InícioPreparaçãoCursosUniversidade do Texas oferece cursos gratuitos para jornalistas

Universidade do Texas oferece cursos gratuitos para jornalistas

Mariane Roccelo - 04/10/2021
Comentários:

O Knight Center for Journalism in the Americas é um centro de pesquisa e extensão da Universidade do Texas de Austin, que oferece cursos gratuitos para estudantes de jornalismo e profissionais em atuação de toda a América Latina. A iniciativa foi criada em 2002 e desde 2012 promove os treinamentos tipo MOOC (Curso Online Aberto e Massivo).

Além dos cursos de extensão acadêmica, o Knight Center também realiza anualmente o Simpósio Internacional de Jornalismo Online, o ISOJ, e o Colóquio Iberoamericano de Periodismo Digital. Aqui, você pode conferir os cursos que estão com inscrições abertas.

Sobre o Knight Center

A iniciativa foi criada pelo professor da Escola de Jornalismo e Mídia da Moody College of Comunication, da Universidade do Texas, Rosental Calmon Alves. Entre os principais objetivos do centro é promover o jornalismo independente, local e autossustentável através do acesso à educação e “elevar os padrões do jornalismo de interesse público” através de debates e compartilhamento de conhecimentos.

Leia também: EdX: 8 cursos gratuitos de todas as áreas para latino-americanos

O Knight Center nasceu após uma doação do John S. e James L. Knight Foundation, em 2002, que até hoje é financiador do projeto. Atualmente, além da Fundação John S. e James L. Knight, o centro conta com o financiamento de empresas e outras fundações, como a Open Society Foundations, Ford Foundation e empresas como The Dallas Morning News, Google, Microsoft, Facebook e Univision.

Sobre os cursos

Os treinamentos gratuitos do Knight Center são oferecidos nas três línguas mais faladas nas Américas: inglês, espanhol e português. Apesar de serem voltados para o treinamento e formação de jornalistas, a maior parte dos programas é aberta para profissionais e estudantes de todas as áreas. Confira a seguir os programas com inscrições abertas:

Jornalismo Científico: da pandemia à crise climática, como melhorara cobertura de ciência

O curso será ministrado em Português e realizado de 11 de outubro a 7 de novembro, em parceria com o Instituto Serrapilheira. A programação é dividida em quatro módulos com duração de uma semana cada:

  • Módulo 1: Introdução ao jornalismo científico – terminologia básica, conceitos fundamentais, boas práticas e leitura de artigo científico;
  • Módulo 2: Confie na ciência – como ela funciona, identificação de fontes e especialistas e “como reconhecer a negação da ciência;
  • Módulo 3: Cobertura da crise ambiental e climática – floresta amazônica, COVID-19 e mudanças climáticas;
  • Módulo 4: interseção de jornalismo de dados e jornalismo científico – simplificação de assuntos complextos e como tornar o conteúdo científico acessível e atraente.

Mais informações e link para inscrição neste link (disponível aqui).

Estratégias de produto para jornalismo: como alinhar editorial, público, negócios e tecnologia

O curso “Product Strategies for Journalism: How to align editorial, audience, business and technology” é oferecido em inglês, espanhol e português. Na programação, os estudantes aprendem sobre ferramentas e conceitos para criar e manter produtos de informação sustentáveis, como desenvolver mindset, identificar sua audiência, desenvolver projetos e mais.

Mais informações e link para realizar o curso disponível aqui.

 

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados