//username of moderater
Fundação Estudar
InícioOutrosPor que fazer uma pós em Saúde Pública

Por que fazer uma pós em Saúde Pública

Cecilia Araujo - 07/01/2014
Comentários:

A Saúde Pública é um campo interdisciplinar, e seus profissionais podem vir de formações acadêmicas variadas. Arlindo Philippi Junior, por exemplo, se formou engenheiro civil, sanitarista e de segurança do trabalho, e depois fez um doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).

“O público alvo dos cursos de pós-graduação em Saúde Pública são profissionais de qualquer área do conhecimento que já atuam ou querem atuar nesse campo – médicos, enfermeiros, nutricionistas e biólogos, mas também engenheiros, advogados, arquitetos e jornalistas”, diz ele, que hoje é professor do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP e pró-reitor adjunto de Pós-Graduação da universidade.

Para além de oferecer assistência direta a pacientes, os profissionais de saúde pública se focam no nível comunitário. “Suas pesquisas ajudam, por exemplo, a prevenir e tratar doenças e epidemias, preparando a população para lidar com elas. Eles desempenham um papel vital no sistema de saúde”, afirma o americano Harrison Spencer, presidente da Association of Schools and Programs of Public Health (ASPPH) – organização que busca promover a pesquisa e a educação para resolver problemas globais na área de Saúde Pública.

Os mestrados, especialmente no exterior, oferecem uma formação acadêmica ou profissional com disciplinas bastante amplas no currículo. Os alunos com habilidades em matemática, ciência básica ou ciência da computação podem se interessar por bioestatística, epidemiologia ou informática. Aqueles com formação em sociologia, psicologia ou antropologia podem considerar atuar com ciências comportamentais, saúde global ou educação em saúde. Químicos e biólogos podem ter mais afinidade com a saúde ambiental.

Até mesmo profissionais formados ou com interesse na área de humanas – inclusive em negócios – podem estudar política e gestão em saúde ou comunicação em saúde. Muitas escolas oferecem inclusive programas de dual degree em Saúde Pública, que podem ser associados a negócios, direito, serviço social e medicina.

Se quiser saber mais sobre cursos e carreiras em Saúde Pública, acompanhe as matérias do nosso especial nas próximas semanas:

Faz sentido estudar Saúde Pública no exterior?
As principais carreiras para especialistas em Saúde Pública
A importância de profissionais qualificados em Saúde Pública
Um professor brasileiro na Johns Hopkins School of Public Health
Em Harvard, para contribuir para a Saúde Pública no Brasil
Como escolher a melhor escola de Saúde Pública no exterior
Como entrar numa pós em Saúde Pública no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Cecilia Araujo
Cecilia Araujo
Cecília Araújo é jornalista formada pela UFMG. Na Fundação Estudar, foi Coordenadora de Comunicação e Conteúdo, Gerente de Comunicação e Marketing e Co-Diretora. Atualmente, está à frente do projeto Pessoas pela Chapada, que retrata histórias de moradores da Chapada Diamantina.

Artigos relacionados