//username of moderater
Fundação Estudar
InícioComo se Preparar5 podcasts para treinar e aprender espanhol

5 podcasts para treinar e aprender espanhol

Mariane Roccelo - 02/11/2022
Comentários:

O espanhol é o quarto idioma mais falado no mundo e a língua oficial de todas as nações vizinhas do Brasil. Por ser de origem latina, assim como o português, para brasileiros ele é mais acessível e rápido para aprender, quando comparado com outras línguas. Neste texto, selecionamos 5 podcasts em espanhol de assuntos variados para quem está aprendendo ou já sabe o idioma e quer treinar.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Um relatório do Duolingo de 2021 mostrou que a língua foi a segunda mais estudada na plataforma no Brasil. Escutar falantes nativos de um idioma é uma das melhores formas de estudá-lo e aperfeiçoá-lo. Além de se acostumar a ouvir as palavras e dialetos da forma como são pronunciadas no dia a dia, é também uma ótima ferramenta para ampliar o vocabulário.

Leia também: Como aprender Espanhol online e tirar o certificado de fluência

1. Hoy Hablamos

Nível: fácil
Duração dos episódios: até 30 minutos

Apresentado por Paco e Roi, o podcast Hoy Hablamos fala de temas variados, de notícias à histórias inusitadas, de um jeito leve e descontraído. Em alguns capítulos, os apresentadores discutem temas importantes e atuais, em outros, selecionam e comentam algumas notícias da semana ou contam histórias reais e fictícias.

O ritmo das falas de Paco e Roi são ótimos para quem está estudando e a diversidade dos temas ajudam a ampliar ainda mais o vocabulário. Além disso, no site oficial do podcast (disponível aqui), os apresentadores dividem os episódios por temas com foco em quem está aprendendo o idioma. Os episódios são atualizados diariamente e o podcast já conta com mais de 800 capítulos disponíveis.

2. Radio Ambulante

Nível: médio
Duração dos episódios: de 30 minutos a 1 hora

Um dos queridinhos dos falantes de espanhol, o podcast Radio Ambulante conta crônicas latinoamericanas com objetivo de celebrar a cultura e complexidade do nosso continente. Apresentado pelo escritor peruano Daniel Alarcón, o projeto completa 10 anos em 2022.

Os episódios combinam jornalismo narrativo e de investigação e toca em temas diversificados e histórias de cada um dos 20 países que formam a América Latina. Política é um assunto presente em muitos capítulos, como direitos humanos, migração, crise social e identidade de gênero. O projeto já ganhou alguns prêmios, entre os principais está o Gabriel Garcia Márquez de jornalismo.

Leia também: 128 bolsas para graduação e pós na Universidade de Jaén, da Espanha. Instituição aceita o ENEM

3. Entiende Tu Mente

Nível: fácil
Duração dos episódios: entre 20 e 30 minutos

Um dos projetos sustentados pelo Spotify Studios, o podcast Entiende Tu Mente aborda assuntos de psicologia, comportamento e bem-estar. Os programas são ótimos para quem gosta de ouvir e pensar sobre como lidamos com questões e problemas do dia a dia, assim como formas de tentar viver de forma psicologicamente mais saudável.

Entiende tu Miente é apresentado por Molo Cebrián, podcaster e estudante de psicologia, Luis Muiño, psicólogo, e Mônica Gonzáles, professora universitária. As pautas dos programas são enviadas pelos ouvintes e variam de temas mais sérios até assuntos mais leves e comuns.

4. TED en Español

Nível: médio
Duração dos episódios: entre 10 e 1 hora

Com curadoria do ex-aluno do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e diretor da versão em espanhol das famosasa conferências TED, Gerry Garbulsky, o podcast aborda “ideias que merecem ser disseminadas”, como explica os criadores do TED original.

Os episódios são publicados semanalmente e são apresentados pelo próprio Garbulsky. Alguns capítulos são a reprodução do áudio das palestras feitas para auditórios e, por isso, os ouvintes podem entrar em contato com múltiplos dialetos e ritmos de fala dos vários convidados.

5. El Hilo

Nível: fácil/médio
Duração dos episódios: entre 30 minutos e 1 hora

El Hilo é um podcast de notícias que nasceu a partir do sucesso da Rádio Ambulante. Ele é desenvolvido pelos mesmos criadores da rádio em parceria com o veículo de notícias internacional Vice.

Os episódios são lançados toda sexta-feira e abordam os temas latinos mais relevantes da semana. O programa é apresentado pelos jornalistas Eliezes Budasoff e Silvia Viñas e são ótimos para quem quer treinar o espanhol e se manter informado.

Veja também:

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados