//username of moderater
Fundação Estudar
InícioHistórias de Sucesso14 perguntas para decidir: onde eu deveria desfazer as malas?

14 perguntas para decidir: onde eu deveria desfazer as malas?

Nathalia Bustamante - 02/01/2017
Comentários:

Por Richard Leider

O que vai te fazer feliz na próxima fase da sua vida? “Desfazer as malas” significa fazer as perguntas corretas, mais do que oferecer as respostas erradas. Perguntas simples, mas poderosas, como “o que é uma boa vida para mim?” ou “estou vivendo em um lugar que amo?” podem representar um passaporte para a nova fase da sua vida.

12 pontos importantes ao decidir o melhor lugar para desfazer as malas

Casa é onde seu coração está – mas e se seu coração não sabe onde deveria estar? De clima a custo de vida, há muitas variáveis para considerar ao escolher sua própria versão de “uma vida boa”.

Sua visão de “uma boa vida” define “onde” e “como” você vive. Não apenas você mora em uma casa, você vive em todo um ambiente – família, amigos, comunidade, clima, política… Tudo isso influencia na percepção de que o lugar onde você mora é ou não inspirador e nutritivo, e que lhe permite desfazer as malas em sua plenitude. Então, é importante refletir periodicamente sobre esta sua noção de lugar.

Onde você está morando agora? E como você decidiu desfazer as malas aqui? Quais são os fatores mais importantes para você? Decidir onde morar exige que você responda com consciência a todas estas perguntas.

O que é desfazer as malas?

Desfazer as malas significa olhar de forma profunda e cuidadosa às coisas que estamos carregando, e por quê. Entender se o seu local, suas posses e seu propósito estão se tornando um fardo. Então, comece com o“local”.

O “local” é uma combinação de fatores que tornam qualquer lugar “o seu lugar”. O senso de pertencimento ao local envolve a experiência humana em um ambiente. O escritor Wendell Berry escreveu: “Se você não sabe onde está, você não sabe quem é”.

Muitas pessoas passam tanto tempo online, em seus carros, ou em um escritório, que quase não têm conexão com o seu local. Será que o sentimento de pertencimento está se perdendo?

É preciso coragem para “desfazer as malas” – para olhar para aquilo que estamos carregando e considerar fazer as malas para um novo local. É muito mais fácil viver com o que temos, secretamente desejando um novo mapa, um novo itinerário, e um território inteiramente novo.

O Inventário do Meu Lugar

Para descobrir o quão bem seu atual e/ou futuro lugar combinam com a sua visão de “uma boa vida”, dê uma nota de 1 a 7 para cada um dos fatores abaixo. Considere 3 locais diferentes: Local Atual (onde você atualmente mora), e Locais A & B, onde você consideraria morar em uma nova fase da sua vida. Uma nota 1 significa ambientes totalmente incompatíveis; uma nota 7 significa um “fit” perfeito.

#1 Clima: Viver em um clima no qual estou muito confortável, considerando tanto as estações como dias de sol, dias de chuva, qualidade do ar,etc.

#2 Ambiente: Proximidade de montanhas, lagos, rios, desertos, oceanos, espaços abertos, árvores, vida selvagem, etc.

#3 Estilo de Vida: Valores imobiliários, estilo de arquitetura, escolhas disponíveis de moradia, qualidade, apelo estético, etc.

#4 Facilidade de Acesso a Saúde: Acesso a saúde, hospitais, medicina preventiva e necessidades especiais, etc.

#5 Transporte: Tempo de viagem até o trabalho, opções de transporte público, ônibus, trem, proximidade de aeroporto, etc.

#6 Custo de Vida: Viver confortavelmente dentro dos meus meios, impostos, custo da “qualidade de vida” (gasolina, serviços, etc)

#7 Cultura: Estímulo cultural, diversidade étnica, opções de comércio, etc.

#8 Tamanho da Cidade: Ritmo de vida, características da comunidade, simpatia, senso de pertencimento, densidade populacional, etc.

#9 Segurança: Responsabilidade Cívica, Serviços Públicos, criminalidade, sentimento de segurança, etc.

#10 Educação: Sistema educacional, acesso a ensino superior (universidades ou faculdades) ou a outras atividades de aprendizado, etc

#11 Religião e Política: Proximidade de pessoas que pensam como você, sentimento de pertencimento, aceitação religiosa e política, tolerância religiosa, ambiente político saudável, etc.

#12 Lazer: Esportes, artes, atividades recreativas, vida noturna, restaurantes, hobbies, etc.

#13 Empregabilidade: Mercado de trabalho, oportunidade de carreiras alternativas ou empregos temporários, oportunidade de negócios, etc.

#14 Proximidade de família e amigos: Distância de viagem das pessoas que são importantes para você; possibilidade de essas pessoas participarem no que a comunidade tem para oferecer, etc

Total Local Atual:

Total Local A:

Total Local B:

 

Avaliando suas Notas

80 ou + : Este lugar é a perfeita definição de “uma boa vida” para você. Aproveite a sua sorte de estar aqui – ou pense sobre “desfazer suas malas” lá.

65 a 79: Há partes da vida ideal que faltam a este lugar. Explore maneiras de torná-lo mais “seu”.

50 a 64: Este é um lugar razoável para se viver, baseado na sua visão de “boa vida”. Mas qual o seu plano B?

35 a 49:  Este local não é compatível com a sua visão de uma vida boa. Tem certeza que você não quer pensar em alternativas?

35 ou menos: Este local combina muito pouco com a sua visão de “uma boa vida”. Parece uma boa hora para considerar fazer as malas – ou mudar de planos.

Na realidade, escolher um novo local para desfazer as malas inclui uma série de fatores, todos competindo pela sua atenção. A fim de ser cuidadoso na sua reflexão, você deve entender primeiro o que é mais importante para você (e para os seus relacionamentos), fazer a lição de casa, e então continuar vigilante nas suas explorações até encontrar o lugar ideal.
Desfazer e refazer as malas é um processo contínuo e vitalício de reflexões e escolhas. De mudar as suas perspectivas sobre o que é uma vida boa; de reimaginar o seu lugar; de rearranjar suas prioridades. E, por fim, de recuperar seu senso de crescimento e vitalidade.

 

Este texto foi originalmente publicado por Richard Leider, em seu blog. O original (em inglês) pode ser conferido aqui.

 

Leia também:
8 motivos para fazer (ou não) uma pós-graduação no exterior
Como escolher quando e onde fazer o seu intercâmbio?
Saiba como escolher sua universidade no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados