InícioPreparaçãoCursosWebsérie TOEFL x IELTS: As seções Listening e Reading

Websérie TOEFL x IELTS: As seções Listening e Reading

Nathalia Bustamante - 19/05/2016
Comentários:

Por Nathalia Bustamante

Estamos expostos constantemente à língua inglesa: seja ouvindo músicas, assistindo séries de TV ou acompanhando páginas internacionais nas redes  sociais. Isto não quer dizer, porém, que estejamos efetivamente preparando nossos ouvidos e leitura para as seções Listening e Reading dos exames de proficiência.

Em primeiro lugar, porque elas exigem vocabulários específicos. A especialista Ana Virgínia Kesselring explica que, enquanto em um exame é possível aferir o sentido das palavras pelo seu contexto, no outro é preciso ter uma bagagem de leitura maior.

Além disso, o fato de um teste ser britânico e outro americano implica também pronúncias bastante distintas. “Para o IELTS, eu recomendo que a pessoa ouça bastante podcast, por exemplo, da BBC, que tem um sotaque britânico”, aconselha Ana Virgínia.

Estar preparado para a estrutura das duas seções – que envolvem preenchimento de lacunas, entendimento de gráficos e resumo de uma aula – é um primeiro passo importante na busca por uma boa nota. Descubra como são as provas e como se preparar para elas nos vídeos abaixo.

Não deixe de acessar também os outros capítulos da série: O primeiro, que explica as diferenças gerais entre os exames e como descobrir qual deles é preferido pelas universidades; o segundo, sobre a seção de Speaking e o terceiro, sobre a seção de Writing.

Boa preparação!

 

Qual a diferença entre o Listening dos dois exames?

Como se preparar para a seção de Listening?

Quais são as diferenças entre as seções do Reading?

Como se preparar para as seções de Reading?

 

Leia também:
Guia online e gratuito sobre o IELTS
Guia online e gratuito sobre o TOEFL
Confira 4 sites e 2 podcasts para melhorar o inglês em 6 meses

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados