InícioComo se PrepararTrês perguntas para você descobrir se está preparado para o intercâmbio

Três perguntas para você descobrir se está preparado para o intercâmbio

Nathalia Bustamante - 03/02/2017
Comentários:

– Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?
– Isso depende muito de para onde quer ir – respondeu o Gato.
– Para mim, acho que tanto faz… – disse a menina.
– Nesse caso, qualquer caminho serve – afirmou o Gato.

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

O famoso diálogo entre Alice e o Gato de Cheshire é uma metáfora para todas as grandes decisões que tomamos na vida. O que estudar, onde morar, com o que trabalhar… E, por que não, onde fazer intercâmbio.

Em geral, a dúvida mais frequente dos estudantes que querem passar uma temporada fora é: “Para onde eu vou?”. Mais difícil que responder a essa pergunta, porém, é saber exatamente qual programa se encaixa melhor ao seu momento – considerando tanto suas necessidades e quanto suas expectativas.“A primeira decisão é saber o que quer”, sugere Thaïs Burnmeister, consultora de educação internacional. Se o objetivo do intercâmbio ainda não estiver claro, cabe começar por fazer uma auto avaliação sincera: O que, exatamente, quero atingir ou desenvolver com esta experiência?

A partir desta decisão, munir-se de informação é o segundo passo. Assim, é preciso pesquisar e entender: 1) quais são os tipos de programa e 2) quais destinos se encaixam melhor às suas expectativas.

Quer saber como tomar esta decisão de forma mais consciente? O vídeo abaixo traz perguntas essenciais que você deve se fazer durante a preparação. É importante ser honesto consigo mesmo e responder considerando a situação atual – e não o cenário ideal.

Pronto para fazer intercâmbio de 2017? Então responda a estas três perguntas!

 

Leia também:
14 perguntas para decidir: onde eu deveria desfazer as malas?
5 perguntas para se fazer antes de decidir sua faculdade
Universidade de graça? Confira 5 países onde não se cobra anuidade

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados