InícioPós-GraduaçãoAs principais carreiras para especialistas em Saúde Pública

As principais carreiras para especialistas em Saúde Pública

Cecilia Araujo - 20/02/2023
Comentários:

Os mestrados em Saúde Pública no Brasil ou no exterior oferecem formação acadêmica ou profissional em torno de disciplinas sobre temas diversos. E a formação como especialista em saúde pública permite atuar em áreas como epidemiologia, nutrição, saneamento ambiental, sustentabilidade, condições sociais e de saúde, política e gestão em saúde, gerenciamento de recursos humanos, justiça social e ética, sistemas e instituições internacionais de saúde, entre outros.

Ouça este texto:

Essa variedade reflete não só no background das turmas de alunos, mas também nas possibilidades de carreira para quem se especializa na área. Conheça a seguir as principais delas:

Saiba mais: Por que fazer uma pós em Saúde Pública

Carreiras para Especialista em Saúde Pública

Pesquisador 

O especialista em saúde pública que segue a carreira de pesquisa em saúde pública aplicada utiliza bioestatística, epidemiologia e outros métodos de análise para avaliar a transmissão de doenças ou estudar patógenos específicos.

Seu estudo pode ser focado em um vírus ou na taxa de mortalidade em um grupo populacional, por exemplo. Essa pesquisa oferece evidências estatísticas para serem usadas por gestores, decisores políticos e desenvolvedores de produtos farmacêuticos.

Gestor

Os desafios relacionados à saúde pública global abrem oportunidades para profissionais qualificados, capazes de gerir complexos programas de serviços de saúde em diferentes instituições, públicas e privadas.

Profissionais com formação em ciências sociais ou negócios, com especialização em saúde pública, podem encontrar oportunidades de carreira em todos os setores, tais como secretarias de saúde, hospitais públicos e privados, além de organizações não-governamentais locais e internacionais.

Decisor Político

O decisor político examina a complexidade e a dinâmica do sistema público e seu impacto na saúde de indivíduos e comunidades. Para quem procura ocupar uma posição de liderança em programas de saúde pública, uma pós-graduação pode ajudar a adquirir as habilidades e os conhecimentos necessários para alavancar sua carreira – como indicadores de impacto e ferramentas de reconhecimento das necessidades da população.

Como especialista em saúde pública, você poderá tomar decisões mais certeiras em políticas de saúde, identificando os projetos mais urgentes e aprimorando intervenções em prol da comunidade.

Educador

Os problemas de saúde pública envolvem complexas questões sociais, comportamentais, legais, médicas e econômicas que estão interrelacionadas. Se você tem interesse em trabalhar com educação em saúde pública, qualquer tipo de especialização na área pode oferecer oportunidades de carreira com impacto na vida das pessoas.

Um educador com pós-graduação em saúde pública tem como principal desafio desenvolver e implementar intervenções destinadas a melhorar a saúde em determinada cidade, estado ou país.

Leia também:

Faz sentido estudar Saúde Pública no exterior?

Quer empreender na saúde? Inspire-se com 5 startups que estão inovando na área!

Vice-presidente conta como é trabalhar em uma grande empresa de saúde

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Cecilia Araujo
Cecilia Araujo
Cecília Araújo é jornalista formada pela UFMG. Na Fundação Estudar, foi Coordenadora de Comunicação e Conteúdo, Gerente de Comunicação e Marketing e Co-Diretora. Atualmente, está à frente do projeto Pessoas pela Chapada, que retrata histórias de moradores da Chapada Diamantina.

Artigos relacionados