InícioPreparaçãoCursosConfira 4 sites e 2 podcasts para melhorar o inglês em 6...

Confira 4 sites e 2 podcasts para melhorar o inglês em 6 meses

Ana Virgínia Kesselring - 16/05/2016
Comentários:

Por Ana Virgínia Kesselring

Muitos alunos me perguntam quais livros devem ser lidos para aumentar o score no TOEFL. Essa é uma pergunta que parece simples, mas como a internet possibilita milhões de opções de leitura e interação, é fácil se confundir e perder o foco na hora de escolher fontes alternativas de estudo.

Ler com certeza é uma opção excelente para melhorar vocabulário, estrutura gramatical e compreensão escrita. Porém, livros de literatura ou qualquer outro livro dificilmente ajudarão a aumentar sua nota no curto prazo – um livro muito longo vai exigir muito tempo de dedicação, no qual o estudante ficará focado em um mesmo tipo de vocabulário de um mesmo autor. Assim, para quem quer melhorar o desempenho em aproximadamente 6 meses, há outras opções que podem trazer resultados mais rápidos.

Ler e ouvir um pouco de tudo (notícias, crônicas, entrevistas) e criar uma lista de vocabulário/um caderno de palavras é uma boa ideia inicial. Este caderno ou alguns flash cards (veja neste link como fazer isso) são as melhores formas para se guardar vocabulário novo, que pode ser adquirido através de algumas fontes online:

#1 For Dummies series

A relação de tópicos é enorme, e vai de esportes, hobbies, educação, internet, família até negócios. Ao se aprofundar nesta série, você poderá conhecer assuntos variados e ainda incrementar o vocabulário relativo a cada tópico abordado.

#2 Scientific Americans:

Este site é interessante por abordar assuntos relativos às ciências, e pode prepará-lo não só para o incrementar seu vocabulário para o TOEFL mas também para o New SAT e para o ACT. É possível acessar o conteúdo através de textos, podcasts e vídeos.

#3 Jornais e Revistas

Leitura de jornais como o New York Times, The Guardian e revistas como a TIME, Newsweek, e o site Fast Company são muito boas opções de leituras rápidas.

#4 Sparknotes

O Sparknotes tem um índice com todas as matérias estudadas no High School nos Estados Unidos, e compila muito vocabulário que cai no TOEFL de Ciências a História – vale a pena !

#5 Podcast “ESL Café”

O podcast ESL CAFÉ – que você pode baixar diretamente no celular – é excelente! Os assuntos são os mais variados, da vida de Barack Obama, eleições presidenciais, dicas de cozinha e ditados populares – e ele também oferece explicações sobre gramática e diferenças entre palavras que parecem sinônimos (por exemplo, timidity x shyness). E você pode escutar a qualquer momento em qualquer lugar.

#6 Podcast da CNN

Para aqueles que gostam de política e se interessam por assuntos internacionais, recomendo o podcast do repórter da CNN, Fareed Zakaria, que “vai ao ar” todo domingo e traz entrevistados e referências sobre os temais mais atuais e relevantes. Este é um podcast para alunos de nível avançado, que poderão desenvolver suas habilidades para tirar uma nota maior que 100 pontos no TOEFL.

Minha sugestão é que você dedique 1 hora no mínimo do seu dia para ler o conteúdo destes sites, enquanto os podcasts podem ser escutados fazendo ginástica, correndo ou mesmo no trânsito. Você pode separar um tipo de podcast para cada dia da semana para alternar o assunto.

Ao final de 6 meses você terá escutado aproximadamente 180 horas de podcasts e lido também outras 180 horas, o que dá um total de 360 horas de estudo em apenas 6 meses! Tenho certeza que sua pontuação será muito maior e seu inglês muito melhor depois destes apenas 6 meses de dedicação.

Boa sorte!

 


 

Sobre a autora

F_ AZUL_0001Ana Virginia Kesselring é administradora de empresas com especialização em Psicopedagogia Clínica e Educacional e tem mais de 15 anos de experiência no ensino de idiomas. É proprietária da Virginia Center School, instituição que, além de oferecer cursos regulares de idiomas, prepara estudantes para provas como TOEFL, IELTS, SAT, ACT, GRE e GMAT.

 

 

Leia também:
TOEFL ou IELTS: Websérie explica diferenças entre os dois exames
O novo SAT é mais difícil? Razões para não temer as mudanças do teste!
Os 10 erros mais comuns que brasileiros cometem ao falar inglês

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Virgínia Kesselring
Ana Virginia Kesselring, Diretora e Fundadora da Virginia Center School, é College Counselor Certificada pela Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) e Psicopedagoga especialista em preparação para estudar fora e em exames internacionais como o SAT, ACT, TOEFL, IELTS, GRE, GMAT e Duolingo English Test.

Artigos relacionados