Um projeto: Fundação Estudar

Especial Saúde Pública

14.01.14

As principais carreiras para especialistas em Saúde Pública

As principais carreiras para especialistas em Saúde Pública

Disciplinas dos cursos de pós-graduação na área são variadas, o que amplia a possibilidade de atuação profissional

Os mestrados em Saúde Pública, no Brasil ou no exterior, oferecem formação acadêmica ou profissional em torno de disciplinas sobre temas diversos. Entre eles estão epidemiologia, nutrição, saneamento ambiental, sustentabilidade, condições sociais e de saúde, política e gestão em saúde, gerenciamento de recursos humanos, justiça social e ética, sistemas e instituições internacionais de saúde, entre outros. Essa variedade reflete não só no background das turmas de alunos, mas também nas possibilidades de carreira para quem se especializa na área. Conheça a seguir as principais delas:

Saiba mais: Por que fazer uma pós em Saúde Pública

Pesquisador
O profissional que segue a carreira de pesquisa em saúde pública aplicada utiliza bioestatística, epidemiologia e outros métodos de análise para avaliar a transmissão de doenças ou estudar patógenos específicos. Seu estudo pode ser focado em um vírus ou na taxa de mortalidade em um grupo populacional, por exemplo. Essa pesquisa oferece evidências estatísticas para serem usadas por gestores, decisores políticos e desenvolvedores de produtos farmacêuticos.

Gestor
Os desafios relacionados à saúde pública global abrem oportunidades para profissionais qualificados, capazes de gerir complexos programas de serviços de saúde em diferentes instituições, públicas e privadas. Profissionais com formação em ciências sociais ou negócios, com especialização em saúde pública, podem encontrar oportunidades de carreira em todos os setores, tais como secretarias de saúde, hospitais públicos e privados, além de organizações não-governamentais locais e internacionais.

Decisor político
O decisor político examina a complexidade e a dinâmica do sistema público e seu impacto na saúde de indivíduos e comunidades. Para quem procura ocupar uma posição de liderança em programas de saúde pública, uma pós-graduação pode ajudar a adquirir as habilidades e os conhecimentos necessários para alavancar sua carreira – como indicadores de impacto e ferramentas de reconhecimento das necessidades da população. Depois do curso, você poderá tomar decisões mais certeiras em políticas de saúde, identificando os projetos mais urgentes e aprimorando intervenções em prol da comunidade.

Educador
Os problemas de saúde pública envolvem complexas questões sociais, comportamentais, legais, médicas e econômicas que estão interrelacionadas. Se você tem interesse em trabalhar com educação em saúde pública, qualquer tipo de especialização na área pode oferecer oportunidades de carreira com impacto na vida das pessoas. Um educador com pós-graduação em saúde pública tem como principal desafio desenvolver e implementar intervenções destinadas a melhorar a saúde em determinada cidade, estado ou país.

Leia também: Faz sentido estudar Saúde Pública no exterior?

Conecte-se ao Estudar Fora

Prep Course

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas