InícioBolsas de EstudoPrograma Alcance leva negros e indígenas para mestrados internacionais. Participe!

Programa Alcance leva negros e indígenas para mestrados internacionais. Participe!

Mariane Roccelo - 29/09/2021
Comentários:

A Fundação Lemann está com inscrições abertas para o Alcance, um programa focado em promover equidade racial e econômica em cursos de mestrado em universidades, como Columbia, Harvard, MIT, Stanford e Oxford. Os selecionados receberão cursos de línguas, acompanhamento e orientação durante todas as etapas do processo, incluindo para os testes TOEFL e GRE, além do custeio das taxas. As inscrições para o programa acabam de ser prorrogadas até o dia 10 de outubro.

Podem se inscrever no Alcance pessoas negras e indígenas que tenham concluído a graduação “com perfil de excelência acadêmcia e/ou experiência com organizações e atividades extracurriculares” e que estejam “trabalhando para transformar suas comunidades no Brasil”.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

“O Alcance pretende democratizar a informação, aproximar as universidades e trazer histórias inspiradoras de pessoas que superaram barreiras”, explica Guilherme Barros coordenador de projetos da Fundação Lemann. 

Sobre o programa Alcance

A edição de 2021 do programa foi lançada durante o 2° Encontro Alcance, evento gratuito que aconteceu no dia 11 de setembro em parceria com a Fundação Estudar, as universidades de Harvard, Oxford, Columbia, Stanford, USC (University of Southern California) e Illinois, além do IDBR  e Voxy.

A iniciativa integra uma ampla agenda de formação de lideranças que visa trazer conhecimento de ponta para o Brasil através da formação de estudantes. “A gente faz a parceria com a universidade estrangeira para que ela tenha atenção institucional para recrutar, formar e ter professores brasileiros, com o Brasil na agenda”, explica Guilherme. 

Como funcionam as bolsas da Fundação Lemann

As parcerias com as universidades permitem que a Fundação Lemann ofereça cerca de 50 bolsas de estudo anualmente. No modelo de vínculo adotado, a universidade parceira seleciona os alunos que serão aprovados entre os brasileiros admitidos pelo programa. Um dos principais critérios de seleção é o compromisso que o estudante tem com a carreira no Brasil após a formação. De acordo com Guilherme, isso significa ter “vontade de melhorar o país e gerar um impacto positivo diferenciado”.

Benefícios do Programa Alcance

  • Um ano de curso de inglês;
  • Acompanhamento e orientação ao longo do programa e durante o processo de candidatura;
  • Plataforma de estudo para os testes TOEFL e GRE;
  • Preparatório para os testes padronizados exigidos pelas universidades;
  • Cobertura das taxas de envio de documentos para as candidaturas e de testes padronizados como GRE e TOEFL;
  • Custeio com transporte e acomodação para provas e tradução de documentos acadêmicos;
  • Workshops de formação e desenvolvimento pessoal e profissional com foco na pauta étnico-racial;

Tornar os espaços acadêmicos mais inclusivos

Há alguns anos, os programas de lideranças da Fundação Lemann adotaram um maior compromisso com ações afirmativas com foco na democratização do acesso às universidades estrangeiras. Esse é um espaço que apresenta algumas dificuldades, “sobretudo para quem enfrenta barreiras, como o racismo estrutural e o acesso à informação para além do eixo sul-sudeste do país”, explica Guilherme.

Leia também: Estudo aponta que baixa mobilidade acadêmica prejudica o alcance das pesquisas

Para auxiliar esses estudantes, os programas adotaram algumas ações, como apoio no preparo da candidatura de pessoas que não teriam condições de se preparar, ou que teriam menos recursos e acesso à informação. Além disso, “a gente tem bolsas específicas para alunos negros, por exemplo, em Columbia e em Illinoys”, explica Guilherme. 

Saiba mais e se inscreva no programa Alcance através deste link. 

Quer saber como facilitar sua application nos programas de pós-graduação internacionais? Confira dicas para preparação, testes, essays e bolsas de estudo no nosso guia “Quero fazer pós-graduação no exterior, e agora?”
Faça o download gratuito aqui!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados