro em Civil and Structural Engineering e quarto em Mechanical & Aeronautical Engineering. Todos os departamentos do curso de engenharia do Imperial College London estão localizados em South Kensington, Londres, o que permite que haja uma concentração de talento e permita a criação de uma cultura de estimulo aos estudantes ao terem constante contato com grandes pesquisadores da área.

University of Cambridge

[Universidade]Cambridge_60361204

A University of Cambridge ocupa a terceira posição do ranking da QS World University Rankings como melhor curso de Mechanical & Aeronautical Engineering, quarta em Electrical and Electronic, quinta posição nos cursos de Computer Science and Information Systems e Chemical Engineering, além de ocupar a quinta posição no ranking geral de engenharia do THE. O Departamento de Engenharia é o maior da universidade e um dos maiores da Europa. Tem reputação de excelência tanto em pesquisas quanto em ensino.

National University of Singapore

Uma universidade que não é nem americana, nem inglesa, e que se destacada pelo curso de engenharia é a National University of Singapore, presente entre as dez melhores instituições de ensino do mundo em quase todos os rankings de engenharia da QS World University Rankings.

A National University of Singapore se tornou uma referência mundial em pesquisas de doutorado em engenharia, inclusive no que diz respeito a engenharia voltada a medicina. A universidade oferece generosas bolsas de estudo de doutorado para os melhores alunos de todas as nacionalidades que têm forte potencial de investigação.

Os estudantes têm acesso a recursos tecnológicos e infraestrutura de ponta. Também há uma parceria da universidade onde os alunos podem realizar intercâmbio em instituições dos Estados Unidos, Reino Unido, Europa Continental, Japão e China.

ETH Zürich – Swiss Federal Institute of Technology Zürich

O Instituto está presente entre as dez melhores universidades do mundo em engenharia no THE e no QS World University Rankings. Fundada em 1855, a ETH Zurich conta hoje com cerca de 18.000 estudantes de mais de 100 países diferentes, sendo 3.800 estudantes de doutorado. 21 Prêmios Nobel estudaram, ensinaram ou realizaram pesquisas na ETH Zurich, reforçando a reputação da universidade.

Georgia Institute of Technology

O Georgia Institute of Technology está presente em quase todos os principais rankings internacionais entre os dez melhore cursos de engenharia do mundo, chegando a dividir a quinta posição no ranking do US News com a Carnegie Mellon University e University of Illinois, que também são destaques mundiais em engenharia.

Mais de 20 mil estudantes de graduação e pós-graduação recebem educação com forte base tecnológica no campus de 400 hectares localizado em Atlanta. O Instituto oferece cursos de graduação e pós-graduação de Arquitetura, Computação, Engenharia e Ciências. Constantemente é classificada no ranking da U.S. News & World Report’s como uma das dez melhores universidades públicas dos Estados Unidos.

University of Oxford

[Universidade]oxford_54891193

Presente nas dez primeiras posições de quase todos os rankings de engenharia da QS World University Rankings e classificada no ranking geral de universidades como a segunda melhor do mundo pelo THE, Oxford é conhecida por não separar os estudantes em departamentos de cada área do conhecimento ou em salas de aula das disciplinas que cursam. A base do ensino da universidade é o sistema de tutoria. Os alunos passam uma hora por semana com um professor para discutir o trabalho da semana, que geralmente é um ensaio sobre um tema específico ou uma estratégia de resolução de problema. Essa tutoria pode ser dada por professores de qualquer uma das faculdades e não apenas naquela que o aluno está matriculado. O que determina é a proximidade do acadêmico com o tema que o aluno quer ou precisa estudar. As tutorias são complementadas por aulas, seminários e palestras. Essa interdisciplinaridade permite que os estudantes de engenharia se formem para atuar nos mais distintos campos da área: design de carros, engenharia civil, desenvolvimento de novos dispositivos eletrônicos, fabricação de produtos farmacêuticos, cuidados com a saúde e engenharia aeroespacial.

Harvard University

[Universidade] Harvard_120298393

Considerada uma das melhores universidades do mundo por diversos rankings internacionais, como o Academic Ranking of World Universities e o Global MBA Ranking, do jornal Financial Times, Harvard também tem destaque em engenharia, principalmente nos cursos de Computer Science and Information Systems, Electrical and Electronic e Mechanical & Aeronautical Engineering, segundo o QS World University Rankings. Harvard conta com grande investimento no desenvolvimento de novos produtos tecnológicos, como fabricação de reatores e produtos voltados a indústria. A Universidade também atua com o desenvolvimento de dispositivos lasers e robótica, e sistemas de arquitetura para computadores e até tecnologias de inteligência artificial.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados