Organização oferece bolsas para intercâmbio de inglês a jovens de baixa renda
A Soul Bilíngue, uma organização de impacto social do estado de São Paulo, está recebendo inscrições para seu programa de jovens embaixadores. O programa oferece aulas de inglês gratuitas a jovens da periferia e, ao fim do semestre, os estudantes com o melhor desempenho ganham uma bolsa para cursos de inglês no exterior. As inscrições vão até 11 de dezembro por meio deste link.
Para o aluno, os cinco meses de aulas do programa são oferecidos sem custo — o programa é financiado com a ajuda de empresas parceiras. A bolsa de estudos no exterior também cobre a maioria dos custos, como o valor do curso (com um mês de duração), e moradia no exterior, além de ajudar o jovem a arrecadar o valor das passagens. 25% das bolsas de intercâmbio são reservadas para alunos pretos, pardos ou indígenas, que compõem 74% dos estudantes da organização.
Para essa edição, as aulas serão ministradas totalmente online devido à pandemia da COVID-19. Por isso a organização também poderá contemplar jovens de toda a região Sudeste. Os destinos de intercâmbio variam a cada edição, mas incluem países como Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e África do Sul. Segundo a organização, em 2019 foram concedidas 10 bolsas de estudo.
Como é a experiência?
Foi por meio da Soul Bilíngue que Emili Mirela passou um mês em Auckland, na Nova Zelândia. “Mudou completamente a minha vida”, comenta. “Foi só um mês, mas foi muito gratificante”, relembra. A assistente de estilo Gabrielle Lara, por sua vez, fez seu intercâmbio em Vancouver, no Canadá.
Além das aulas de inglês, os participantes também têm sessões de mentoria online com pessoas que estão no exterior, para auxiliar no desenvolvimento do inglês. A organização também oferece apoio de preparo psicológico e auxílio de planejamento financeiro para os participantes.
Como se inscrever
As inscrições podem ser feitas por meio deste link até 11 de dezembro. Para se inscrever, é necessário ter 18 a 26 anos de idade na data de início das aulas (que será em 09 de fevereiro de 2021), ser morador da região Sudeste do Brasil, ter feito (ou estar fazendo) ensino médio em escola pública e ter renda familiar per capta de até dois salários mínimos.
Cumprindo esses requisitos, o candidato deve preencher um formulário de inscrição e escolher uma data para a primeira etapa do processo seletivo. São seis opções diferentes de horário entre 13 e 15 de janeiro de 2021. Mais informações estão disponíveis no edital do programa.
É necessário pagar uma taxa de inscrição de R$ 25. O processo seletivo também será feito online e será composto por fases como avaliação do perfil do candidato (incluindo aspectos socioecômicos) e teste de nivelamento de inglês — lembrando que não é necessário ter conhecimento prévio do idioma para participar.
Como é conseguir a bolsa para cursos de inglês no exterior
Emili, que passou um mês em Auckland graças ao seu desempenho nas aulas, conta que a experiência lhe ajudou a desenvolver muito mais do que o inglês. “Eu tive que ter muita maturidade tinha acabado de fazer 18 anos e nunca tinha andado de avião. Não tive ninguém cuidando de mim. O máximo era a mãe da família com quem eu fiquei que fazia minha janta”, rememora.
Além disso, ela conta que teve problemas com a mala quando chegou no aeroporto. Felizmente, tudo se resolveu de maneira relativamente fácil, e ela sente que graças a essas experiências conseguiu superar dificuldades não só com comunicação em inglês, mas também com timidez.
Ficou interessado em estudar fora?
O Prep Program oferece uma preparação completa e gratuita para te ajudar a conquistar seu lugar em uma universidade de prestígio no exterior.
Gabrielle, por sua vez, conta que conseguiu aproveitar bastante a cidade de Vancouver além das aulas de inglês que teve. “Assim que acabava a aula a gente já ia curtir a cidade”, lembra. Por isso, ela conseguiu conhecer marcos turísticos da cidade e participar das festas de Halloween (o Dia das Bruxas do hemisfério norte).
Para quem pretende se candidatar às oportunidades, ela sugere que se esforce tanto quanto possível para conseguir. “Não se perde uma oportunidade dessas”, comenta. E ela também afirma que mesmo quem chega nas aulas sem nunca ter estudado inglês tem boas chances de conseguir uma bolsa para curso de inglês no exterior. “O mais importante é expressar a sua vontade de aprender, mostrar esforço”, diz.