InícioUniversidadesNational University of Singapore: conheça a melhor universidade de Singapura

National University of Singapore: conheça a melhor universidade de Singapura

Gustavo Sumares - 18/11/2020
Comentários:

Fundada em 1905, a National University of Singapore (NUS) é a mais antiga universidade do país. É também a melhor, ficando em excelentes posições nos principais rankings internacionais. Sua excelência acadêmica e sua localização num dos princiais centros financeiros da Ásia e do mundo fazem com que ela seja um destino cobiçado por muitos estudantes internacionais. A seguir, veja tudo que você precisa saber sobre ela!

Apesar de ter sido fundada em 1905, a NUS só existe em sua forma atual desde 1980. Foi naquele ano que o governo do país decidiu a University of Singapore com a Nanyang University. Com isso, fortaleceu as duas instituições e colocou o inglês como idioma principal dos estudos.  Também nessa época, a universidade iniciou suas pesquisas sobre empreendedorismo e inovação na área da educação.

National University of Singapore em números

A universidade conta atualmente com cerca de 42,5 mil estudantes, de acordo com seus registros mais recentes de estudantes. São aproximadamente 31,2 mil alunos na graduação e 11,3 mil na pós-graduação.

Em 2018, a Times Higher Education considerou a National University of Singapore como a 7ª universidade mais internacional do mundo. De acordo com a publicação, a instituição conta com cerca de 26% de estudantes internacionais em seu corpo discente.

Nos rankings internacionais, a National University of Singapore é considerada uma das melhores universidades do mundo, e um destaque absoluto no leste asiático. Confira a seguir suas posições em alguns deles:

Escolas da National University of Singapore

A NUS divide-se em “Faculties” (“faculdades”, em tradução livre) dedicada a diversas áreas gerais de estudo. Cada uma delas abriga cursos e disciplinas à sua respectiva área de estudos, bem como estudantes que se especializam nessas áreas e pesquisadores de matérias relacionadas.

No total, são 17 “Faculties”. A lista completa delas, com links para as páginas de cada uma, pode ser vista neste link. Elas abordam 14 áreas, incluindo Artes e Ciências Sociais, Engenharia, Odontologia, Saúde Pública e Políticas Públicas.

Além destas 14 áreas, há também duas “faculties” da NUS em parceria com outras universidades de ponta: Duke e Yale. Finalmente, há também o University Scholars Programme, um programa interdisciplinar adicional da NUS.

Como estudar na National University of Singapore

Na graduação

A NUS oferece um total de mais de 220 programas de graduação. Além dos majors e minors, ela também tem programas de joint-degree (duplos diplomas com outras universidades) e cursos em período parcial. Veja aqui mais sobre eles.

Alunos brasileiros que desejem fazer a graduação na NUS devem ter completado o ensino médio (ou podem se candidatar enquanto estiverem no último ano). Além do diploma e do histórico escolar, porém, deverão enviar também as notas do ACT com a parte de Writing, ou do SAT General. Além disso, também precisam do SAT Subject Tests nas matérias relacionadas à sua área desejada de estudos.

Também é necessário comprovar proficiência em inglês — o idioma em que as aulas são ministradas na National University of Singapore. Isso pode ser feito por meio dos exames TOEFL ou IELTS, ou também do C1 Advanced de Cambridge. Veja aqui os requisitos completos para graduação.

As candidaturas, via de regra, devem ser feitas até o fim de fevereiro de cada ano letivo (para estudantes que desejam começar a estudar em setembro do mesmo ano). Além dos requisitos mencionados acima, há também formulários que os candidatos devem preencher para fazer a candidatura. O link para vê-los (e para se candidatar) está aqui.

Na pós-graduação

Na pós-graduação, a National University of Singapore oferece três modalidades de estudo. São elas: mestrado (tanto com foco em estudos quanto com foco em pesquisa), doutorado  ou graduate diplomas. Estes últimos são cursos mais curtos focados em treinamento profissional em nichos específicos.

As escolas de pós-graduação são as mesmas da graduação, mas há também alguns instituos de pesquisa nos quais só é possível estudar noa pós. É o caso do Centre for Quantum Technologies ou o Temasek Defense System Institute.

Os programas recebem novos alunos duas vezes por ano, geralmente em agosto e em janeiro. Os requisitos variam de acordo com cada curso, mas incluem sempre diploma do ensino superior e histórico acadêmico com mais de 75% de aproveitamento, e comprovação de proficiência em inglês.

Alguns programas também podem ter requisitos como nota do GRE ou do GMAT, ou até mesmo a realização de provas da própria universidade. Veja aqui os requisitos gerais para admissão na pós-graduação da NUS, e confira aqui a lista completa de programas de pós oferecidos por lá.

Quanto custa?

As anuidades de programas de graduação na NUS podem ser vistas neste link. De maneira geral, no último ano letivo elas ficaram entre 29 mil e 38 mil dólares singapurenses, o que dá entre 115 mil e 151 mil reais por ano.

No caso da pós-graduação, há uma série de programas nos quais o candidato pode pleitear subsídios de anuidade junto ao Ministério da Educação de Singapura. Esse subsídio reduz em mais de 50%, em alguns casos, o valor das anuidades.

Sem ele, os estudantes devem pagar cerca de 35 mil a 39 mil dólares singapurenses por ano para estudar lá (aproximadamente R$ 139 mil a R$ 155 mil). Mais informações podem ser vistas nesta página.

Bolsas de estudo

Além dos subsídios do Ministério da Educação para cursos de pós, a NUS também oferece apoio financeiro a alunos que demonstrarem necessidade necessidade. Nesta página, a universidade explica as bolsas que disponibiliza para estudantes de graduação, e também inclui links para programas externos de apoio financeiro e financiamento dos estudos.

Há também esta página, que presta serviços semelhantes, mas focando em pós-graduação. Além de apoio financeiro direto, a universidade também oferece oportunidades de trabalho a estudantes que precisem complementar sua renda para arcar com os custos dos estudos.

No caso especícifo do doutorado, vale apontar também que a National University of Singapore é uma das participantes do programa Singapore International Graduate Awards (SINGA). Todo ano, o programa do governo singapurense oferece mais de 200 bolsas integrais de doutorado para alunos aceitos nas melhores escolas do país, e a NUS é uma das universidades elegíveis.

Ex-alunos famosos

  • Tommy Koh, ex-representante permanente de Singapura nas Nações Unidas;
  • Tun Abdul Razak, primeiro-ministro da Malásia de 1970 a 1976;
  • Halimah Yacob, atual presidenta de Singapura;
  • Jeanette Aw, atriz, produtora e diretora singapurense;

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados